Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB lamenta a morte de Rilza Valetim, prefeita de São Francisco do Conde

25 de Julho de 2014, 16:15, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Foto: Reprodução site oficial A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lamenta a morte da prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, ocorrida na última quinta-feira, 24 de julho. De acordo a assessoria de imprensa da cidade, a prefeita possuía anemia falciforme e morreu por conta de uma embolia pulmonar. 

Rilza Valentim foi uma das parceiras da UFRB em seu processo de criação e esteve à frente da implantação do campus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em São Francisco do Conde. Para aceleração do processo de instalação da universidade, a Prefeitura cedeu o prédio da escola-modelo para que as aulas do campus iniciassem até que a construção da sede própria fosse efetivada.    

Em 2010, a prefeita esteve em Brasília, onde participou do ato em que a presidente Dilma Rousseff anunciou oficialmente a expansão da Rede Federal de Educação Superior Profissional e Tecnológica e confirmou a implantação da Unilab, em São Francisco do Conde. “Rilza Valentim, antes de política, era uma professora de Química com uma visão muito moderna de educação e, por isso, participou das lutas pela UFRB e foi a grande a responsável pela implantação da Unilab no Recôncavo. Seu falecimento é uma perda para sua cidade e para a Bahia”, disse o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif.   

Rilza era prefeita de São Francisco do Conde desde 2008, quando eleita com 96% dos votos. Graduada em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), ela lecionou em escolas da capital do Estado, entre elas o CEFET-BA (atual IFBA). Ingressou na vida pública ao assumir a secretaria Municipal de Educação da cidade, em 1997. Em 2000, foi eleita vereadora e, em 2004, exerceu mais um mandato legislativo na cidade. 



UFRB lança programa de promoção para o sucesso acadêmico

25 de Julho de 2014, 11:49, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lançou oficialmente nesta quinta-feira, 24 de julho, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) em Santo Antônio de Jesus, o Núcleo de Promoção do Sucesso Acadêmico (NUPSAE). Ligado a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), tem a função de iniciar as atividades do Programa de Promoção do Sucesso Acadêmico da UFRB.

A reunião, que marcou o início das atividades do programa, apresentou para os colegiados dos cursos do CCS, os objetivos e ações a serem desenvolvidas no projeto. Atuarão em parceria, as pró-Reitorias de Graduação, de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) e os centros de Ensino.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Luciana Alaíde, o programa surgiu da necessidade de aprofundar estudos sobre a evasão e retenção dos estudantes da UFRB e conhecer o perfil do estudante egresso. O que vai auxiliar para aumentar o desempenho qualitativo e quantitativo dos estudantes.

O programa tem como foco os estudantes em primeiro ano de ingresso; discentes com dificuldades de aprendizagem nos semestres mais avançados; em período de estágio obrigatório, e egressos da instituição. “Não se trata de uma ação específica, é uma política institucional, com o objetivo de garantir a excelência do ensino de graduação”, destacou o chefe do Núcleo no CCS, Leandro Moura.



UFRB divulga edital de apoio a eventos propostos por técnico-administrativos

25 de Julho de 2014, 11:02, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitora de Extensão (PROEXT), divulga o Edital Nº 02/2014 de apoio à realização de eventos acadêmicos desenvolvidos por servidores técnico-administrativos. O objetivo é colaborar com a realização de eventos na UFRB entre os períodos de 10 de outubro a 23 de dezembro de 2014 e 02 de março a 08 de maio de 2015.

Os servidores técnicos-administrativos da UFRB em exercício poderão submeter propostas no período de 28 de julho até 15 de agosto. Para inscrever projetos, o servidor deverá preencher o formulário disponível exclusivamente no site da PROEXT. As propostas serão avaliadas por um Comitê Gestor que utilizará como critérios a relevância da proposta, conformidade da planilha de recursos e informações do evento.

O edital prevê financiamento para despesas como: diárias, passagens, material de consumo e serviços terceirizados. Será disponibilizado o total de cinquenta mil reais dos recursos destinados ao Fundo de Apoio à Extensão Universitária da UFRB para financiamento de 13 propostas com valor de até R$ 3.840,00. Os resultados serão divulgados no site da PROEXT na seguinte ordem: inscrições deferidas, no dia 20 de agosto; resultado provisório, no dia 26 de agosto, e resultado final com julgamento dos recursos, no dia 1º de setembro.

Para mais informação confira o Edital PROEXT Nº 02/2014.



UFRB recebe prêmio de Destaque do Ano na Iniciação Científica e Tecnológica

25 de Julho de 2014, 10:36, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), representada pelo reitor Paulo Gabriel Nacif, recebeu o 11° prêmio de Destaque do Ano na Iniciação Científica e Tecnológica, na categoria Mérito Institucional, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A cerimônia de entrega ocorreu na última quarta-feira, 23 , durante 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A UFRB ganhou na categoria que premia a instituição participante do programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com o maior índice de egressos titulados na pós-graduação. É a primeira vez que uma instituição de ensino superior da Bahia recebe o mérito. A UFRB concorreu com 83 universidades e 21 institutos de pesquisa.O prêmio foi entregue durante a Reunião do SPBC, ocorrida na Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco. 

Para o reitor da UFRB: “essa é uma conquista coletiva. Mérito dos nossos docentes, técnico-administrativos, estudantes e da comunidade do Recôncavo. Seguramente, esse prêmio reforça a luta pela expansão e interiorização qualificada das Universidades Federais em todo o Brasil e particularmente na Bahia,” declara.

Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência: é realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. A SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento.



UFRB comemora nove anos de conquistas na inclusão social e excelência acadêmica

23 de Julho de 2014, 16:22, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

"A UFRB é minha universidade e uma das minhas trincheiras na militância social", declarou Reis.A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) completa, no próximo dia 29 de julho, nove anos de história. Criada pela Lei Nº 11.151/2005, a primeira universidade federal do interior da Bahia é fruto de uma antiga reivindicação da comunidade do Recôncavo, com o objetivo principal de explorar o potencial socioambiental e cultural da região, bem como servir de polo integrador. Desde então, acumula números relevantes no ensino, pesquisa e extensão, inserindo entre as suas prioridades a inclusão social.

No início de suas atividades, eram 15 cursos de graduação e um curso de mestrado. Em 2014, já são 40 cursos de graduação, 2 programas de pós-graduação com doutorado, 7 mestrados acadêmicos, 5 mestrados profissionais, 6 especializações e uma residência clínica. Com uma média de 9 mil estudantes, a instituição ofertou este ano mais de 2.400 vagas na graduação, sendo a primeira universidade do país a ter uma pró-reitoria de políticas afirmativas e a única a promover anualmente um fórum internacional sobre o tema.

A UFRB possui hoje 84,3% de estudantes negros, frente a 40,8% da média nacional, segundo dados do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). Desde a sua criação, em 2005, já adotava a reserva de 45% das vagas para cotistas. Após a Lei Nº 12.711/2012, conhecida como a Lei de Cotas, foi a primeira universidade a aplicá-la integralmente, reservando 50% das vagas ao sistema. Na UFRB, dos 50% das cotas, 76,67% são reservados à população negra.

É também destaque na produção científica. Em 2010, sediou a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior evento científico do Nordeste, que se desdobrou na Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia. Recentemente, concorrendo com 104 instituições, sendo 83 universidades e 21 institutos de pesquisa, a UFRB foi a instituição de ensino superior vencedora do 11º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica e Tecnológica, categoria Mérito Institucional, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Polo integrador - Concebida em um modelo multicampi, a UFRB está presente em seis municípios do Recôncavo com sete centros de ensino: o Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), em Cruz das Almas; o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira; o Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus; o Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa; o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana, e o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro da Purificação.

Com sua trajetória de conquistas e preparada para os novos desafios, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia tem cumprido a meta de garantir educação pública, inclusiva e de qualidade aos moradores do Recôncavo e à sociedade brasileira.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog