Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga Tutorial para Concessão de Auxílios Eventuais e Auxílio Creche pelo PPQ

2 de Fevereiro de 2018, 16:46, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), divulga o Tutorial para Concessão de Auxílios Eventuais e Auxílio Creche, vinculados ao Programa de Permanência Qualificada (PPQ).

O manual tem como objetivo descrever o procedimento para concessão de auxílios eventuais (auxílio emergencial e auxílio saúde - aquisição de aparelho corretivo visual e medicamento), bem como do auxílio creche, em observância ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), disposto pelo Decreto de Lei nº 7.234/2010, e à Política Institucional de Permanência Qualificada da PROPAAE/UFRB, por meio da Normativa nº 02/2012.

Para receber os auxílios, os interessados devem estar regularmente matriculados em curso presencial de graduação na UFRB, estar preferencialmente vinculados ou inscritos no PPQ e apresentar perfil PNAES, dentre outros critérios específicos.

Auxílio emergencial - consiste na liberação de parcela única, através de repasse pecuniário para estudantes que apresentem condição de alto grau de vulnerabilidade social comprovada, que estejam matriculados prioritariamente no primeiro semestre.

Auxílio saúde para aquisição de aparelho corretivo visual - consiste na liberação de recurso financeiro para auxiliar na aquisição de óculos de grau ou lente de contato com grau.

Auxílio saúde para aquisição de medicamento - consiste na liberação de parcela única, através de repasse pecuniário, para aquisição de medicamento não disponibilizado pela rede SUS.

Auxílio creche - consiste na liberação de parcelas mensais, através de repasse pecuniário no valor de R$ 190,00, a estudantes com comprovada vulnerabilidade social que tenham filhos, crianças tuteladas ou legalmente adotadas com idade de 0 a 3 anos, visando auxiliar nas despesas com os mesmos.

Confira na íntegra o Tutorial.

Com informações da PROPAAE.



UFRB publica primeira edição do Catálogo dos Projetos e Programas Extensão 2009-2014

2 de Fevereiro de 2018, 15:58, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), divulga a primeira edição do Catálogo PIBEX – Projetos e Programas de Extensão 2009-2014. A publicação digital apresenta resumos e informações dos 223 projetos e programas desenvolvidos por docentes e discentes dos Centros de Ensino da UFRB, durante o período de cinco anos, apoiados pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEX).

“O Catálogo busca divulgar as ações extensionistas além de dar maior visibilidade ao PIBEX, fortalecendo o diálogo entre estudantes, servidores técnicos e docentes, no que tange à Extensão Universitária”, explica a professora Ana Rita Santiago, pró-reitora de Extensão no período de 2011 a 2015. “Objetiva também propiciar intercâmbios entre a UFRB e comunidades, grupos e pessoas envolvidos em projetos e programas de extensão, incentivando a comunidade acadêmica a compreender as ações de extensão como exercícios eficientes e eficazes de formação de seus sujeitos e de transformação da realidade”, completa Ana Rita, no texto de apresentação da publicação.

PIBEX na UFRB – Criado em 2009 e regulamentado pela Resolução nº 006/2016, o PIBEX é um programa que destina bolsa de extensão, como auxílio financeiro, ao aluno de graduação vinculado a um projeto ou programa de extensão, orientado e acompanhado por um docente da carreira do magistério da UFRB, no efetivo exercício de suas funções.

Confira a primeira edição do Catálogo PIBEX.

Com informações da PROEXT.



UFRB articula participação de lideranças sociais do interior da Bahia no FSM 2018

1 de Fevereiro de 2018, 17:53, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promoveu nesta quarta-feira, dia 31 de janeiro, uma reunião de articulação com diversas lideranças sociais dos Territórios de Identidade do Recôncavo, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá para debater a participação do interior da Bahia no Fórum Social Mundial (FSM) 2018, que acontecerá entre os dias 13 e 17 de março, em Salvador.

A reunião ocorreu no Anfiteatro da Reitoria, campus Cruz das Almas, e contou com a presença de representantes do Grupo Facilitador do FSM 2018, da Coordenação Estadual dos Territórios de Identidade da Bahia, dos Colegiados Territoriais e suas Câmaras Técnicas, da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, da Coordenação Regional do Partido dos Trabalhadores e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

O reitor Silvio Soglia fez a saudação inicial de acolhimento dessas lideranças. “É uma alegria imensa receber as representações de nossos Territórios e membros da nossa comunidade. Esse encontro nasce para propor uma maior articulação do interior da Bahia para engajamento com o Fórum Social Mundial”, disse, abrindo o encontro. “Essa é uma oportunidade para tomarmos conhecimento da programação e como podemos nos organizar para participar deste importante evento”, completou.

Em seguida, a facilitadora do FSM 2018 Débora Rodrigues, liderança do Grupo Vida Brasil, apresentou um histórico do evento e falou sobre os novos desafios para a edição deste ano. “Continuamos caminhando na construção da discussão que vai desembocar no Fórum Social Mundial em março. Por isso, dizemos sempre que o FSM é um processo”, afirmou Débora, fazendo referência à programação de mobilizações promovidas rumo ao evento.

Ela explicou que o FSM foi concebido como uma contraposição ao neoliberalismo representado pelo Fórum Econômico Mundial, que ocorre ao mesmo tempo em Davos, na Suíça. Sua primeira edição aconteceu em 2001, em Porto Alegre, por organizações e movimentos sociais. “O evento prioriza a liderança e o espaço da sociedade civil. Deixo aqui uma convocação para que a juventude e outros movimentos aqui presentes possam contribuir na organização do Fórum e acolhimento dos participantes”, disse, destacando que essa é a primeira vez que o evento ocorre na Bahia.

Fechando o encontro, o facilitador João Miguel Chaves, do Acampamento Intercontinental da Juventude (AIJ), falou sobre o alojamento que ocupará o Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, com capacidade para receber mais de seis mil jovens. Quem tem interesse em participar do AIJ deverá se inscrever no site do Fórum a partir do dia 17 de fevereiro.

O prazo para as inscrições dos participantes do evento podem ser feitas online, até o dia 10 de março. O FSM terá como território principal o campus de Ondina, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Mais informações no site do FSM 2018: www.fsm2018.org.

{gallery}noticias2018/fsm2018{/gallery}

 



UFRB abre concurso na área de Computação/Robótica e Inteligência artificial

1 de Fevereiro de 2018, 10:57, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga que estão abertas até o dia 02 de março as inscrições do concurso público para o cargo de professor efetivo do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), no campus de Cruz das Almas. É  ofertadas uma vaga Professor Assistente A.

A oportunidade é para as área de Engenharia de Computação/Robótica e Inteligência Artificial. O regime de trabalho é de Dedicação Exclusiva. Podem se candidatar brasileiros natos ou naturalizados ou, ainda, estrangeiros em situação regular no país e com fluência na língua portuguesa.

As inscrições serão realizadas exclusivamente através do formulário de inscrição disponível no site de Concursos da UFRB. O pagamento da inscrição é de R$ 150,00.

O concurso constará das seguintes etapas de prova: prova escrita, prova didática, defesa de memorial e prova de títulos. As informações sobre data e hora da realização das etapas posteriores serão divulgadas nos locais de prova em horários previamente estabelecidos.

A UFRB homologará e publicará no Diário Oficial da União a lista dos candidatos aprovados e classificados, considerando-se o número máximo de candidatos aprovados para cada matéria/área de conhecimento. O resultado do concurso também será publicado no site www.ufrb.edu.br/concursos.

O prazo de validade do concurso é de um ano contado a partir da data da publicação da sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Confira o Edital Interno Nº 04/2018 – CETEC.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/concursos



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil