Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Processo Sisu 2014.2 UFRB

29 de Maio de 2014, 14:34, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abriu processo seletivo para 930 vagas distribuídas em 14 cursos de graduação. O ingresso é para o segundo semestre de 2014. A seleção ocorre exclusivamente pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no período de 02 a 04 de junho.

Pode fazer a inscrição no Sisu 2º/2014, o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obteve nota acima de zero na redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2013. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual a UFRB realiza o processo seletivo para preenchimento das vagas ofertadas em seus cursos de graduação.

Acesse o site do Sisu para fazer sua inscrição: sisu.mec.gov.br

Cronograma Sisu:
02/06 a 04/06
Período de inscrições
06/06
Resultado da 1ª chamada
09/06 a 13/06
Matrícula da 1ª chamada
24/06
Resultado da 2ª chamada
24/06 a 07/07
Prazo para participar da Lista de Espera
27/06 a 02/07
Matrícula da 2ª chamada
14/07
Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data



Colóquio na UFRB discute inclusão no ensino superior

29 de Maio de 2014, 10:59, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Foi realizado nesta quarta-feira, 28, no Anfiteatro da Reitoria, campus Cruz das Almas, o II Colóquio sobre Inclusão no Ensino Superior. O evento promovido pelo Grupo de Estudos sobre a Educação, Diversidade e Inclusão (GEEDI) – Seção Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - teve o objetivo de discutir, além da inclusão, as condições de acesso, convívio e permanência de pessoas com deficiência nas universidades.

 O Colóquio contou com auxílio do edital de apoio a eventos da Pró-reitoria da Extensão (PROEXT) e apoio institucional da Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) e da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD). Participaram da mesa de abertura, o estudante de Licenciatura em Biologia e organizador do evento, Thiago Alves; a Pró-reitora de Extensão, Ana Rita Santiago; o Pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Ronaldo Crispim; a Coordenadora de Políticas e Planejamento da PROGRAD, Janete dos Santos e, representando a reitoria, a Pró-reitora de Graduação, Luciana Alaíde. 

O pró-reitor Ronaldo Crispim acredita que políticas de inclusão geram mudanças de paradigmas nas práticas pedagógicas em todas as áreas de conhecimento e beneficiam toda comunidade. “Todos nós em algum momento da nossa vida teremos algum tipo de deficiência, por isso as políticas de inclusão são para todos”, ressaltou. Ana Rita Santiago falou do desafio de criar políticas que correspondam a diversas formas de inclusão. “Não para esta ou aquelas modalidade de inclusão, mas para as diversidades e necessidades existentes”, destacou a pró-reitora de extensão.

A primeira mesa-redonda, mediada pelo professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Teófilo Filho, teve como palestrantes Matinha Clarete, diretora de políticas de educação especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC); Lilian Barreto, representante do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA); e Josinaldo Cardoso, bibliotecário da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Martinha Clarete falou sobre conceitos, marcos legais, estratégias e indicadores nacionais da educação superior e básica das pessoas com deficiência. Ela ressaltou que a educação é um direito que somente se efetiva em um sistema educacional inclusivo: “Acolher pessoas com deficiência significa dar autonomia a elas, com a garantia da acessibilidade arquitetônica, de comunicação, serviços e medidas de apoio para plena participação e aprendizagem”, afirmou.

Lilian Barreto apresentou as atividades de pesquisa e inovação do CNRTA e exibiu alguns produtos que visam promover maior inclusão das pessoas com deficiência na educação. Josinaldo Cardoso explicou as ações inclusivas que vem sendo realizadas na UFS, como o “Espaço Acessibilidade” da Biblioteca Central. O espaço dispõe de recursos como lupa eletrônica, conversor de texto em áudio e impressão em braile.

Durante a tarde, outra mesa-redonda, mediada pela professora da UFRB, Susana Pimentel, discutiu sobre a construção de práticas pedagógicas inclusivas de atuação com a diversidade, com as contribuições dos professores: Jaciete Barbosa dos Santos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Miguel Angel Garcia Bordas (UFBA) e Rita de Cácia Santos Sousa (UFS).

Confira fotos do evento: 

{gallery}noticias2014/coloquio-inclusao{/gallery}



Capes divulga edital do Programa Jovens Talentos para a Ciência

23 de Maio de 2014, 15:16, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta sexta-feira, 23, o edital n°26/2014, referente ao Programa Jovens Talentos para a Ciência, que concede bolsas de iniciação científica a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em nível de graduação. O objetivo principal é a preparação de estudantes para participarem do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Capes, Ciência sem Fronteiras (CsF) ou Programas de Iniciação Científica (PIBIQ/CNPq).

Os estudantes deverão realizar sua inscrição exclusivamente via internet, de 5 a 20 de junho de 2014.

A seleção será realizada mediante aplicação de prova seletiva a ser realizada em cada universidade, no dia 14 de setembro de 2014, com início às 13h, horário oficial de Brasília (DF), nas unidades da federação em que houver instituições que aderiram ao programa, com a duração máxima de quatro horas e 30 minutos.

A prova será objetiva, de conhecimentos gerais (exatas e humanas), composta por questões de múltipla escolha, a ser realizada em um dos campi da instituição do candidato. As instituições ficarão responsáveis pela disponibilização dos espaços para a realização da prova.

Requisitos

Dentre os requisitos para a candidatura dos estudantes estão: ter concluído o ensino médio no final de 2012 ou 2013 e ter ingressado na primeira graduação no segundo semestre de 2013 ou no primeiro semestre de 2014; não possuir vínculo empregatício; não acumular a bolsa do programa Jovens Talentos para a Ciência com bolsas de estudos de outros programas da Capes ou do CNPq ou de outras instituições nacionais ou internacionais; e não estar em débito, de qualquer natureza, com a Capes, CNPq ou outras agências ou instituições de fomento à pesquisa.

Serão concedidas até 11 mil bolsas de iniciação científica. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente das notas obtidas na prova seletiva.

Fonte: CCS/Capes



UFRB entrega título de Professor Emérito a Joelito Rezende

21 de Maio de 2014, 12:09, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (URFB) realizou a entrega de título de Professor Emérito ao professor Joelito Rezende. A cerimônia de outorga aconteceu no anfiteatro da Reitoria, campus de Cruz das Almas, na última segunda-feira, 19 de maio. Este é o primeiro título de Professor Emérito entregue pela UFRB.

“Reservo esse momento para expressar minha gratidão aos que estiveram junto comigo, ajudando nessa longa caminhada. Nós fomos, somos e seremos unos quanto à preservação do crescimento e da dignidade da nossa instituição”, explanou o professor Joelito Rezende. Ele também revelou que o momento era de ansiedade e felicidade: “quando soube que havia sido aprovado a outorga do título, passei a sentir um misto de preocupação, ansiedade e rara felicidade. Preocupação pela enorme responsabilidade impregnada nesse título; ansiedade, pela expectativa do fato novo; felicidade, porque é inimaginável que alguém que o receba não tenha esse sentimento”.      

O evento contou com a presença do reitor Paulo Gabriel Nacif e do vice-reitor Silvio Soglia. Para Soglia, além da impecável dimensão acadêmica, o que lhe impressiona em professor Joelito é a dimensão humana, que busca demonstrar justiça em suas decisões além de sempre procurar o melhor para UFRB. O reitor afirmou ter professor Joelito “como alguém que conseguiu construir um time digno de professores da área de solos distribuídos por todo território nacional e se transformou em uma das principais autoridades em solos do Brasil”.       

A titulação de Professor Emérito foi uma indicação do professor Alexandre Almassy, da gestão anterior do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB), pelos relevantes serviços prestados. Para Elvis Lima, atual diretor do centro, Joelito é uma referência. “Ele é um exemplo pessoal e profissional, um dos grandes mestres que tive em minha vida acadêmica”, argumenta.   

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre e doutor em Agronomia, Solos e Nutrição de Plantas, pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor pela Universidade de Valência, Espanha,  Joelito também foi pesquisador do antigo Instituto de Pesquisa e Experimentação Agropecuária do Leste (IPEAL), atual Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical. Completa o currículo o exercício da docência na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e, por fim, professor titular do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB) da UFRB, desde 2005, ano de sua criação.

O título de Professor Emérito é concedido a um professor aposentado, em sua instituição, que se destacou em sua área de atuação ou em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a sua instituição. A aposentadoria do professor Joelito foi efetivada 27 de fevereiro de 2013, após 38 anos dedicados à instituição, desde a Escola de Agronomia. 

 {gallery}noticias2014/prof-emerito-joelito{/gallery}



Conselho Hospitalar Veterinário pró tempore da UFRB toma posse

20 de Maio de 2014, 17:14, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

{youtube}5gz757yIgRg{/youtube}Tomaram posse nesta segunda-feira, 19, os membros do Conselho Hospitalar Veterinário pró tempore da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Composto por representações dos segmentos docente, discente e técnico-administrativo, nomeadas pelo reitor através da Portaria Nº 251 de 09 de abril de 2014, o Conselho irá atuar no apoio à gestão do Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV), buscando de forma integrada as melhores propostas para estruturação e funcionamento da unidade.

Foram empossados os professores Ana Paula Peixoto, presidente; Vanessa Castro, vice-presidente; e Pedro Miguel Pedroso, representante da coordenação do curso de Medicina Veterinária. Além destes, passam a compor o Conselho os representantes dos setores do HUMV: Ludmilla Barros, Flávia Santin, João Henrique Perotta, Larissa Barbosa e Sanderly Mascarenhas; os representantes dos servidores técnico-administrativos, Marilúcia Santos (titular) e Helenildo Santos (suplente), e os representantes discentes, Andréa Lopes (titular) e Flávia Pereira (suplente).

“O Conselho vai atuar no sentido de fortalecer nosso Hospital Veterinário, que é um investimento em prol da boa formação dos nossos alunos e em prol da atividade social no nosso município”, disse a professora Ana Paula Peixoto, diretora do HUMV e presidente do colegiado. Para ela, o momento é de unir forças para se chegar, de forma democrática, às melhores decisões quanto ao modelo de gestão da unidade e das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas no âmbito de suas instalações.

O vice-reitor da UFRB, Silvio Soglia, que presidiu a cerimônia, desejou um bom trabalho aos membros empossados e mostrou a sua satisfação com os nomes indicados para compor o Conselho. “Uma gestão colegiada com essa composição nos dá a segurança de estarmos representados naquilo que é a responsabilidade de todos - estudantes, professores e técnicos: a condução do HUMV”, afirmou o vice-reitor.

“Estamos apenas iniciando a nossa história, mas iniciando muito bem”, disse a diretora Ana Paula. Com 3500 m² de área construída e uma estrutura que conta com ambulatórios para atendimento de animais de pequeno, médio e grande porte, centros cirúrgicos, laboratórios de diagnóstico, sala de necropsia e internamentos, o HUMV foi inaugurado no mês de abril de 2014. A instalação do Conselho é mais uma etapa concretizada. “Convoco a todos para que façamos um Conselho Hospitalar Veterinário fortalecido e harmônico”, destacou a diretora.

{gallery}noticias2014/posse-conselho-humv{/gallery}



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog