Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga concurso para professor efetivo do CECULT

18 de Novembro de 2014, 11:09, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura das inscrições do concurso público para provimento de vagas de professor efetivo do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), campus Santo Amaro da Purificação. As inscrições podem ser realizadas entre 19 de novembro e 11 de dezembro, através da página eletrônica de concursos da UFRB.

São ofertadas nove vagas no total, seis para professor adjunto nas áreas de Laboratório de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos; Diversidades, Cultura e Relações étnico-raciais e Conhecimento; e Ciência e Realidade. Uma vaga para professor assistente na área de Laboratório de Língua Inglesa e duas para professor auxiliar na área de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Os candidatos têm até o dia 12 de dezembro para enviar pelos Correios, via Sedex, o requerimento de inscrição acompanhado do comprovante de pagamento e dos documentos listados no Edital N° 09/2014 para Gerência Técnica Administrativa do CECULT.  A taxa de inscrição é de R$ 90.   

O concurso constará das seguintes etapas: prova ou escrita e prática, didática (aula pública), prova de títulos e defesa de memorial. As provas serão realizadas no CECULT entre os dias 12 e 16 de janeiro de 2015. O cronograma das provas será divulgado no site de concursos da UFRB.

Os candidatos aprovados poderão atuar em qualquer das disciplinas relativas à matéria/área de conhecimento objeto do concurso e em quaisquer dos Centros da UFRB. O prazo de validade do concurso será de um ano podendo ser prorrogado por igual período.

Confira o  Edital Nº 09/2014.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/concursos



MEC lança edital para curso online de francês dentro do Idiomas Sem Fronteiras

18 de Novembro de 2014, 9:12, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Em parceria com a Embaixada da França e a Agence universitaire de la Francophonie (AUF), o Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Superior (SESu) e a CAPES, lançou nesta terça-feira (18) o edital para o preenchimento de vagas em cursos online de Francês pelo programa Idiomas sem Fronteiras.

O curso é o Français sans Frontières, elaborado pegadogicamente pela Aliança Francesa, e foi desenvolvido para trabalhar de maneira fácil e à distância a compreensão oral e escrita assim como o vocabulário e a gramática. Ele é composto por dois níveis, A1 e A2, divididos em 24 módulos no total. Ao final do nível A2, o aluno pode participar de cursos presenciais oferecidos nas IFES credenciadas aos NucLis de todo o país.

Pode participar do curso todo aluno de graduação e pós-graduação que pretenda adquirir conhecimentos básicos de Língua Francesa, com a finalidade de se desenvolver academicamente. Para tanto, ele deve ser matriculado em uma instituição credenciada no Programa IsF. Caso a procura seja maior que a oferta de vagas, critérios de seleção serão utilizados para ranqueamento dos candidatos.

Français Sans Frontières - é a primeira iniciativa prevista em uma série de sete línguas estrangeiras abrangidas pelo novo programa do MEC: inglês, francês, espanhol, italiano, japonês, mandarim, alemão.

As inscrições abrem no dia 21 de novembro de 2014 às 12 horas, e encerram no dia 8 de dezembro de 2014 às 12 horas (horário de Brasília-DF).

Leia o edital na íntegra e saiba tudo sobre a seleção.

Saiba mais sobre o curso Français sans Frontièresclicando aqui.



Idiomas sem Fronteiras: novo programa do MEC oferece formação em sete línguas

18 de Novembro de 2014, 8:48, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Ministério da Educação lançou nesta segunda-feira, 17, o programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), voltado para a formação e a capacitação de estudantes, professores e corpo técnico-administrativo de instituições de educação superior e de professores de idiomas da rede pública de educação básica. As línguas oferecidas serão inglês, francês, espanhol, italiano, japonês, mandarim, alemão e português para estrangeiros.

O programa, complementar ao Ciência sem Fronteiras e às demais políticas públicas de internacionalização, prevê a aplicação de testes de proficiência e de nivelamento, cursos on-line e presenciais. Serão publicados editais específicos para cada idioma, com os requisitos a serem preenchidos para participação nos diferentes cursos e testes ofertados.

Desde 2013, têm sido publicados editais para cursos de língua inglesa. Atualmente, estão abertas as inscrições para o exame Toefl ITP [Test of english as a foreign language/integral transformative practice – Teste de inglês como língua estrangeira/prática transformadora integral] e para o curso My English On-line. Ainda para este mês, está previsto o início das inscrições para cursos on-line de francês.

Participantes — O programa atenderá professores, técnicos e alunos de graduação e pós-graduação (stricto sensu) das instituições de educação superior, públicas e particulares, com regras específicas para a participação em cada uma das ações que integram o Idiomas sem Fronteiras. Professores de idiomas da rede pública da educação básica também serão beneficiados por ações do programa com lançamento de editais próprios. Além disso, o programa engloba capacitação de estrangeiros em língua portuguesa.

O Idiomas sem Fronteiras foi instituído pela Portaria do MEC nº 973/2014, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 17.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social



SNPA e UFRB encerram IX Congresso Nordestino de Produção Animal

16 de Novembro de 2014, 14:56, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O encerramento oficial do IX Congresso Nordestino de Produção Animal – CNPA 2014 foi realizado nesta sexta-feira, dia 14 de novembro, no Centro de Convenções de Ilhéus, Bahia. O evento, promovido pela Sociedade Nordestina de Produção Animal (SNPA) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), reuniu, desde o dia 11 de novembro, profissionais da área, produtores e estudantes para debater os mais recentes avanços na produção animal no Brasil e no mundo.

Apresentações de trabalhos e simpósios de área foram as atrações do último dia de atividades. Dando continuidade às apresentações iniciadas no dia 12, estudantes de todo o país expuseram o resumo de seus trabalhos no formato “pôster” e aproveitaram para trocar experiências sobre as pesquisas em andamento. Foi o caso de Gêisa de Oliveira, estudante do 9º semestre do curso de Agronomia da UFRB, que apresentou os resultados parciais da pesquisa “Detecção de Erros no Processo de Rastreabilidade de Bovinos de Corte” e pretende aprofundar o debate com a publicação de um artigo.

 A partir do levantamento realizado junto a dez propriedades e cerca de 4 mil animais no Rio Grande do Sul, Gêisa detectou três erros comuns no processo de rastreabilidade, desde o nascimento do bovino até a chegada ao frigorífico. Dentre eles, a estudante encontrou incompatibilidade entre a identificação do animal e seu registro na Base de Dados Nacionais, animais sem identificação e com a idade informada incompatível com a cronologia dentária. “O uso da rastreabilidade hoje é muito importante para a exportação e o consumo interno da carne bovina. Esse trabalho auxilia o produtor a ter um cuidado maior para não cometer erros”, disse Gêisa. A pesquisa foi orientada pela professora Mylene Müller, da UFRB, e foi um dos mais de 800 trabalhos em exposição durante o IX CNPA.

Em paralelo, os profissionais e especialistas de cada área da produção animal se reuniram nos simpósios regionais, também iniciados no dia 12, como parte da programação do congresso. No geral, foram realizados o II Simpósio Nordestino de Forragicultura e Pastagens, o II Simpósio Nordestino de Produção de Não Ruminantes, o Simpósio sobre Apicultura e Meliponicultura do Nordeste, XV Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes, o II Simpósio Nordestino de Sistemas de Produção, o I Simpósio Nordestino de Produção de Organismos Aquáticos e o III Simpósio Nordestino sobre Conservação e Utilização de Recursos Genéticos Animais.

Encerrando o evento foi realizada a Assembleia Ordinária da SNPA, que fez um balanço do IX CNPA, definiu as sedes das próximas edições e empossou a nova diretoria da instituição. Fizeram parte da mesa solene o presidente da SNPA, Evandro Holanda; a vice-presidente da SNPA e professora da UFRB, Daniele Loures; a diretora executiva da SNPA, Jacilene Castro; o editor chefe da Revista Científica de Produção Animal, Edgard Pimenta Filho, e os novos membros da diretoria, os professores Arnaud Alves e Wilson Dutra.

O presidente da SNPA agradeceu à comissão organizadora do IX CNPA pela competência na condução do evento e a qualidade da programação e comemorou, mais uma vez, os números expressivos de mais de mil inscritos e 800 trabalhos apresentados. Ao deixar o cargo, Holanda empossou a professora Daniele Loures como nova presidente da SNPA e os professores Arnaud Alves como vice-presidente e Wilson Dutra como segundo vice-presidente. Ele destacou a parceria com Daniele na sua gestão como fundamental para fortalecer a sociedade e desejou sucesso aos novos empossados.

“É uma honra fazer parte dessa sociedade, que é ao mesmo tempo tão comprometida com o que se propõe e agradável para se trabalhar”, disse a nova presidente ao assumir o cargo. Daniele apresentou entre as propostas de ações para a sua gestão a efetivação de convênios com empresas da área para a construção de redes de inovação e o oferecimento de capacitações, a consolidação da Revista Científica de Produção Animal, a reformulação do site da instituição e a coordenação do X CNPA, que será realizado em 2015 no estado do Piauí. E finalizando a pauta da reunião, foi eleito por aclamação o estado de Pernambuco para a realização do XI CNPA, em 2016.

Mais informações: www.cnpa.org

{gallery}noticias2014/cnpa-encerramento{/gallery}

 



Primeira etapa da matrícula web 2014.2 da UFRB tem início

14 de Novembro de 2014, 10:38, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), divulga que já está disponível a primeira etapa da matrícula web 2014.2 no Portal Acadêmico. Com início nesta sexta-feira, 14, a matrícula segue até a próxima sexta, 21 de novembro. Nesta fase participarão todos os alunos dos cursos de graduação a partir do segundo semestre letivo. Os alunos calouros do período 2014.2 não participarão da matrícula web, uma vez que serão automaticamente matriculados em disciplinas do primeiro semestre do curso.

É importante ressaltar que, caso encontre dificuldades no processo de matrícula, a SURRAC informa que está disponível o tutorial de acesso ao Portal Acadêmico. O documento orienta os discentes a adquirir o primeiro acesso e também a recuperação de usuário e senha.

Dúvidas relacionadas ao acesso ao Portal SAGRES (problemas no acesso) devem ser enviadas informando o nome, matrícula e curso para o e-mail: [email protected].

Para demais dúvidas (disciplinas, oferta de turmas, horários, pré requisitos), os alunos podem acessar o tutorial de dúvidas freqüentes ou ainda contactar o núcleo acadêmico dos Centros de Ensino de seus cursos através dos seguintes e-mails:

CCAAB - [email protected]
CETEC – [email protected]
CAHL – [email protected]
CFP – [email protected]
CCS – [email protected]
CETENS – [email protected]

Processo de permanência - Os estudantes atingidos pelo Artigo 65 do Regulamento do Ensino de Graduação da UFRB e, portanto, sujeitos ao cancelamento de matrícula devem instruir Processo de Permanência no Curso nos Núcleos Acadêmicos dos Centros de Ensino. De acordo com o Edital de Convocação de Alunos Sujeitos ao Cancelamento de Matrícula 2014.1, os interessados podem apresentar defesa ao longo de todo o período de matrícula a fim de regularizarem sua situação acadêmica.

 

 



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog