Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga Calendário Acadêmico do semestre letivo 2016.1 e 2016.2

15 de Julho de 2016, 18:45, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O calendário acadêmico da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) já está disponível para acesso online. Aprovado em reunião do Conselho Acadêmico (CONAC) realizada na última segunda-feira, 11 de julho, o documento assinala o início das aulas da graduação do primeiro semestre letivo de 2016 para 05 de setembro, com término em 27 de janeiro. Já o semestre 2016.2 tem início no dia 06 de março de 2017 com previsão de término em 08 de julho de 2017.

Datas referentes aos processos seletivos de rematrícula, portador de diploma e transferência, edital de monitoria remunerada e inscrição para o programa de mobilidade estudantil, por exemplo, também estão definidas no calendário. O início do primeiro período letivo de 2017 está previsto para 14 de agosto de 2017.

 

Confira o Calendário Acadêmico de 2016, fornecido pela Resolução Nº 10/2016 do CONAC.

 



UFRB abre chamamento público para locação de imóveis em Amargosa e Santo Amaro

15 de Julho de 2016, 14:45, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Formação de Professores (CFP) e do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), divulga nesta sexta-feira, 15 de julho, chamamentos públicos para locação de imóveis nas cidades de Amargosa e Santo Amaro.

No primeiro caso, o objetivo é atender as demandas dos projetos Visual de Escrita, NITA/AMA, Construindo pelo Esporte, Estação Ciência e PIBID/PIBID Diversidade e demais projetos devidamente registrados no âmbito do CFP, em Amargosa. O imóvel deverá dispor de área útil total em torno de 600m2 e apresentar no mínimo 10 salas, todas com ventilação, com acesso a linha telefônica e internet. Além disso, deverá dispor de duas áreas abertas, copa, depósito e três banheiros, sendo um deles destinado às pessoas com deficiência. É preciso ainda estar localizado a um raio de 3km do CFP.

O segundo imóvel irá abrigar a estrutura administrativa do CECULT, em Santo Amaro. Neste caso, o imóvel a ser ofertado deverá dispor e área útil total em torno de 250m2, possuir capacidade para oito salas administrativas, duas salas para reunião, copa/cozinha, banheiros e área de convivência. É preciso estar localizado no centro da cidade, em local com acesso por via de grande circulação e com disponibilidade de transporte coletivo.

Os interessados podem ter acesso ao caderno de especificações com mais informações sobre os requisitos do imóvel nos sites do CFP e CECULT e em suas sedes administrativas atuais. Para o imóvel de Amargosa, as propostas serão aceitas até às 17h do dia 27 de julho. Para o imóvel de Santo Amaro, o período de entrega das propostas segue aberto de 18 a 22 de julho.

Confira: 

Edital de Chamamento Público – CFP/Amargosa

Caderno de Especificações – CFP/Amargosa

Mais informações: www.ufrb.edu.br/cfp

Edital de Chamamento Público – CECULT/Santo Amaro

Caderno de Especificações – CECULT/Santo Amaro

Mais informações: www.ufrb.edu.br/cecult 



Congresso aborda qualidade ambiental e integração da água e saneamento com a sociedade

14 de Julho de 2016, 15:31, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Começou na noite de ontem, dia 13 de julho, no campus da Universidade Federal do Recônavo da Bahia (UFRB) em Cruz das Almas, a edição 2016 do IV Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental (Cobesa), que está sendo realizado até sábado, dia 16. O evento na sua quarta edição tem como tema central “Qualidade Ambiental: integrando água, saneamento, energias, alimento, saúde e sociedade”, com a expectativa de trazer uma visão de inovação e possibilidades a partir da integração de várias vertentes.

O coral da UFRB deu início ao evento  e logo em seguida foi composta a mesa de abertura com as presenças: Do reitor da UFRB, Silvio Soglia; o chefe de Gabinete da prefeitura do município de Cruz das Almas, Marcos Santos; o secretário estadual de Infra-estrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), Cássio Peixoto; o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), Valentim Filho; o superintendente estadual substituto da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), João Maia; o presidente do Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge), Ubiratan Félix; a representante da Associação de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Vanessa Cardoso; o diretor da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Planejamento Estratégicos (Faepe), Almir Eloy; e os presidentes da 1º e 4º edições do Cobesa, Luiz Moraes e Rosa Alencar respectivamente.

O congresso objetiva criar espaços de diálogo relacionados às questões ambientais e reúne técnicos, pesquisadores, consultores, cientistas e especialistas em torno do debate de temas estratégicos para o aprimoramento das políticas públicas, através de conferências, mesas-redondas, sessões técnicas e minicursos. “Quero dar as boas-vindas aos participantes do evento, e parabenizar a comissão organizadora por essa iniciativa já consolidada como um espaço permanente de abordagem das questões ambientais e do desenvolvimento sustentável”, destacou o reitor Silvio Soglia

A presidente do IV Cobesa, engenheira Rosa Alencar, felicitou os presentes pela passagem do dia do Engenheiro Sanitarista e Ambiental, destacou a extensa programação do evento e parabenizou o curso de graduação da UFRB. “Comemoramos hoje o dia do Sanitarista e nessa data tão significativa iniciamos mais um fórum técnico-científico de discussão que debaterá um importante tema da nossa atualidade que é a qualidade ambiental integrando água, saneamento, energias, alimento, saúde e sociedade. Queremos também parabenizar a UFRB pela dedicação e competência na realização das tarefas que lhe foram apresentadas ao longo desses 10 anos do curso de engenharia sanitária e ambiental.

O secretário estadual Cássio Peixoto destacou a necessidade da pauta do saneamento básico na esfera pública. “Água e saneamento básico tem sido prioridade para o governo do estado e também um desafio grande pois entendemos que tratar de esgotamento sanitário é sobretudo, cuidar da saúde da população, uma vez que a cada um real investido por governos em saneamento básico têm-se um economia de 4 reais no sistema de saúde”, finaliza.

O IV Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental (Cobesa) segue com atividades até o dia 16. Confira a programação completa no site do evento.

Confira fotos do IV Cobesa:

{gallery}noticias2016/cobesa{/gallery}

 



Cursos de Artes Visuais e Matemática da UFRB são reconhecidos pelo MEC

14 de Julho de 2016, 13:28, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Mais dois cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) obtiveram o reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). Os cursos de Bacharelado de Matemática e Artes Visuais passam a integrar a lista de cursos ofertados pela instituição que concluíram o primeiro ciclo avaliativo do MEC. Ambos os cursos são avaliados com Conceito de Curso (CC) 4, numa escala que varia de 1 a 5.

“Um curso reconhecido é um curso consolidado em relação aos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Educação”, fala a superintendente de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), Caroline Fonseca. Ela explica que a UFRB recebeu visita in loco de uma comissão designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que avaliou os cursos de acordo com aspectos referentes à organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.

A Portaria Nº 300, de 8 de julho de 2016, oficializa o ato de reconhecimento do curso de Artes Visuais, que atualmente oferta 50 vagas anuais. O curso do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) funciona no turno noturno e habilita o profissional para a produção, pesquisa, crítica e gestão na área. Essa formação teórico-prática proporciona uma inserção no mercado de trabalho em condições privilegiadas para o exercício das atividades artísticas.

Já o curso de Bacharelado em Matemática foi reconhecido por meio da Portaria Nº 301, de 08 julho de 2016. De acordo com o seu programa, o curso propicia a formação não só do bacharel que deseja seguir uma carreira acadêmica, como também, a de uma sólida base em conteúdos matemáticos, combinada com especialização em algumas áreas de aplicação da Matemática e, portanto, enfatizando a interdisciplinaridade, ou seja, a formação adquirida pelo bacharel é uma que lhe dê a flexibilidade necessária para atuar em um mercado de trabalho dinâmico e, atualmente, imprevisível.

Confira:

Portaria Nº 300, de 8 de julho de 2016- Reconhecimento do curso de Artes Visuais;

Portaria Nº 301, de 08 julho de 2016 - Reconhecimento do curso de Matemática.

Mais informações: SURRAC.

 



UFRB lamenta morte da ex-ministra da SEPPIR Luiza Helena Bairros

12 de Julho de 2016, 19:58, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento da ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil (SEPPIR), Luiza Helena Bairros, ocorrido nesta terça-feira, 12 de julho.

Natural de Porto Alegre, Luiza Bairros era formada em Administração Pública e de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Michigan-USA. Radicada na Bahia desde 1979, atuou em diversos movimentos sociais, em especial os de mulheres e negros, e foi titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Social da Bahia (Sepromi).

Em 2013, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a então ministra da SEPPIR participou do Fórum Internacional 20 de Novembro, evento anual que debate temas como relações raciais, sexualidade, gênero, políticas e práticas afirmativas. Ela proferiu a conferência de encerramento do Fórum, com o tema "Populações Negras e a sociedade do conhecimento no século XXI", além de ter sido agraciada com o Troféu Mário Gusmão, que homenageia personalidades negras que contribuem com a promoção da igualdade racial e inclusão social.

“A ex-ministra Luiza Bairros foi uma grande parceria da UFRB. Mulher militante destacada do Movimento Negro, será sempre lembrada como incansável defensora da igualdade racial e democracia no Brasil”, disse o reitor da UFRB, Silvio Soglia.

O corpo da ex-ministra será velado a partir das 20h desta terça-feira, 12 de julho, e o sepultamento ocorrerá na quinta-feira, 14 de julho, às 15h, no Cemitério João XXIII, em Porto Alegre.

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos apoio e solidariedade aos amigos e familiares.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil