Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

X CONE marca programação do Fórum 20 de Novembro no campus de Amargosa

27 de Novembro de 2015, 14:37 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 244 vezes

Com a realização da X Conferência Negritude e Educação (CONE), o campus de Amargosa iniciou as comemorações do IX Fórum 20 de Novembro – Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social no Recôncavo, na noite desta quinta-feira, dia 26 de novembro. Promovida por docentes e discentes do Centro de Formação de Professores (CFP), a CONE marca a origem das discussões sobre Consciência Negra em toda a UFRB e de complexas problemáticas que envolvem as desigualdades etnicorraciais no Brasil.

O tema escolhido para a edição deste ano foi o Genocídio da População Negra. No início da programação, os discentes do curso de Educação no Campo apresentaram uma mística para retratar os orixás e suas características. Em seguida, participaram da mesa de abertura o reitor da UFRB, Silvio Soglia; a vice-reitora, Georgina Gonçalves; a pró-reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Maria Goretti da Fonseca; o diretor do CFP, Clarivaldo de Sousa; e a coordenadora geral da X CONE, Dyane Reis.

O diretor do CFP, Clarivaldo de Sousa, deu as boas-vindas aos participantes do evento e parabenizou os realizadores pelos 10 anos da CONE. A coordenadora geral da Conferência, professora Dyane Reis, falou com grande entusiasmo de sua implicação com o evento, que foi pensado por um grupo de professores da UFRB e que em 2010 passa a ser gerido pelo grupo PET Afirmação. Sobre o tema desta edição, ela comentou: “não por acaso escolhemos essa temática, temos visto o que tem acontecido desde 14 de maio de 1888. Nada mais importante do que trazer essa discussão para dentro da Universidade e para além dela”.

A vice-reitora, Georgina Gonçalves, reforçou o significado dos eventos para a UFRB. “A CONE e o Fórum dizem um pouco do nosso desafio como Universidade que faz esta opção etnicorracial, que não é simples e ainda considerada uma novidade”, disse. Já o reitor Silvio Soglia lembrou que, como fruto de uma política pública de expansão do Ensino Superior no Brasil, a UFRB traz consigo os desafios da ampliação das vagas, interiorização, inovação acadêmica e inclusão social. “Este último leva ao desafio da permanência, que deve ser uma permanência qualificada e que exige políticas acompanhamento para superar qualquer invisibilidade”, defendeu.

Ao final, foi realizada a conferência “Genocídio da População Negra: o que a Bahia tema dizer (fazer) sobre isso?”, ministrada pelo professor Clodoaldo Anunciação, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do Ministério Público da Bahia. O palestrante apresentou algumas construções teóricas que foram usadas longo da história para justificar o racismo e defendeu que racismo e democracia são incompatíveis.

A programação da X CONE no Fórum 20 de Novembro segue até esta sexta-feira, dia 27 de novembro, com mesa redonda, conferência e a noite da Beleza Negra.

Confira fotos da abertura:

{gallery}noticias2015/forum20novembro-amargosa{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/4189-x-cone-marca-programacao-do-forum-20-de-novembro-no-campus-de-amargosa

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog