Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Estudante de pós-graduação da UFRB vence prêmio de ciências sociais

20 de Dezembro de 2020, 21:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Danielle Marcia Hachmann de Lacerda da Gama, aluna concludente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) venceu o prêmio de melhor dissertação da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), etapa da Região Norte/Nordeste.

A premiação foi concedida durante a Assembleia Geral do 44º Encontro Anual da ANPOCS, na UFABC, em São Paulo.

Danielle Gama é orientada de mestrado do professor Wilson Rogério Penteado Júnior. A sua dissertação, com 253 páginas, teve como tema “A voz e a vez de dizer: Batalhas de poesia em comunidades de periferias em Salvador (BA)”.

A dissertação tem por tema competições de poesia, que levam mundialmente o nome de Slams. Segundo Danielle, o Slam, criado nos EUA em 1986 e trazido para o Brasil em 2008, é uma batalha de poesias que busca provocar espaços democráticos de expressão e, no Brasil, como em outros locais, têm sido em geral promovidos em locais periféricos de centros urbanos, onde mais se encontram as carências da população em termos de investimento do poder público.

A dissertação de Danielle aborda o cenário dos Slams na cidade de Salvador, pela abordagem teórica dos Estudos de Performance. A pesquisa utilizou a descrição etnográfica, através das técnicas da observação participante e entrevistas semi-estruturadas, com o objetivo de compreender de que modo a performance do Slam age na criação de novos locais de fala para moradores das periferias e como o Slam atua e ganha sentido, podendo contribuir para a geração de formas de pensar o poético e o ético nos espaços da cidade de Salvador.

Para a autora, foi possível observar que, em Salvador, o Slam é um fenômeno engajado politicamente a questões de afirmação da identidade étnico-racial negra e integrado a outras manifestações artísticas e culturais de mesmo foco, nas quais seus atores transitam. “Como em uma batalha ritualizada que dramatiza a vida, seus atores disputam e restauram cenários e vivências e acionam afetos, recriando alternativas de existência face a negações e faltas, estas que também se tornam potências”, descreve a autora.

Sobre o prêmio

A premiação anual da Edição 2020 do Concurso Brasileiro ANPOCS de Teses e Dissertações em Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia) defendidas no decorrer do ano de 2019, visa incentivar e reconhecer a produção científica, assim como assegurar a difusão dos trabalhos de excelência acadêmica em Ciências Sociais junto à comunidade acadêmica e ao público em geral.

A diversidade de Programas de Pós-graduação e a heterogeneidade do país foram premiadas, nesta edição deste ano, com uma etapa regional, de melhor tese e a melhor dissertação das regiões Norte/Nordeste, Sul/Centro-Oeste (exceto DF) e Sudeste/DF.

Para a escolha das melhores dissertações e teses, o comitê acadêmico da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), levou em consideração a relevância temática da pesquisa; a originalidade analítica e metodológica; e a capacidade de interlocução interdisciplinar no campo das Ciências Sociais.



Retrospectiva 2020: relembre os fatos que marcaram o ano na UFRB

18 de Dezembro de 2020, 21:57, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O ano de 2020 foi desafiador para todos. Um ano em que a pandemia do novo Coronavírus mudou rotinas, hábitos e relações sociais. Em meio a tudo isso, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) teve que tomar decisões difíceis, mas necessárias, visando à preservação da vida dos estudantes, docentes, técnicos-administrativos e colaboradores.

Diante de um cenário inédito e desafiador, a UFRB se reinventou e mostrou sua capacidade de enfrentar as adversidades, promovendo ações para minimizar o impacto da pandemia nas atividades administrativas, de ensino, pesquisa, extensão, permanência e assistência estudantil. A Universidade chega ao final do ano, reafirmando sua importância cada vez mais crucial para a sociedade, em especial, dos territórios do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Portal do Sertão.

Todos os fatos que marcaram o ano de 2020 e as ações e medidas tomadas pela UFRB para o enfrentamento da pandemia foram reunidos em um vídeo de retrospectiva, que já está disponível online para toda a comunidade. A produção é assinada pela Assessoria de Comunicação e contou com a participação dos estudantes de Jornalismo, Danielle Almeida, e de Artes Visuais, Benício Lira, como apresentadores. Além de um resumo das principais realizações institucionais, o vídeo traz ainda depoimentos do reitor Fábio Josué, do vice-reitor José Mascarenhas, de pró-reitores e coordenadores, sobre cada área de atuação. 

O objetivo é prestar conta de todos os esforços que a Universidade tem empreendido para a superação desse momento histórico e inimaginável. Mesmo com as dificuldades inerentes à pandemia do novo Coronavírus, a UFRB está mantendo de forma remota o ensino de graduação e pós-graduação, pesquisas científicas importantes, ações sociais e fazendo novas parcerias para atuação direta junto a profissionais e órgãos de saúde.

Em 2021, os desafios continuam, mas a UFRB certamente será ainda mais referenciada na produção do conhecimento e na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.

Confira:

{youtube}Ttq4qR12agE{/youtube}



UFRB recebe visita do prefeito e vice-prefeito eleitos de Cruz das Almas

16 de Dezembro de 2020, 23:13, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

prefeituracruz2

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professor Fábio Josué dos Santos e o pró-reitor de Gestão de Pessoal, Wagner Tavares da Silva, recepcionaram em audiência, nesta quarta-feira, dia 16, respectivamente, o prefeito e o vice-prefeito eleitos, Ednaldo Ribeiro e André Eloy, de Cruz das Almas.

A audiência no Prédio da Reitoria, Campus Cruz das Almas, foi solicitada pelo prefeito eleito, que compareceu assessorado dos auxiliares Euclides Neto, Gabriela Oliveira e Leone Ricardo Santana, este último servidor da UFRB. Todos estiveram de máscaras e respeitando o distanciamento social, devido a pandemia do novo coronavírus, Covid-19.

O prefeito Ednaldo Ribeiro disse ter certeza de que a UFRB tem muito para continuar a contribuir com o desenvolvimento de Cruz das Almas e o “nosso trabalho de articulação de parcerias com a instituição já foi iniciado, e sem dúvidas, dará certo”.

O reitor Fábio Josué destacou que a visita de Ednaldo Ribeiro e equipe serviu para estreitar os laços institucionais entre a UFRB e a Prefeitura de Cruz das Almas e que em todas as cidades em que a UFRB tem sede deverão ocorrer audiências com os prefeitos eleitos para reforçar as parcerias.



OMS publica artigo de docente da UFRB sobre ensino remoto no cenário da COVID-19

14 de Dezembro de 2020, 20:18, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Um artigo da professora Lúcia Gracia Ferreira Trindade foi incluído na lista de textos que compõem a literatura global sobre a pandemia da Covid-19 após recomendação do portal oficial da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A docente do curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores (CFP) e pesquisadora em educação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), é autora do artigo denominado “Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19”, escrito em parceria com a professora Ester Maria de Figueiredo Souza, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O texto versa sobre o estágio supervisionado e sua configuração para o ensino remoto emergencial, sendo publicado neste ano na Revista Tempos e Espaços em Educação.

O reitor da UFRB, professor Fábio Josué, falou sobre o episódio . "Recomendamos a leitura do referido trabalho, que sinaliza uma vitória e prestígio de uma pesquisadora do CFP/UFRB com reconhecimento mundial e publicado no site da OMS", pontua.

Confira o Artigo na íntegra.



UFRB lança questionário para professores e alunos avaliarem aulas remotas

12 de Dezembro de 2020, 18:52, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lançou um questionário online para que os professores e alunos da instituição avaliem a experiência de ensino remoto ocorrida no semestre 2020.3.

O mesmo questionário busca entender quais os fatores que determinaram a não participação no Calendário Acadêmico Suplementar 2020.3.

As respostas servirão para as instâncias administrativas e deliberativas da UFRB compreenderem melhor, do ponto de vista dos professores e alunos, sobre o desempenho das aulas remotas, neste período de pandemia do novo coronavírus, COVID-19.

Essa mesma avaliação será utilizada para aperfeiçoar e redimensionar as atividades a serem desenvolvidas no próximo Calendário Acadêmico, que terá início em 22 de fevereiro de 2021, já aprovado de forma remota.

O prazo para participar se encerra na próxima sexta-feira, 18 de dezembro.

O acesso aos questionários é feito após o login no Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) no endereço sistemas.ufrb.edu.br/sigaa.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil