Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Workshop marca lançamento de curso de Engenharia de Energias em Feira de Santana

6 de Março de 2018, 11:07 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 5 vezes

O Workshop de Energias Alternativas da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) marcou o lançamento do curso de Engenharia de Energias, primeiro curso de graduação criado na Bahia nessa área, sediado no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana.

O evento reuniu pesquisadores, professores, técnicos administrativos, alunos, empresários e interessados no tema, durante palestras e apresentações realizadas no auditório do Serviço Nacional da Indústria (SENAI), na última sexta-feira, dia 02.

Alunos dos cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), Campus Cruz das Almas, também participaram do workshop.

O evento iniciou com a composição da mesa de honra, da qual fizeram parte, o diretor do CETEC, professor José Valetim Filho, na ocasião representando o reitor, Silvio Soglia; a professora Soraia Fonteles, que representou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Carlos Alfredo Lopes de Carvalho; a diretora do CETENS, professora Susana Couto Pimentel; a vice-diretora do CETENS, professora Jacira Teixeira Castro e a coordenadora do evento e do curso de Engenharia de Energias, professora Carine Tondo Alves.

Suzana Pimentel destacou a contribuição do workshop para pensar as possibilidades de energias renováveis e de futuras pesquisas e estudos nessa área. “Estamos muito felizes com o evento que lança, de maneira impactante, o curso de Engenharia de Energias para a comunidade de Feira de Santana, da UFRB e do entorno”.

A diretora explicou que o próximo passo é a autorização do Ministério da Educação (MEC), um ato administrativo, que o CETENS está apenas aguardando formalmente. “Esse curso tem um potencial inovador muito grande; é o primeiro curso criado na Bahia e que atua no conhecimento e na gestão de energia; na área de segurança energética, sustentabilidade econômica e social buscando minimizar impactos ambientais locais, regionais e nacionais”, descreveu Suzana.

O professor e pesquisador Ednildo Andrade Torres com trinta anos de experiência na área de desenvolvimento tecnológico entre Centros de Pesquisa Industriais e universidades, destacou o potencial de mercado para alunos egressos do curso de Engenharia de Energias. “Temos atualmente na Bahia cerca de um milhão de pessoas sem energia elétrica”.

Ednildo é coordenador do Laboratório de Energia e Gás da Escola Politécnica da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e descreveu as possibilidades da energia eólica; energia fotovotaíca e biomassa (bioeletricidade). No campo de energia eólica, Ednildo aponta a Chapada Diamantina, “que está se consolidando como grande geradora de energia, por meio dos ventos que têm uma velocidade adequada”.

Curso de Engenharia de Energias

Os egressos do curso de graduação serão capazes de resolver problemas na produção, processamento, transporte, armazenamento, distribuição e utilização de energia usando técnicas variadas como a síntese, a análise, a participação na montagem de um projeto, e estudos de caso.

Entre as possibilidades de atuação do egresso estão a supervisão, coordenação e orientação técnica; estudo de viabilidade técnico-econômica, planejamento, elaboração de projeto, orçamento e especificação; assistência, assessoria e consultoria; direção, fiscalização e execução de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; desempenho de cargo e função técnica; ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação; padronização, mensuração e controle de qualidade; produção técnica e especializada; condução de equipe e execução de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; e operação e manutenção de equipamento e instalação.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5042-workshop-marca-lancamento-de-curso-de-engenharia-de-energias-em-feira-de-santana

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog