Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga resultado do Processo Seletivo Complementar 2020.1

12 de Março de 2020, 17:51, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga o resultado do Processo Seletivo Complementar para ocupação das vagas não preenchidas no Cadastro Seletivo 2020.1.

A matrícula dos convocados compreenderá duas etapas. A pré-matrícula consiste no registro dos estudantes mediante apresentação e entrega dos documentos no Campus Cruz das Almas, no Anfiteatro da Reitoria, nos dias 16 e 17 de março, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. A Superintendência da Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC) é o órgão que recebe e confere os documentos entregues pelos candidatos. Esta etapa pode ser realizada pelo aluno ou por procurador (ver modelo de procuração). 

Na segunda etapa, a confirmação da matrícula será realizada pelo candidato no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do respectivo Centro de Ensino.

Confira o Resultado da 1ª Chamada - Processo Seletivo Complementar.

Confira a relação de documentos para a matrícula.

Mais informações na página eletrônica do Processo Seletivo (PROSEL).



Professor da UFRB receberá Título de Doutor Honoris Causa da UFRJ

12 de Março de 2020, 11:34, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) concede o Título de Doutor Honoris Causa ao professor doutor Kabengele Munanga, em solenidade que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 20, às 17h, no Salão Pedro Calmon, do Palácio Universitário, 2º andar, Campus Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 250 – Urca), no Rio de Janeiro.

Kabengele Munanga é professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia).

A homenagem a Kabengele Munanga foi proposta pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH), órgão suplementar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que existe desde 14 de setembro de 2006.  Trata-se do primeiro Núcleo de Políticas Públicas em Direitos Humanos, com caráter estatutário, em universidade pública brasileira.

A homenagem decorre de seu trabalho nas áreas de Antropologia da África e da População Afro-brasileira, com enfoque em temas como racismo, políticas e discursos antirracistas, negritude, identidade negra versus identidade nacional, multiculturalismo e educação das relações étnico-raciais.

Kabengele Munanga

Perfil

Brasileiro por naturalização desde 1985, Munanga nasceu na República Democrática do Congo, onde se graduou em Antropologia Social e Cultural pela Universidade Oficial do Congo (1964-1969). Foi nessa Universidade que iniciou sua carreira acadêmica como Professor Assistente (1969-1975).

Em 1969 recebeu uma bolsa de estudos do governo belga (OCD) para iniciar seus estudos de Pós-Graduação na Universidade Católica de Louvain, Bélgica, onde viveu de 1969 a 1971. Nesse tempo, foi pesquisador no Museu Real da África Central em Tervuren (Bruxelas) onde se especializou em estudo das artes africanas tradicionais.

Por questões relacionadas à ditadura militar instalada em seu país, teve que voltar sem terminar o doutorado.

Entre os anos de 1975 a 1977, conclui seu doutorado na Universidade de São Paulo, (USP) em Ciências Humanas (área de concentração em Antropologia Social), com bolsa de estudos doada pela instituição. Foi professor visitante da USP na Escola de Sociologia e Política de São Paulo; na Universidade Candido Mendes; na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal; na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique, professor associado na Universidade de Montreal, Canadá, onde ministrou seminários além de orientar projetos de mestrado e teses de doutoramento na Faculdade da Ciência das Religiões.

Sua carreira acadêmica ganhou destaque como professor efetivo na Universidade de São Paulo (1980-2012), de onde se aposentou como Professor Titular, atuando principalmente nas áreas de Antropologia da África e da População Afro-brasileira, com enfoque nos seguintes temas: racismo, políticas e discursos antirracistas, negritude, identidade negra versus identidade nacional, multiculturalismo e educação das relações étnico-raciais.

Kabengele Munanga organizou o livro "Superando o racismo na escola" que foi o primeiro a introduzir a questão racial nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais, livro cujas primeira e segunda edições foram prefaciadas, respectivamente, pelo ministro da Educação, Paulo Renato e pelo presidente da República, sociólogo Fernando Henrique Cardoso, colega de cátedra na USP.

Kabengele Munanga ocupou cargos de Diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (1983-1989), Vice-Diretor do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (2002-2006), Diretor do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo (2006-2010).

Ele é autor de mais de 150 publicações entre livros, capítulos de livros e artigos científicos.



UFRB lança edital de Apoio à Realização de Eventos Acadêmicos

11 de Março de 2020, 18:13, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), torna público o Edital PROEXT Nº 03/2020 para apoio à realização de eventos acadêmicos.

De acordo com o edital, técnicos administrativos, professores e estudantes da UFRB podem submeter propostas até o dia 22 de março. Para se inscrever, o proponente deverá preencher e enviar o formulário de submissão de proposta para o email [email protected] A publicação do resultado provisório será divulgado até 24 de março de 2020.

Será disponibilizado o montante de R$12.199,50 para o financiamento das despesas com materiais de consumo e diárias de 12 eventos previstos para acontecer entre 13 de abril e 30 de junho de 2020. 

Consulte o Edital PROEXT Nº 03/2020 e o formulário de submissão de proposta.

Mais informações em ufrb.edu.br/proext.



Projeto Canto Coral UFRB oferta vagas de coralistas para comunidade

10 de Março de 2020, 18:34, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Canto Coral da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está ofertando vagas para coralistas. As inscrições para as audições devem ser feitas exclusivamente por meio de formulário online disponibilizado no menu “seleções” do site da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), até o dia 26 de março de 2020.

As audições serão feitas no dia 31 de março, na sede da PROEXT, localizada no campus de Cruz das Almas, pelo Maestro Alípio Martins. No ato da inscrição, o candidato deve manifestar se deseja fazer a sua audição no período da manhã ou da tarde.

O Programa Canto Coral desenvolve projetos integrados de formação, qualificação e manutenção de corais. Com atuação na UFRB em escolas públicas e instituições de assistência social, o Programa tem como principais ações o coral adulto da UFRB e a formação de um coral infantil na Escola Municipal Joaquim Medeiros. O coro, criado em 2007, é a mais antiga ação do Programa e é constituído por membros da comunidade acadêmica e local.

O Coral realiza dois ensaios semanais, na segunda-feira e quarta-feira, das 17h às 19h, na sala multiuso da PROEXT. O Programa também realiza rodas musicais no Lar dos Idosos de Cruz das Almas e o Luau do Coral, na lua cheia de cada mês, no campus de Cruz das Almas.

Saiba mais sobre o Canto Coral.



UFRB oferece 198 vagas em processo seletivo complementar para graduação

9 de Março de 2020, 11:20, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga o processo seletivo complementar com vistas ao preenchimento de vagas remanescentes do Cadastro Seletivo nos cursos de graduação para ingresso no semestre letivo 2020.1. No total, são ofertadas 198 vagas em 24 cursos.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 11 de março, exclusivamente pela internet, no site dos Processos Seletivos da UFRB. A seleção é destinada aos candidatos que concluíram o ensino médio e tenham participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referentes aos anos de 2009 a 2019, independente de terem participado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC).

O processo seletivo será constituído de etapa única, em que serão utilizadas as médias aritméticas das notas obtidas nas provas do ENEM de 2009 a 2019, considerando a maior delas. O resultado obedecerá rigorosamente a ordem de classificação e será divulgado no site de Processos Seletivos da UFRB. A convocação da primeira chamada será no dia 12 de março.

Matrícula

A pré-matrícula dos candidatos convocados será realizada junto à Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), mediante apresentação e entrega de documentos. Os convocados na primeira chamada realizam a pré-matrícula nos dias 16 e 17 de março, no campus Cruz das Almas, das 9h as 11h30 e 13h30 às 16h30.

Já a confirmação de matrícula se dará pelo comparecimento do candidato no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino no qual realizará o curso, no período de 16 a 20 de março. Nesta ocasião, os convocados devem retirar o comprovante de inscrição em componentes curriculares do semestre.

Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser esclarecidas pelo Núcleo de Gestão de Processos Seletivos da PROGRAD: [email protected].

Dúvidas sobre a pré-matrícula podem ser esclarecidas pelo Núcleo de Gestão de Admissão, Cadastro e Arquivo Acadêmico da SURRAC: [email protected].

Confira o Edital PROGRAD Nº 008/2020.

Mais informações: ufrb.edu.br/prosel.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil