Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga candidatos homologados a coordenador de área e auxiliar do UPT

13 de Maio de 2015, 19:40, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga a lista de inscrições homologadas e a convocação para entrevistas e provas práticas, dos candidatos a Auxiliar de Coordenação e Coordenador de Área do Projeto Universidade para Todos (UPT).

As provas (somente para os candidatos a Auxiliar de Coordenação) e entrevistas serão realizadas nos dias 14 e 15 de maio na PROGRAD, localizada no prédio da Reitoria, campus Cruz das Almas. Os candidatos a Auxiliar de Coordenação deverão comparecer pela manhã e os candidatos a Coordenador de Área, no período da tarde, nos horários estabelecidos. Serão divulgadas posteriormente a lista de incrições homologadas e convocação para as funções de Monitor e Secretário de Apoio Escolar do UPT.

Projeto Universidade para Todos - O Projeto Universidade para Todos tem por objeto a preparação de alunos, que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública do Estado da Bahia e egressos, para o processo seletivo de acesso ao Ensino Superior, por meio de aulas ministradas por estudantes de universidades públicas baianas que atuarão na condição de monitores sob a coordenação de professores, técnicos administrativos ou pós-graduandos da UFRB.

Confira a homologação das inscrições e a data da entrevista: Inscrições Homologadas - Auxiliar de Coordenação UPT e Inscrições Homologadas - Coordenador de Área UPT.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/upt



Conselho Universitário define lista tríplice para a reitoria da UFRB

12 de Maio de 2015, 16:46, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Na tarde desta segunda-feira, dia 11 de maio, o Colégio Eleitoral, composto pelos membros do Conselho Universitário (Consuni), esteve reunido em sessão extraordinária para aprovação e deliberação da lista tríplice para a reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no quadriênio 2015-2019.

A lista deliberada manteve a decisão da comunidade acadêmica na consulta informal e foi constituída pelos nomes dos professores na seguinte ordem de votação: Silvio Soglia, Danillo Barata e Robério Marcelo Ribeiro, para a função de reitor, e dos nomes de Georgina Gonçalves, Denis Rinaldi Petrucci e Dyane Brito Reis, para a função de vice-reitor.

De acordo com o presidente da sessão e reitor em exercício, Silvio Soglia, a lista tríplice será encaminhada ainda esta semana para que o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, faça a nomeação oficial dos novos reitor e vice-reitor da UFRB. Soglia encerrou a sessão fazendo um reconhecimento especial ao Colégio Eleitoral. “Gostaria de agradecer a comunidade acadêmica que se manifestou ao longo deste processo que culminou com o resultado que está sendo formalizado hoje para que assim proceda a nomeação pelo Governo Federal. Do ponto de vista pessoal, tem sido uma experiência muito rica a participação neste projeto de universidade que constituímos no nosso dia a dia”, ressaltou.

Confira fotos da reunião:

{gallery}noticias2015/listratiplice_consuni{/gallery}

 



Inscrições para pré-vestibular UPT seguem até 14 de maio

12 de Maio de 2015, 15:02, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), torna públicas as inscrições para o curso preparatório para o vestibular do Projeto Universidade Para Todos. As inscrições online seguem até quinta-feira, 14 de maio.

São mil vagas distribuídas entre as cidades de Amargosa, Brejões, Cruz das Almas, Conceição do Almeida, Governador Mangabeira, Elísio Medrado, São Felix, Sapeaçu, Ubaíra, Castro Alves, Cachoeira, Mutuípe. O curso pré-vestibular é presencial, com carga horária de 25 horas semanais e aulas das disciplinas de Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia.  

Projeto Universidade para Todos - o Projeto Universidade para Todos tem por objeto a preparação de alunos, que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública do Estado da Bahia e egressos, para o processo seletivo de acesso ao Ensino Superior, por meio de aulas ministradas por estudantes de universidades públicas baianas que atuarão na condição de monitores sob a coordenação de professores da Universidade federal do Recôncavo da Bahia.

Confira o documento do Governo do Estado da Bahia sobre o Processo Seletivo UPT.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/upt.



UFRB divulga eleição de delegados voluntários para Colégio Estatuinte

11 de Maio de 2015, 11:00, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio das sub-comissões locais da Estatuinte nos Centros de Ensino, torna pública a abertura das inscrições para a eleição de delegados voluntários para a constituição do Colégio Estatuinte do Centro de Formação de Professores (CFP); Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL); Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC); Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS); Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT); Centro de Ciências Ambientais, Agrárias e Biológicas (CCAAB) e Centro de Ciências da Saúde (CCS).

As inscrições serão realizadas na sala das Gerências Técnicas dos Centros de Ensino da UFRB, no período de 11 de maio de 2015 a 19 de junho de 2015, de 8h às 12h, de 14h às 17h e de 18h às 21h. As eleições ocorrerão nos dias 13, 14 e 15 de julho de 2015 e serão divulgadas pela sub-comissão local no site do Centro de Ensino e na página oficial da UFRB e por todos os meios legais de publicidade.

O Colégio Estatuinte do Centro será composto por 35 membros e seus suplentes. Servidores docentes, técnico-administrativos e discentes terão 10 membros cada. Além destes, representantes da sociedade civil contarão com cinco pessoas. A metodologia do processo seletivo dos representantes seguirá os princípios democráticos de ampla participação e representatividade. Os representantes da sociedade civil serão escolhidos durante a realização das Audiências Públicas, em cada cidade sede de campus da UFRB.

De acordo com a Resolução Nº 0005/2015, o Colégio Estatuinte do Centro tem a missão de: a) organizar e compilar as contribuições dos diferentes segmentos internos para a elaboração da proposta de estatuto do Centro de Ensino. b) representar o respectivo Centro de Ensino na condição de Delegado/a no Congresso Estatuinte. c) apresentar e discutir as propostas no âmbito do Centro de Ensino, durante a Assembléia Estatuinte e d) registrar e relatar as contribuições do Centro de Ensino a serem defendidas pelos delegado/as no Congresso Estatuinte.

Os delegado/as eleitos para compor o Colégio Estatuinte do Centro integrarão o Congresso Estatuinte da UFRB, a instância máxima de representação da Estatuinte, com direito a voz e voto, conforme a Resolução Nº 05/2013. A eleição terá validade para o todo o período de duração dos trabalhos da Estatuinte: Colégio, Assembléia e Congresso.

A divulgação do resultado final será feita até o dia 20 de julho de 2015.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/estatuinte



Discentes da UFRB participam do Programa Jovens Talentos para a Ciência

8 de Maio de 2015, 18:01, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Os discentes do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) selecionados na edição 2014 do Jovens Talentos para a Ciência (PJT‐IC) deram início às atividades científicas propostas para o programa. Ao todo, seis discentes do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas e do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde foram contemplados com bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e já estão atuando junto a projetos de pesquisa da UFRB.

De acordo com os dados oficiais divulgados, a CAPES homologou 3.891 candidaturas de estudantes que obtiveram nota igual ou superior a 60 no processo seletivo regido pelo Edital nº 26/2014 referente ao PJT-IC. Fernanda Sayd, Gabriel Fiúza e Yan Neves, do CETEC, e Raissa Santos, Liia Carnavalli e Erica Larissa Figueiredo, do CCS, são os estudantes da UFRB selecionados após a adesão da universidade ao programa. As bolsas de iniciação científica foram implementadas a partir do mês de março de 2015 e terão vigor pelo período de até 12 meses.

Os estudantes atuam, entre outros, nos projetos “Estudo de equações diferenciais ordinárias em dinâmica de populações”, “O estado da arte da estatística circular” e “A matemática ao alcance de todos”, sob a orientação de professores da UFRB. No início das atividades, o grupo do CETEC foi recepcionado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), com a presença do vice-diretor, Celso Borges, e da gestora de pesquisa do centro de ensino, Karina Kodel. A coordenadora do PJT-IC na UFRB, Soraia Fonteles, esclareceu aos bolsistas sobre as responsabilidades dos bolsistas e deu outros esclarecimentos sobre os procedimentos exigidos pela CAPES.

O Programa Jovens Talentos para a Ciência é destinado a estudantes de graduação e tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico, para estimulá-los ao interesse e dedicação plena ao aprendizado acadêmico e a prática em ciência e tecnologia em atividades diversificadas. Tem como objetivo criar um formato de trabalho que leve os alunos a, mesmo depois de encerrada a bolsa do programa, permanecerem participando de atividades como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), e ainda o Ciência sem Fronteiras (CsF).

Mais informações: jovenstalentos.capes.gov.br.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil