Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Caderno Sisterhood abre chamada para submissão de trabalhos para 2ª edição

7 de Outubro de 2016, 14:11, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça e Saúde (NEGRAS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre chamada de trabalhos para a 2º edição do Caderno Sisterhood nas categorias artigo acadêmico, resenha, relato de experiência e produção artística (fotografia, poesia, história em quadrinhos, gravura, etc.), em versão digital, considerando o perfil e temáticas da publicação.

O Caderno Sisterhood é um periódico digital de âmbito nacional e publicação semestral. Essa edição traz como temática “As marchas das mulheres negras contra o racismo, a violência e pelo bem viver: realizações, impactos e perspectivas”.  A temática pretende estimular a discussão e a socialização do legado político, histórico e social das marchas de mulheres negras no Brasil, como a marcha realizada em Brasília - 2015. 

As submissões devem ser enviadas no formato Word, compatível com a versão 2003, e as imagens em JPEG. O prazo de submissão é até 23 de outubro de 2016 através do e-mail da publicação: [email protected].

As produções textuais devem estar em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5 entre linhas. Título em português, centralizado, em negrito, tamanho 14 e com espaçamento 1,5. Nome(s) do(s) autor(es): alinhado(s) na margem esquerda abaixo do título, tamanho 12. Abaixo do(s) nome(s) especificar: titulação máxima, filiação institucional e endereço eletrônico.

Os artigos acadêmicos devem ter entre 12 e 20 laudas e conter resumo em parágrafo único, com espaçamento simples seguido de até 04 palavras-chave (separadas por um ponto). Não será exigido mínimo de laudas para as demais produções textuais.

Sobre o NEGRAS - é um grupo de estudo e pesquisa de natureza interdisciplinar que se propõe a discutir o processo saúde-adoecimento-cuidado, nas perspectivas de gênero e de raça. Como um de seus produtos, o Caderno Sisterhood tem o compromisso de incentivar e divulgar artigos científicos, resenhas, relatos de experiências, entrevistas e outras modalidades de produção que tenham como escopo a saúde da população negra e suas interfaces.

Confira a 1ª edição do Caderno Sisterhood.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/negrasccs.



UFRB divulga seleção para professor substituto com Licenciatura em Matemática

6 de Outubro de 2016, 20:10, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público que estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado com vistas à contratação de professor substituto do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), campus Feira de Santana. A vaga é para licenciados em Matemática para ministrar as disciplinas Cálculo B e Combinaria Estatística e Probabilidade.

As inscrições estarão abertas até o dia 18 de outubro, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, no prédio da Direção do CETENS. Podem se inscrever somente candidatos brasileiros (natos ou naturalizados) ou estrangeiros com visto permanente, desde que os candidatos não tenham sido professores substitutos em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) ou que não tenham trabalhado, com contrato temporário, em outro órgão federal, nos últimos 24 meses.

O processo seletivo, devido à especificidade da área de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, constará de três etapas distintas: análise de currículo, com peso 3; prova didática, com peso 3, e entrevista, com peso 4. As provas serão realizadas nos dias 20 e 21 de outubro, no CETENS. A média final mínima para a aprovação será 7,00 e o candidato que obtiver a maior nota para aprovação será indicado para assumir a vaga. O resultado será divulgado até o dia 24 de outubro no site de Concursos da UFRB.

O contrato temporário terá a vigência de seis meses e/ou coincidirá com a data de término do semestre letivo, não podendo ser inferior a 30 dias e, em caso de renovação, não poderá ultrapassar a vigência de 24 meses. De acordo com a necessidade do Centro de Ensino, a jornada de trabalho dos candidatos selecionados poderá ser cumprida nos turnos diurno e/ou noturno. O prazo de validade da seleção será de um ano.

Confira o Edital Interno Nº 20/2016 – CETENS.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/concursos



UFRB recebe visita da diretoria executiva da Fapex no campus Cruz das Almas

6 de Outubro de 2016, 14:44, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebeu nesta quarta-feira, dia 05 de outubro, a visita da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (Fapex), representada pelo seu diretor executivo, Antônio Queiroz, e pela superintendente, Rosalba Oliveira. A visita aconteceu no campus Cruz das Almas, onde a equipe foi recebida pelo reitor, Silvio Soglia, e pela vice-reitora, Georgina Gonçalves.

Também participaram do encontro o pró-reitor de Administração, José Mascarenhas, a coordenadora de Projetos e Convênios, Sidiney Sardinha, e os diretores dos Centros de Ensino da UFRB. Na ocasião, os representantes da Fapex conheceram as instalações do Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV) e da Editora da UFRB (EDUFRB). A diretora do HUVM, Flávia Santin, apresentou a estrutura e equipamentos do hospital, dentre eles as salas para atendimento clínico, centros cirúrgicos, ambulatórios, sala de necropsia, laboratórios de diagnóstico e setores de suporte.

Durante a visita, o reitor falou da satisfação em receber os representantes da fundação de apoio. “A Fapex é, sem dúvida, uma parceira na construção do projeto UFRB há muito tempo. Precisamos agora ampliar esse contato e fortalecer nossa parceria para novos projetos”, ressaltou. “Além do Hospital Veterinário, temos em todos os campi da Universidade outros equipamentos e projetos com potencial muito grande para avançar não apenas nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, mas também na prestação de serviços”, afirmou o reitor.

Para Soglia, o momento atual exige a aproximação das instituições, inclusive com os demais setores produtivos da sociedade, desde que resguardada a autonomia acadêmica. “Esse encontro já demonstra o anseio da UFRB nesse sentido e a expectativa é de continuarmos abertos para o diálogo”, garantiu. O diretor executivo da Fapex, Antônio Queiroz, colocou a Fundação à disposição da UFRB e destacou a importância dessa parceria para facilitar a vida do pesquisador, seja na fase de planejamento dos projetos, na confecção de relatórios técnicos e/ou na prestação de contas.

O diretor também assinalou a possibilidade de expandir o trabalho presencial da Fapex na UFRB, o que atualmente acontece quinzenalmente com a visita da superintendente Rosalba Oliveira. Outra novidade anunciada foi a elaboração de um manual do coordenador de projetos, direcionado aos pesquisadores da UFRB. Segundo Rosalba, a intenção é listar todos os procedimentos exigidos, desde o início até o final dos projetos, para orientar os pesquisadores. “Planejar bem no começo pode evitar muitos problemas ao longo da execução”, complementou o reitor.

A visita foi encerrada na Editora da UFRB (EDUFRB), instalada na Biblioteca Universitária do campus Cruz das Almas, onde os representantes da diretoria executiva da Fapex puderam conhecer o acervo de 46 títulos publicados pela Universidade.

Confira fotos da visita:

{gallery}noticias2016/visita-fapex{/gallery}



Cursos de Educação Continuada sem tutoria da UFRB têm mais de 20 mil inscritos

5 de Outubro de 2016, 19:28, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Os cursos de Educação Continuada sem tutoria da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) alcançaram mais de 20 mil inscritos. Os cursos são gratuitos e abertos a toda comunidade. São também conhecidos como MOOCs (Massive Open Online Course), em tradução: Curso Online Aberto e Massivo. Atualmente, são ofertados oito cursos em diversas áreas, com carga horária de 20h, 34h, 51h, 68h.

A UFRB foi a primeira instituição pública no estado da Bahia a ofertar os cursos de Educação Continuada sem Tutoria. “Os cursos MOOCS têm uma versatilidade de utilização, já que eles podem ser realizados a qualquer momento. Eles permitem também uma grande aproximação da Universidade com a sociedade, já que qualquer pessoa pode se inscrever. Essa é uma das principais vantagens, a UFRB consegue transcender as barreiras dos muros da Universidade e consegue atingir uma visibilidade a nível nacional e internacional, uma vez que os cursistas são de várias regiões do Brasil e de fora do país. Servidores de outros órgãos, a exemplo do Ministério Público e Secretarias de Educação também formam o público dos cursos MOOCS. Desta forma, a UFRB consegue ter uma visibilidade grande no cenário nacional e internacional, mas principalmente atinge o objetivo principal da universidade que é chegar à sociedade e prestar seu serviço de universalização do conhecimento”, destaca o superintendente Ariston Cardoso da SEAD.

De acordo com professor Eniel Santo do Núcleo de Educação Continuada sem Tutoria da SEAD, os cursos MOOCs se constituem em uma tendência internacional em que renomadas universidades ofertam os cursos abertos, gratuitos e de livre acesso para quem deseja se aperfeiçoar em uma área específica de seu interesse. Em 2016, os participantes contemplaram inscritos de todos os estados da federação, além de países estrangeiros de língua portuguesa. O estado da Bahia está na dianteira com 35% dos participantes, seguido do Paraná com 23% e São Paulo com 9% dos inscritos. Nas cidades baianas, os participantes dos cursos são, em sua maioria, de Salvador (20%), Feira de Santana (12%), Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus (8%). Há também cursistas de Ipirá, Amargosa, Vitória da Conquista, entre outras. “A pesquisa de avaliação dos cursos MOOC UFRB revela também que 95% dos participantes consideram-no como excelente ou ótimo e 99,7% o indicariam para um amigo ou familiar. Tais indicadores denotam a assertividade da equipe multidisciplinar que atuam na concepção didática e pedagógica de tais cursos na SEAD/UFRB”, declara Santo.

“Outro ponto de destaque que denota o nível de excelência dos cursos MOOC UFRB é o indicador de concluintes que está no patamar de 40%, enquanto que indicadores da Universidade da Pensilvânia apontam que em média de 4 a 12% completam os cursos MOOC até o final. Visto que tais cursos não possuem tutoria, os estudantes necessitam seguir um roteiro de aprendizagem instigante em que sua autodisciplina é determinante. Felizmente, os cursos MOOC UFRB estão conseguindo superar os indicadores internacionais para esta modalidade de cursos, devido ao cuidado da equipe com a concepção pedagógica dos cursos MOOC”, afirma Eniel Santo.

Desde que a SEAD/UFRB iniciou a oferta dos cursos MOOC, os mais procurados são “Leitura e Produção de Textos Acadêmicos”, com 9.341 participantes; seguido do curso “Moodle para Professores e Tutores”, com 3.174 inscritos; “Avaliação, Planejamento e Fundamentos da EaD” com 3.020 participantes e “Normas Técnicas ABNT para Trabalhos Acadêmicos” com 2.346.

Os cursos atualmente disponíveis são:
Introdução a Conferência Web RNP: carga horária: 20h;
Moodle para Professores e Tutores EaD: carga horária de 34h;
Planejamento, Avaliação e Fundamentos da EaD, carga horária de 51h;
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos: carga horária: 68h;
Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos: carga horária de 20h;
Curso Básico de Prezi: com carga horária 20h.
InDesign para Iniciantes: 20h
Suporte Básico de Vida em Cardiologia Adulto: 34h.

Confira os cursos em AVA Acadêmico
Mais informações: SEAD.



CETEC realiza palestra em comemoração aos seus 10 anos de implantação

4 de Outubro de 2016, 20:11, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na última quarta-feira, 12, uma palestra sobre o panorama da Ciência e Tecnologia no Brasil, com o secretário Manoel Gomes de Mendonça Neto, atual titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI)

A palestra realizada no Auditório da Biblioteca do Campus Cruz das Almas faz parte do ciclo de atividades em comemoração aos 10 anos de implantação e funcionamento do Cetec.

Na ocasião, o secretário Manoel apresentou um panorama  atual de pesquisas, universidades e empresas, além de um apanhado geral de Ciência, Tecnologia e Inovação. Segundo Manoel, há muita gente pesquisando, porém é preciso que a secretaria e instituições de fomento se aproximem cada vez mais das universidades. “Precisamos criar espaços onde esses atores que fazem inovação possam conviver e compartilhar experiências, laboratórios e tecnologia. Este momento aqui é importante para isso”, disse o secretário. 

O CETEC foi concebido em 2006 e sua primeira aula foi ministrada no dia 16 de outubro daquele mesmo ano para o curso de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, único curso à época. Hoje, já são 7 cursos de graduação presencial, 1 curso de graduação na modalidade à distância e 1 programa de pós-graduação vinculados ao Centro.

 

Confira fotos do evento:

{gallery}noticias2016/palestra-secretario{/gallery}

 



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil