Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Nota da Reitoria sobre a ocupação do Quarteirão Leite Alves

11 de Julho de 2016, 20:38, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Reitoria da UFRB, em consonância com a prática democrática desta gestão e valorizando o diálogo e o respeito mútuo, se dirige à comunidade acadêmica da UFRB, em especial ao Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) para informar os desdobramentos resultantes do processo de negociação com discentes que, desde dia 05 de julho, ocupam a sede do Quarteirão Leite Alves. 

Vale ressaltar que, desde o primeiro momento, ainda na manhã do dia 05 de julho, atendendo a uma solicitação da Direção daquele Centro, a Reitoria, representada pelo coordenador da Coordenadoria de Tecnologia (COTEC), participou de uma primeira reunião de negociação cujas reivindicações se estabeleceram em torno da implantação de processo alternativo de empréstimo de livros; bem como a disponibilização de serviço de internet para as residências. No dia 6 de julho, quarta-feira, a Reitoria representada pelo Magnífico Reitor, Vice-Reitora e Pró-Reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) participou de uma nova reunião onde ficou garantido o atendimento das reivindicações apresentadas.

Em respeito ao princípio da transparência, apresentamos agora, para o conhecimento da comunidade acadêmica, os termos do acordo assinado pela Reitoria, bem como as providências tomadas pela gestão da UFRB, conforme demonstramos a seguir:

“Convocar, em até 48 horas, as chefias de bibliotecas para discutir e propor um sistema alternativo de empréstimos dos livros em ocasiões de impossibilidade dos repasses através do sistema eletrônico vigente”

A Reitoria da UFRB convocou para esta segunda feira, 11 de julho as 14h30, os servidores responsáveis pelas bibliotecas para dar continuidade às tratativas já em andamento no sentido de estabelecer um procedimento alternativo para o empréstimo de livros nos casos de queda do sistema eletrônico. Deste encontro ficou decidido que após uma reunião com a COTEC que ocorrerá amanhã, 12/07, será apresentado um cronograma com os prazos para a disponibilização do procedimento.

“Compromisso de não haver redução do número de auxílios PPQ hoje existentes”

Em que pese todo o contingenciamento orçamentário imposto à universidade, a UFRB vem assegurando o pagamento das bolsas e auxílios. Como afirmamos na reunião com os estudantes, não há nem nunca existiu qualquer disposição por parte da Reitoria em reduzir o número de auxílios do Programa de Permanência Qualificada hoje existentes. Compromisso reafirmado.

“Supressão imediata do recadastramento geral dos estudantes assistidos pelo PPQ e apuração das denúncias de fraude no processo seletivo PPQ e possível descumprimento das normas estabelecidas no edital”

O recadastramento de estudantes é previsto em edital, sobretudo para a prevenção de possíveis fraudes e a apuração de denúncias, bem como para garantir que os recursos sejam dirigidos para os estudantes que preencham os requisitos do edital, garantido o acesso a esses benefícios. A Reitoria manterá para fins de fiscalização e controle o recadastramento focado nas áreas em que se faça necessário.  Compromisso reafirmado.

“Revisão e manutenção em 48 horas dos computadores do Laboratório de Informática do CAHL”

A Reitoria já mantém um técnico no CAHL, vinculado à Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC), responsável pela manutenção dos computadores do laboratório de informática. Infelizmente, as maiores ocorrências relatadas pelos técnicos dizem respeito ao desaparecimento de mouses e teclados, prática que prejudica o conjunto dos estudantes. Entretanto, dando cumprimento ao acordado, enviamos técnicos para repor três CPUs danificadas, mouses e teclados. Não obstante, por conta da própria ocupação, os servidores relataram que não encontraram a chave do laboratório e terão que retornar para fazer a manutenção, assim que for dado acesso.

“Compromisso de apresentar soluções técnicas para a implantação da internet na Residência Universitária Maria do Paraguaçu em até 48 horas”

Os técnicos já visitaram a residência e realizaram uma análise da situação. Nesta análise foi constatada a necessidade de instalação de um link entre a residência e o Pavilhão Leite Alves. Os técnicos estimam em uma semana o prazo para a instalação dos equipamentos e testes para início do funcionamento do sistema. Em reunião com representante da Residência no dia 08/07, discutimos alternativamente a possibilidade de contratar empresa local para fornecimento do serviço de internet. Compromisso cumprido.

“Compromisso da Universidade de readmissão dos funcionários terceirizados demitidos conforme a recomposição orçamentária da UFRB, assim como a garantia de não haver novas demissões”

Como é de conhecimento público, as demissões de terceirizados não decorrem de iniciativa da UFRB, mas é resultado dos contingenciamentos orçamentários e de imposição legal expressa em decretos de responsabilidade do Ministério do Planejamento. Assim sendo, a Reitoria reafirma que, uma vez havendo uma suplementação orçamentária que permita a recomposição do quadro de terceirizados, nos moldes da legislação em vigor, haverá readmissão dos terceirizados.

Desta forma, a Reitoria da UFRB reafirma o cumprimento da integralidade da pauta apresentada e espera assim que se estabeleça a normalidade do funcionamento das atividades acadêmicas do CAHL, a partir do acordo estabelecido, e se coloca a disposição permanente para o diálogo e os entendimentos necessários a este objetivo.



Terceira e quarta edições da Revista Magistra estão disponíveis online

11 de Julho de 2016, 20:26, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A terceira e quarta edições do volume 27 da revista Magistra do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) já estão disponíveis online. As edições abordam comunicações científicas nas áreas de Fitotecnia, Genética e Melhoramento de Plantas, Solos e Nutrição de Plantas, Ciência dos Alimentos e Microbiologia.

Com tiragem trimestral, a Magistra divulga artigos e comunicações científicas. Filiada à Associação Brasileira de Editores Científicos, contém ainda conteúdos publicados na sessão Fórum, a convite do Conselho Editorial. A publicação conta com a edição-geral do professor Alexandre Américo Almassy Júnior (UFRB), além de outros editores científicos da UFRB e da Embrapa. A revista conta com 33 anos de publicações nas áreas de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas.



Terceira edição da Revista Magistra está disponível online

11 de Julho de 2016, 20:26, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A terceira e quarta edição do volume 27 da revista Magistra do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) já estão disponíveis online. As edições abordam comunicações científicas nas áreas de Fitotecnia, Genética e Melhoramento de Plantas, Solos e Nutrição de Plantas, Ciência dos Alimentos e Microbiologia.


Com tiragem trimestral, a Magistra divulga artigos e comunicações científicas. Filiada à Associação Brasileira de Editores Científicos, contém ainda conteúdos publicados na sessão Fórum, a convite do Conselho Editorial. A publicação conta com a edição-geral do professor Alexandre Américo Almassy Júnior (UFRB), além de outros editores científicos da UFRB e da Embrapa. A revista conta com 33 anos de publicações nas áreas de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas.



Revista Reverso Online apresenta dossiê sobre diversidades

11 de Julho de 2016, 13:21, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A nova edição do Reverso Online, produto laboratorial do curso de Comunicação Social – Jornalismo do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB, apresenta o primeiro dossiê do periódico que, como informa seu editorial, “mostra as belezas da diversidade e as dificuldades de vivermos juntos”. As reportagens foram produzidas entre maio e junho de 2016.

Com o tema Diversidades, o dossiê traz as editorias de Resistência, Comportamento, Cultura e Jornal do Império, divididas entre 12 reportagens. As matérias foram produzidas pelos estudantes do sexto semestre de Jornalismo da UFRB, durante a disciplina Jornalismo Online, sob coordenação da professora Talyta Singer.

Entre as reportagens em destaque: mulheres no universo nerd, assédio sexual, cultura budista no recôncavo baiano, diversidade na cabeça e o perfil da blogueira Andrielle Antônia.

Confira a Revista Reverso



Projeto Canto Coral UFRB oferta 14 vagas para comunidade acadêmica

8 de Julho de 2016, 19:44, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Canto Coral da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está ofertando 14 novas vagas da comunidade acadêmica, distribuídas da seguinte forma: Soprano (06), Baixo (02), Contralto (04), Tenor (02).

Os Interessados deverão se inscrever através do email [email protected] ou diretamente na sede da Pró-reitoria de Extensão, no campus de Cruz das Almas, até o dia 25 de julho. No ato da inscrição, os candidatos devem informar: nome, idade, categoria (estudante, servidor docente ou técnico), Centro de Ensino ou unidade de atuação, Matrícula ou Siape e indicar a preferência de dia e horário para a audição, de acordo com os períodos disponibilizados. A audição dos candidatos será feita na sede da Proext com o Maestro Alípio Martins, nos seguintes horários:


26/07 (terça-feira) - das 17 às19h
27/07 (quarta-feira) - das 10h ás 12h e das 15h ás 17h

Criado em 2007, o projeto Canto Coral UFRB é Coordenado pelo Maestro José Alípio Martins e constituído por alunos, professores, servidores públicos e por pessoas da comunidade externa. Está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT). Tem por objetivo desenvolver a formação em canto e organização de coros, com promoção de atividades artísticas e culturais permanentes, voltadas a formação humana, social e estética das comunidades acadêmicas e regionais do Recôncavo, além de se constituir enquanto instrumento de representação pública da Universidade. Atualmente, o Programa tem como principais ações o coral adulto da UFRB e a constituição de um coral infantil na Escola Municipal Joaquim Medeiros, com aulas semanais de música para estudantes dos 3º e 4º anos do Fundamental I. Além dessas ações, o Programa também realiza rodas musicais no Abrigo dos Idosos de Cruz das Almas e um Lual, na lua cheia de cada mês, no campus de Cruz das Almas

Os ensaios do Canto Coral ocorrem semanalmente as segundas e quartas-feiras, das 17h às 18:30, na Sala Multiuso da Proext.

Saiba mais sobre o Canto Coral: www.ufrb.edu.br/cantocoral.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil