Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

VII Encontro Estadual de História tem início no campus de Cachoeira da UFRB

1 de Outubro de 2014, 15:16 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 46 vezes

A abertura oficial do VII Encontro Estadual de História foi realizada no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus de Cachoeira, na última terça-feira, 30 de setembro. Com o tema “Diálogos da História”, o evento segue até sexta-feira, 03 de outubro.

O professor Sidney Chalhoub da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) ministrou a primeira palestra do evento, intitulada “História e Literatura”. Em sua fala, abordou sobre Machado de Assis, destacando seu papel na luta de preconceitos ainda contemporâneos, como o racismo. O palestrante, autor pela Companhia das Letras de “Machado de Assis, historiador”, falou sobre a injusta afirmação que Machado teria se omitido diante da escravidão. Para isso, busca conteúdos e características que derrubam este julgamento, por meio de sua atuação como servidor público, além da análise de sua obra.

Antes da palestra, autoridades marcaram presença na mesa de abertura. Entre eles, o vice-reitor da UFRB, Silvio Soglia; a diretora do CAHL, Georgina Gonçalves; o professor da UFRB e coordenador do evento, Fabrício Lyrio; o coordenador do Colegiado de História, Vinícius Rezende; o presidente da seção Bahia da Associação Nacional de História (Anpur), Carlos Oliveira; Sérgio Guerra do Conselho Estadual de Educação; e o secretário de Educação de Cachoeira, Alexsandro Rocha. O evento contou também com a presença do Coral da UFRB, formada por servidores e estudantes da Instituição.

Na edição deste ano, o maior evento da área de História do Estado da Bahia conta com mais de mil inscritos. “É neste evento que, a cada dois anos, nos reencontramos. É uma felicidade encontrar o auditório cheio. Certamente, estamos diante de um encontro que vai marcar a UFRB e a região do Recôncavo”, afirmou Oliveira. Já a diretora do CAHL, Georgina Gonçalves, falou sobre o desafio da realização de um grande evento como o Encontro Estadual de História e destacou os diálogos com outras áreas de conhecimento como aspecto importante do Encontro.

O VII Encontro Estadual de História Nesta tem continuidade nesta quarta-feira, 01. Às 19h, no Cine Theatro Cachoeirano, será exibido o filme “Depois da Chuva” dos cineastas Claúdio Marques e Marília Hughes. O filme conta a história do jovem Caio (Pedro Maia), na Salvador de 1984, ano em que a população foi às ruas exigir a volta das eleições diretas para Presidente da República. Após a exibição, Marques participará da mesa redonda “História e Cinema”, ao lado de João Luiz Vieira (UFF) e Guilherme Sarmiento (UFRB). Outras duas mesas serão realizadas entre 19h e 21h, “História e Movimentos Sociais”, auditório 1, e “História e Acervos”, auditório 2.

Com periodicidade bienal desde 2002, o Encontro Estadual de História conta também com minicursos, oficinas e simpósios temáticos. No último dia do evento, 03, haverá ainda a conferência “a importância da História da áfrica e do negro no Brasil atual”, com o professor visitante da UFRB, Kabengele Munanga.

Mais informações no site do VII Encontro Estadual de História

Confira fotos do primeiro dia do evento:

{gallery}noticias2014/vii-encontro-historia{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/3730-vii-encontro-estadual-de-historia-tem-inicio-no-campus-de-cachoeira-da-ufrb

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog