Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Calouros indígenas aldeados e remanescentes de quilombolas realizam matrícula na UFRB

22 de Maio de 2015, 19:33, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC ), realizou nesta sexta-feira, 22, no campus universitário de Cruz das Almas, a primeira matricula referente ao processo seletivo especial para preenchimento de vagas, nos cursos de graduação da instituição, por estudantes indígenas aldeados ou remanescentes de comunidades quilombolas.

Os estudantes foram aprovados no processo seletivo específico para ingresso em 27 cursos da UFRB no semestre 2015.1. No total, 56 candidatos selecionados foram convocados para a entrega da documentação obrigatória e confirmação da vaga. Aquele que não fizer a matrícula perde o direito à vaga. 

Para efeito de comprovação os candidatos indígenas aldeados apresentam no ato da matrícula autodeclaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por três lideranças reconhecidas e ainda a declaração da Fundação Nacional do Índio (FUNAI).  Dentre os matriculados pela manhã estão grupos indígenas Pankararu, oriundos do Estado de Pernambuco, e os Pataxós de Porto Seguro, na Bahia.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/surrac



CECULT divulga inscrições para Programa de Monitoria Remunerada e Voluntária

22 de Maio de 2015, 14:58, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga as inscrições para o Programa de Monitoria Remunerada e Voluntária 2015.1. O período de cadastro é de 15 a 19 de junho, das 9h às 17h, no Núcleo de Apoio Acadêmico (NUAAC) do CECULT, campus de Santo Amaro.

São ofertadas cinco bolsas no valor de R$ 400 para monitoria dos componentes curriculares: Experiências e Teorias da cultura - Teorias da Cultura, Estado e Política Cultural; Espaços de interconhecimento - Linguagem e Expressão Artística I; Laboratório de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos; Espaços de interconhecimento - Artes do Corpo; e Tecnologias da Cena.

Poderão se candidatar apenas os estudantes devidamente matriculados no semestre de 2015.1, que comprovem aprovação igual ou superior a sete no componente curricular de referência para qual se inscreveu. A seleção acontece em duas etapas: prova de conhecimentos básicos referentes ao componente curricular pleiteado e entrevista. As provas serão realizadas no dia 01 de julho, a partir das 10h, e a entrevista ocorre no mesmo dia, às 14h.  

A carga horária é de 12h semanais para contemplados com bolsa e de 8h para os voluntários. A aprovação no processo seletivo não assegura ao candidato o direito à bolsa, ficando a concretização deste ato condicionada à observância das normas legais pertinentes a ordem de classificação.   

Confira o Edital Nº 02/2015

Mais informações: http://ufrb.edu.br/cecult



UFRB divulga resultado da seleção para Secretário de Apoio Escolar do UPT

21 de Maio de 2015, 17:20, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), torna público o resultado da seleção de bolsistas para a função de Secretário de Apoio Escolar, para atuar no Programa Universidade para Todos no ano de 2015.

Os candidatos convocados deverão comparecer na Pró-Reitoria de Graduação no dia 23 de maio para entregar a documentação listada no item 7 do Edital Nº 13/2015 e participar da reunião de formação. Os candidatos podem conferir sua nota no boletim disponível online. 

Projeto Universidade para Todos - O Projeto Universidade para Todos tem por objeto a preparação de alunos, que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública do Estado da Bahia e egressos, para o processo seletivo de acesso ao Ensino Superior, por meio de aulas ministradas por estudantes de universidades públicas baianas que atuarão na condição de monitores sob a coordenação de professores, técnicos administrativos ou pós-graduandos da UFRB.

Confira a Lista dos Aprovados - Secretário de Apoio Escolar.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/upt



PROGRAD divulga inscrições para segundo ciclo do BCET

21 de Maio de 2015, 14:31, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga que estão abertas as inscrições do segundo ciclo de estudos do Curso de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET). São ofertadas 125 vagas distribuídas entre os Cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Matemática.                                                    

As inscrições são realizadas entre os dias 22 e 27 de maio, das 8h às 17h, no Núcleo de Apoio Acadêmico do Centro de Ciências Exatas Tecnológicas (CETEC). Somente poderá concorrer às vagas o discente da UFRB que tenha integralizado o seu curso ou esteja formando em sua modalidade de origem.

Nos Cursos em que o número de solicitantes for maior que o número de vagas, será aplicado um critério de seleção de acordo o Índice de Afinidade de cada aluno. Para cada curso declarado como de predileção pelo candidato será calculado preliminarmente o seu Índice. A classificação final o será feita pela ordem decrescente, conforme a cota escolhida.

O resultado da seleção será afixado nos quadros de avisos do NUAAC e divulgado no site do Processo Seletivo da UFRB até o dia 05 de junho. Os candidatos classificados no limite das vagas deverão confirmar sua matrícula entre os dias 10 e 12 de junho, na Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), em Cruz das Almas.

Confira o Edital Nº 17/2015 - Acesso ao Segundo Ciclo do BCET

Mais informações www.ufrb.edu.br/prosel



UFRB divulga edital de apoio à participação discente em eventos no ano de 2015

20 de Maio de 2015, 19:37, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), divulga o Edital 008/2015 de apoio financeiro para participação de estudantes, exclusivamente por meio da apresentação de trabalhos de sua autoria, em eventos de natureza científica e/ou tecnológica no Brasil ou no exterior.

De acordo com o documento, a solicitação de apoio financeiro pode ser encaminhada em três diferentes linhas: apresentação de trabalhos no exterior, no território nacional e no território estadual. Ao todo, para este edital, serão alocados cerca de R$ 95 mil definidos na programação orçamentária e financeira da PROPAAE para o exercício de 2015. Estes recursos serão divididos, inicialmente, em partes iguais entres os Centros de Ensino da UFRB, podendo ser realocados para outro Centro ou para outro período, caso não haja demanda suficiente.

Os trabalhos devem ser de autoria do estudante da UFRB, regularmente matriculados, e ter anuência do coordenador/orientador da Instituição. O proponente também tem de estar com seu currículo atualizado na Plataforma Lattes e comprovar vínculo com a UFRB mediante apresentação do comprovante de matrícula. Todas as propostas devem ser apresentadas de acordo com o Formulário disponível no Portal da PROPAAE.

Eventos no período de:

- agosto e setembro: inscrições de 08 a 30 de junho e publicação das avaliações no dia 21 de julho;

- outubro, novembro e dezembro: inscrições de 03 de agosto a 15 de setembro e publicação das avaliações no dia 22 de setembro.

Confira o Edital 008/2015 de apoio financeiro a eventos.

Mais informações no site da PROPAAE.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil