Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Estudantes de Publicidade desenvolvem material para combate ao Aedes

13 de Outubro de 2016, 20:27, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Os discentes Lindauline Moreno e Marcos Vinícius Silva, da primeira turma do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), desenvolveram material pedagógico para o Grupo de Trabalho da UFRB no combate ao Aedes aegypti para divulgação entre o público infantil. A iniciativa objetiva orientar a população sobre os danos e o número das doenças causadas pelo mosquito.

O material pedagógico intitulado “Agente do Bem” reforça a ideia de que qualquer pessoa pode salvar vidas, independente de ter poderes iguais aos dos super-heróis dos desenhos ou filmes de ficção, de modo que todos de alguma forma possam contribuir para que não haja a proliferação do mosquito.

O folheto foi elaborado em uma linguagem acessível e tem como público-alvo prioritário crianças, explicando as possíveis doenças que podem ser transmitidas pela picada do Aedes aegypti, o que fazer caso sinta algum dos sintomas, além de formas de combater o mosquito.

Faça o download dos materiais.

Acompanhe as ações no site www.ufrb.edu.br/combateaedes



Nota sobre a suspensão de realização de festas no Bosque das Mangueiras

13 de Outubro de 2016, 19:48, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Coordenadoria de Serviços Operacionais (CSO), em consonância com determinação da Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), informa à comunidade acadêmica que está suspensa a realização de festas no espaço “Bosque das Mangueiras” até que sejam aprovadas no Conselho Universitário normas que regulamentem a realização de tais eventos na Universidade.

Confira a nota sobre a suspensão na íntegra.



Inscrições online para IV Reconcitec são prorrogadas até o dia 24 de outubro

13 de Outubro de 2016, 13:32, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

As inscrições para a IV Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia – Reconcitec estão prorrogadas até o dia 24 de outubro. O evento é promovido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e será realizado no período de 30 de novembro a 02 de dezembro, no campus de Cruz das Almas. As inscrições são feitas, exclusivamente, pela internet no site www.ufrb.edu.br/reconcitec.

Podem participar toda a comunidade acadêmica da UFRB e externa, incluindo servidores e discentes de outras instituições de ensino, pesquisadores de institutos, funcionários de empresas público-privadas, representantes dos Colegiados Territoriais e outros interessados. Este ano, não haverá inscrições presenciais. A comissão organizadora espera registrar um público entre 5 a 8 mil pessoas.

A edição de 2016 terá como tema “Educação, Desenvolvimento e Integração Social”. A programação constará de palestras, minicursos, exposições científicas e apresentações de trabalhos nas formas orais e pôsteres. Também foram incorporados à programação deste ano o X Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, o II Simpósio de Extensão, Seminário de Permanência Estudantil, o Seminário de Educação Tutorial e a IV Feira Acadêmica de Economia Solidária (IV FAESOL).

Realizada pelas pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), de Graduação (PROGRAD) e de Extensão (PROEXT) da UFRB, a IV Reconcitec tem o apoio do Governo do Estado através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Ministério da Educação (MEC) através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (75) 3621-2002.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/reconcitec.



CNPq lança chamada para pesquisa em ciências humanas, sociais e sociais aplicadas

10 de Outubro de 2016, 15:26, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) torna pública a chamada n°22/2016 - Pesquisa e inovação em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Essa chamada objetiva promover atividades de pesquisa multi e interdisciplinares, articuladas entre grupos de pesquisa nacionais e estrangeiros, de alto impacto científico, que forneçam contribuições efetivas para solução de problemas nacionais,  nos seguintes temas:

1 - Educação básica: Ensino e formação docente
2 - Cidadania, violência e direitos humanos

Esta chamada contemplará propostas nas quais a concepção de rede entre pesquisadores e instituições esteja presente, tanto nos aspectos do transbordamento disciplinar (interdisciplinaridade), da projeção territorial (nacional e internacional), da transferência dos resultados à sociedade, quanto do arranjo financeiro necessário em face da escala dos trabalhos pretendidos.

As propostas deverão ser elaboradas e executadas por equipe multidisciplinar de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e as submissões devem ser realizadas até o dia 24 de outubro de 2016.

Os recursos financeiros alocados pelo CNPq para este edital são da ordem de R$ 4 milhões. Cada projeto de pesquisa submetido a este edital poderá solicitar recursos financeiros até um teto máximo de R$ 1 milhão.

Confira o Edital.



UFRB divulga vagas remanescentes de estágios obrigatórios 2016.1

7 de Outubro de 2016, 19:13, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), torna público o edital de vagas remenescentes do programa interno de estágios obrigatórios 2016.1. São ofertadas 112 vagas distribuídas entre todos os Centros de Ensino.

As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, através de formulário online disponível na página eletrônica de Estágio da UFRB, entre os dias 07 a 12  de outubro. Podem se inscrever discentes regularmente matriculados no componente curricular Estágio.

O preenchimento das vagas será realizado considerando a matrícula do discente no componente curricular e o seu escore acadêmico, em escala decrescente. O resultado final está previsto para o dia 17 de outubro. Após esta publicação, o discente deverá comparecer ao Núcleo de Gestão de Estágios e entregar as três vias do Termo de Compromisso de Estágio e as três vias do Plano de Atividades do Estagiário disponíveis na página eletrônica de Estágio da UFRB.

O estágio deverá ser orientado pelo docente indicado pelo Colegiado do Curso no qual o discente está matriculado na UFRB ou pelo docente do componente curricular e supervisionado por servidores técnico-administrativos ou docentes com formação na área. Para o início do estágio é necessário que haja aprovação do Plano de Atividades do Estagiário, a ser elaborado colaborativamente pelo supervisor, orientador e estagiário, considerando a compatibilidade com o perfil do discente.

O Núcleo de Gestão de Estágios encaminhará os nomes e os dados dos discentes selecionados para os locais de realização dos estágios na UFRB. A jornada de atividades do estágio não deverá ultrapassar seis horas diárias e 30 horas semanais.

Confira o Edital PROGRAD Nº 037/2016.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/estagio



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil