Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB abre inscrições para professor formador de Matemática do EaD

24 de Março de 2020, 13:51, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Superintendência de Educação Aberta e à Distância (SEAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre inscrições para seleção de professores formadores para o curso de Licenciatura em Matemática Modalidade à Distância. São oferecidas quatro vagas.

A inscrição para seleção de profissionais para atuar como professor formador acontece no período de 28 a 30 de março próximo.

As inscrições são online e se destinam, a colaboradores com vínculo de trabalho de natureza profissional na rede de ensino pública federal, no Estado da Bahia.

A seleção de professor formador tem caráter temporário e na condição de bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para atuar no curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), desenvolvidos na modalidade a distância pela Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

As atividades estão previstas para iniciarem no mês de abril de 2020.

A divulgação do resultado final e a convocação dos selecionados acontece no próximo dia 10 de abril.

Os candidatos convocados deverão ter a disponibilidade de vinte horas semanais para desenvolver as atividades a distância e na sede da SEAD, Campus Cruz das Almas.

A bolsa será no valor de R$ 1.300,00 (mil e trezentos reais) para o professor formador I, a ser concedido para atuação em atividades típicas de ensino, participantes de projetos de pesquisa e de desenvolvimento de metodologias de ensino na área de formação inicial e continuada de professores de educação básica no âmbito do Sistema UAB, sendo exigida experiência de três anos no magistério superior.

Para o professor formador II, o valor da bolsa será de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), a ser concedida para atuação em atividades típicas de ensino, de desenvolvimento de projetos e de pesquisa, relacionadas aos cursos e programas implantados no âmbito do Sistema UAB, exigida formação mínima em nível superior e experiência de um ano no magistério superior.

Inscrições para professor formador.

Edital SEAD nº 05/2020.

Dúvidas exclusivamente no email: [email protected], de segunda a sexta das 08h às 12h e das 14h às 17h.

Mais informações em ufrb.edu.br/ead.



Estudantes de Comunicação da UFRB desenvolvem materiais informativos sobre a CoVid-19

24 de Março de 2020, 12:59, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Informar a população sobre os cuidados, os riscos e as medidas que estão sendo tomadas em relação ao novo coronavírus (Covid-19). Essas são as premissas que norteiam a ação encampada por um grupo de estudantes do curso de Comunicação com habilitação em Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O projeto tem como objetivo a realização de materiais como boletins para rádio, podcasts, spots e peças gráficas diversas.

De acordo com o professor Guilherme Fernandes, propositor do projeto, embora haja um empenho das empresas de comunicação, as informações não chegam a todos da mesma forma. “É preciso criar estratégias de falar diretamente a outros públicos. Como nós temos o compromisso com o Recôncavo, a ideia é justamente a de informar essa população”, explica o docente, que orienta toda a execução dos materiais, de maneira remota.

“Acredito que a Comunicação é de suma importância para a sociedade, especialmente nesse momento que surgem muitas dúvidas e notícias falsas. A UFRB tem um corpo de alunos engajados, críticos e com um excelente faro jornalístico. Estou muito orgulhoso e satisfeito com o material que estamos produzindo”, completou.

O conteúdo desenvolvido voluntariamente pelos estudantes será veiculado na programação de rádios e sistemas de rádio-poste em municípios como Feira de Santana, Salvador, Muritiba e outras cidades da região. Dentre as parcerias já firmadas estão a RBN Digital, a Rádio Geral, a Voz do Cruzeiro, a Rádio Alternativa FM e a Rádio Web Olha a Pititinga. Além disso, está prevista também a distribuição do conteúdo nas plataformas digitais.

Para Daniele Almeida, do sexto período de Jornalismo e uma das participantes da iniciativa, “é interessante pensar no acesso à informação de qualidade em tempos de pandemia”. “Espero entregar, no fim desse período, um material que dê um retorno para essa população que eu também faço parte”.

Todas as informações divulgadas pelo projeto são embasadas em notícias e informativos oficiais das autoridades responsáveis, tanto a nível local quanto mundial. O projeto agora busca outras possíveis parcerias que possam expandir sua atuação.

Ouça diariamente o Boletim CoVid-19 Recôncavo.

Para outras informações e dúvidas basta fazer contato com o professor Guilherme Fernandes através do e-mail [email protected] ou do número (32) 98401-2547.

Com informações de Bruno Leite.



UFRB seleciona coordenador para curso EaD em Licenciatura em Matemática

23 de Março de 2020, 19:13, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), torna público o processo seletivo interno com vistas à contratação de coordenador de curso para a graduação em Licenciatura em Matemática na modalidade de Educação a Distância (EaD). As inscrições estarão abertas até o dia 23 março, por meio de formulário online. Não será cobrada taxa de inscrição.

Os candidatos devem ser professores efetivos e em exercício na UFRB, ter nacionalidade brasileira, possuir titulação mínima de pós-graduação stricto sensu na área do curso ou áreas afins, não estar vinculados a outros programas de fomento em que haja sobreposição de bolsas, ter disponibilidade de 10 horas semanais para desenvolver as atividades a distância, ter experiência mínima de 3 anos como docente do magistério superior, ter experiência mínima de 2 anos como professor, tutor ou coordenador de curso no âmbito da graduação ou pós-graduação.

A seleção dos candidatos com inscrições homologadas será realizada pela comissão instituída, conforme os critérios dispostos no barema disponível no edital. A classificação será por ordem decrescente das notas finais. Em caso de empate, terá prioridade o candidato com maior tempo de experiência no âmbito da EaD, maior tempo de docência e maior idade. 

O candidato selecionado atuará, em caráter temporário, na condição de bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). 

Dúvidas sobre a seleção deverão ser obtidas com a comissão de seleção, exclusivamente pelo e-mail: [email protected]

Confira o Edital SEAD/CETEC Nº 04/2020 

Mais informações: ufrb.edu.br/ead.



UFRB suspende calendário acadêmico da graduação e pós-graduação

21 de Março de 2020, 11:33, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), considerando a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o interesse na preservação da saúde de toda a comunidade acadêmica, bem como a colaboração com a sociedade em geral para evitar a propagação do novo coronavírus CoViD-19, suspendeu o calendário acadêmico 2020 da graduação e pós-graduação.

A medida foi tomada por meio de decisão "Ad Referendum" do presidente do Conselho Acadêmico (CONAC), com a publicação da Resolução CONAC Nº 08/2020.

Após o encerramento do estado de emergência e avaliação dos cenários nacional, estadual e local, a UFRB apresentará os ajustes ao calendário acadêmico para retorno e reposição das atividades suspensas.

Confira na íntegra a Resolução CONAC Nº 08/2020.



Informe Nº 01 do Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento à CoViD-19

20 de Março de 2020, 19:19, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Este comitê é formado por membros de diversos segmentos da Universidade e segue acompanhando e realizando ações para zelar pela saúde da sociedade.

Considerando que nossos discentes, técnicos, docentes e terceirizados ao se dispersarem pelo interior do estado da Bahia, bem como pelo território nacional, levam para suas famílias, comunidades e municípios nossa visão e compromisso institucional.

Considerando que o período de incubação desta enfermidade é de 2 a 14 dias, podendo se estender por até 4 semanas, e que o período de maior transmissibilidade do vírus (SARS CoV -2 ) é o período de incubação.

Considerando que nossos campi recebem diariamente um fluxo de pessoas vindas de municípios com casos confirmados da CoViD-19, é real a possibilidade de alguns de nós estarmos infectados neste momento.

Portanto, recomendamos que todos atendam as determinações e orientações sanitárias que estão sendo amplamente divulgadas. Evitem o convívio social, mediante isolamento. Se necessitarem sair de casa, mantenham distância de pelo menos dois metros das outras pessoas e sigam as orientações gerais do Ministério da Saúde e Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

É imprescindível e urgente que caso apresentem sintomas gripais, principalmente tosse e febre, entrem em contato com este comitê por meio do e-mail [email protected] Seu registro será mantido em sigilo, mas sua informação será extremamente importante para realizarmos nosso trabalho pelo bem comum.

Solicitamos a colaboração de todos no sentido de serem multiplicadores de informações corretas disponibilizadas em nossa página (ufrb.edu.br/coronavirus) e formadores de outros cidadãos conscientes e comprometidos com o momento de pandemia pela CoViD-19.

Com votos de saúde para todos e suas respectivas famílias.

Cruz das Almas, 20 de março de 2020.

Membros do Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento à CoViD-19



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil