Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB oferece Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual com turma em 2020

28 de Agosto de 2019, 19:35, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Encontra-se aberto o edital de processo seletivo para conhecimento dos estudantes interessados em ingressar no curso de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT), a ser ministrado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Feira de Santana, no primeiro semestre de 2020.

O PROFNIT é um curso estritamente presencial. As aulas acontecerão às sextas-feiras, nos turnos da tarde e da noite e nos sábados, pela manhã e à tarde.

As inscrições dos interessados acontecem de 12h de 25 de setembro até às 18h de 03 de outubro próximo, pelo horário oficial de Brasília, exclusivamente na página do PROFNIT Nacional, na internet: www.profnit.org.br.

O valor da inscrição é de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais). O pagamento de taxa de inscrição acontece até às 18h do dia 04 de outubro, horário oficial de Brasília, exclusivamente por depósito bancário ou transferência eletrônica (TED ou DOC) em favor do FORTEC (Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia), no Banco do Brasil.

Poderão se inscrever candidatos graduados portadores de diploma de qualquer curso de nível superior – graduação – emitido por instituição oficial e reconhecida pelo MEC. Poderão também se inscrever concluintes do último semestre ou ano dos cursos de instituições oficiais e reconhecidas pelo MEC, porém para a efetivação da matrícula do candidato aprovado e classificado, será exigida a apresentação do respectivo diploma ou documento provisório.

Para o Centro de Ciências e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana, serão oferecidas dez vagas, distribuídas em quatro vagas sem reserva; cinco vagas reservadas para Ações Afirmativas (02 para negros (pretos e pardos); 01 para pessoas com deficiência; 02 para indígenas, quilombolas e transexuais) e uma vaga reservada para servidores da UFRB.

O PROFNIT é um curso gratuito, presencial, com duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses. O curso tem como objetivo a formação de recursos humanos já engajados ou dispostos a atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) determinadas por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros.

Processo seletivo

O Exame Nacional de Acesso consiste em duas etapas: Etapa 1 (Prova Nacional) e Etapa 2 (Análise Curricular), a serem realizadas com base no calendário do processo seletivo.

A Prova Nacional tem como objetivo aferir o domínio de conhecimento mínimo necessário para cursar as disciplinas que compõem o PROFNIT e também servir como processo seletivo dos candidatos ao ingresso no curso.

A Prova Nacional consistirá em 40 (quarenta) questões de múltipla escolha. A Prova Nacional abordará conteúdo básico de propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação.

A Prova Nacional será realizada no dia 09 de novembro próximo, das 14h às 18h, horário oficial de Brasília, no Pavilhão 01, Sala 01, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na Av. Centenário, 697 - Sim, Feira de Santana.

O resultado Final da Prova Nacional acontece até 27 de novembro, exclusivamente na página do PROFNIT Nacional na internet: www.profnit.org.br.

A entrega de documentos para Análise Curricular (Etapa 2) acontece no período de 28 de novembro até 02 de dezembro, exclusivamente de forma presencial, no CETENS. Não serão aceitos documentos por e-mail ou via postal.

O resultado final será divulgado até 16 de dezembro, exclusivamente na página do PROFNIT Nacional na internet: www.profnit.org.br.

Sem previsão de bolsa

Segundo o edital, não há previsão de concessão de bolsas de estudos para os estudantes aprovados no Edital. Eventualmente, caso haja bolsas de estudos disponibilizadas por agências de fomento estaduais ou outras fontes, a distribuição atenderá aos critérios fixados pelas CAIs e/ou as agências de fomento, não havendo qualquer obrigação na concessão de bolsas aos selecionados pelo FORTEC ou Instituições vinculadas ao PROFNIT.

Formação profissional

Na sua atuação dentro das competências dos NITs, o mestrando deverá ter os conhecimentos básicos para o diálogo academia-empresa, estando habilitado a interagir propositivamente com os setores governamental, empresarial e acadêmico.

Destacam-se o conhecimento de legislação e políticas públicas referentes à Propriedade Intelectual e à Transferência de Tecnologia e à Inovação Tecnológica; o conhecimento e proposição de políticas de estímulo à proteção das criações; a avaliação da conveniência da proteção das criações e sua divulgação; o processamento de pedidos e fazer a manutenção dos títulos de propriedade intelectual; a atuação no licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia; o desenvolvimento de estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva no campo da propriedade intelectual, de forma a orientar as ações de inovação das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs); e o desenvolvimento de estudos e estratégias para a transferência das inovações geradas pelas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs).

Cabe ao mestrando ter conhecimentos de promoção e acompanhamento do relacionamento da Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) com empresas; a negociação e a gerência de acordos de transferência de tecnologias oriundas das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e atividades rotineiras de diálogo e de ações academia-empresa, interagindo propositivamente com os diversos setores.

É um programa presencial do FORTEC (www.fortec.org.br), em rede nacional de Pontos Focais, com Sede Acadêmica em um dos pontos focais, oferecido aos profissionais graduados que atuam em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e Inovação Tecnológica dentro do âmbito das competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), servidores e membros de equipes de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), bem como em outras instâncias afins do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

Os alunos não pagam anuidades e os professores não recebem pró-labore, sendo uma contribuição social da FORTEC (Associação Brasileira de Gerentes de Inovação e Transferência de Tecnologia www.fortec.org.br), e sendo co-financiado pelo governo brasileiro e por outras organizações.

O Mestrado Profissional é oferecido nacionalmente, compreendendo todas as regiões do Brasil e foi recomendado com nota 4 pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES da CAPES.

É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a divulgação de todos os atos, editais, regimentos, normas e comunicados referentes ou relacionados ao Exame Nacional de Acesso que forem publicados na página do PROFNIT na internet (www.profnit.org.br) e na página do Ponto Focal que escolheu no momento de sua inscrição.

Edital para seleção de estudantes.

www.profnit.org.br



Solenidade marca transmissão de cargo de reitor e vice-reitor da UFRB

27 de Agosto de 2019, 14:29, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Os professores Fábio Josué Souza dos Santos e José Pereira Mascarenhas Bisneto, respectivamente, reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) participaram da solenidade de transmissão dos cargos, realizada no Auditório da Biblioteca, Campus Cruz das Almas, na tarde da última sexta-feira, dia 23.

A abertura da solenidade contou com a apresentação do Coral da UFRB, vinculado à Coordenadoria de Cultura e de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da instituição. Um coro misto, com vozes adultas, masculinas e femininas, referenciada na tradição secular das Filarmônicas e Liras, cantou diversos sucessos do cancioneiro popular brasileiro.

Após a apresentação do coral, o cerimonial fez a composição da mesa de honra, na qual estavam presentes o reitor e a vice-reitora cessantes, professores Silvio Luiz de Oliveira Soglia e Georgina Gonçalves dos Santos; o novo reitor, professor Fábio Josué e o vice-reitor, José Mascarenhas Bisneto; o Secretário Estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues; os representantes da Assufba, Aída Maia; do Apur Sindicato, Davi Romão e dos estudantes, Lucinaldo Ribeiro.

posse fabio

Com o auditório lotado de servidores professores e técnicos, alunos, autoridades, familiares dos empossados e convidados, o coral executou o Hino Nacional Brasileiro, tendo a professora Fátima Peixoto como solista.

O professor Silvio Soglia fez a leitura do relatório de sua gestão durante pronunciamento de mais de 40 minutos. Em parte do discurso, Silvio leu uma poesia da escritora Conceição Evaristo, em homenagem a professora Georgina dos Santos.

Após a fala, houve a transmissão simbólica de cargo para o novo reitor, professor Fábio Josué, com a troca de posição na mesa de honra. A professora Georgina Gonçalves dos Santos, vice-reitora cessante, fez o discurso de despedida.

Em seguida, o professor Fábio Josué empossou ao vice-reitor, José Mascarenhas Bisneto, com a assinatura do Termo de Posse, lida pelo pró-reitor de Gestão de Pessoal, Wagner Tavares. Mascarenhas fez o seu discurso, seguido do secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, na ocasião representando o governador do Estado, Rui Costa.

No discurso, Fábio Josué saudou a reitora eleita e não nomeada, defendeu a ideia de mudança na legislação sobre escolha de dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior, com eleições diretas, através dos votos da comunidade acadêmica, paritária, sem necessidade de composição de listas tríplices, mas de apenas um único nome. Também, apresentou linhas gerais de seu reitorado e se comprometeu em fazer avançar o projeto da UFRB como universidade inclusiva e plural.

Para isso, o reitor disse que buscará apoio da comunidade, das instituições do governo em suas diferentes instâncias, de lideranças políticas e de movimentos sociais.

Presenças – Estiveram presentes a solenidade de posse, os pró-reitores da UFRB, Rosilda Santana dos Santos (Administração); Tatiana Veloso (Extensão); Wagner Tavares (Gestão de Pessoal); Rosineide Pereira Mubarack Garcia (Graduação); Ana Cristina Loyola Dantas (Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica); e Maria Goretti da Fonseca (Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis); os diretores de campi, Jacson Machado Nunes (Feira de Santana); Elvis Lima Vieira (Cruz das Almas) e José Valentim dos Santos Filho (Cruz das Almas); Flávia Conceição dos Santos Henrique (Santo Antônio de Jesus); o vice-diretor, Gabriel da Costa Ávila (Cachoeira/São Félix) e a vice-diretora Creuza Souza Silva (Amargosa).

Também estiveram presentes, o deputado estadual Robinson Almeida; o vice-prefeito de Cruz das Almas, Max Passos; os prefeitos Júlio Pinheiro (Amargosa) e Marcelo Pedreira (Cachoeira); ex-prefeitos; secretários municipais e vereadores dos territórios do Recôncavo da Bahia, do Vale do Jiquiriça e do Portal do Sertão; o chefe geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Alberto Duarte Vilarinhos; dirigentes de instituições públicas e privadas diversas; movimentos estudantise movimentos sociais; e membros da comunidade acadêmica da UFRB e da sociedade em geral.

Álbum de fotos:

{gallery}noticias2019/transmissao-cargo{/gallery}



Projeto apoiado pela UFRB realiza oficinas de formação em cinema para quilombolas

26 de Agosto de 2019, 19:49, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O projeto Cinemando no Quilombo, que tem o apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), irá realizar oficinas de formação em cinema no Quilombo Engenho da Ponte, que fica localizado no Vale do Iguape, em Cachoeira. O projeto foi um dos ganhadores do I Edital Setorial de Cultura de Cachoeira, lançado em março deste ano pela Prefeitura Municipal, com o objetivo de fomentar a cena cultural da cidade.

Ao todo, serão realizadas seis oficinas de fotografia, captação de som, produção, roteiro de documentário, direção e edição de vídeo digital, no período de agosto de 2019 a janeiro de 2020. O objetivo é formar jovens e adultos da comunidade cachoeirana e vizinhas na produção audiovisual, com foco no documentário. Como resultado será apresentado um filme de documentário, que será exibido na comunidade e no Cine Theatro Cachoeirano, no mês de março de 2020.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas entre os dias 27 de agosto a 05 de setembro, no site do projeto, e nos dias 03 a 05 de setembro, na sede da Associação da Comunidade Quilombola do Ensino da Ponte, no Vale do Iguape, em Cachoeira.

O projeto é coordenado por Mara da Ponte e idealizado e produzido pela egressa do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, Beatriz Vieirah. Tem produção executiva do cineasta Ary Rosa e Reifra como assistente executivo, também egressos da UFRB. A equipe conta ainda com Maiara Conceição, na cobertura foto/videográfica, e Mariane Silva, Rosinaldo Assis, Edeneia Costa Almeida e Sergio Confessor, assistentes de produção e moradores da comunidade quilombola Engenho da Ponte. A identidade visual é da artista visual Di Lua.

As oficinas ficam por conta dos egressos do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, Laís Lima (Fotografia e Edição de Vídeo), Leandro Conceição (Captação de Som) e Beatriz Vieirah (Roteiro para Documentário e Direção), e da graduanda de Publicidade e Propaganda da UFRB, Luciana Brasil (Produção Audiovisual).

O projeto é uma realização da Associação da Comunidade Quilombola Engenho da Ponte, em parceria com a Rosza Filmes Produções e Odé Produções. Além da UFRB, conta com o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Cachoeira e Cinetheatro Cachoeirano, e com aporte financeiro do Fundo Municipal de Cultura de Cachoeira, da Secretaria de Cultura e Turismo, e da Prefeitura Municipal da Cachoeira – Tesouro Cultural da Bahia.

Cronograma das Oficinas:

Oficina de FOTOGRAFIA

Pela manhã

10, 12, 17 e 19 de

SET de 2019

Oficina de CAPTAÇÃO DE SOM

Das 14h às 17h

01, 03, 08 e 10 de

OUT de 2019

Oficina de ROTEIRO PARA DOCUMENTÁRIO

Das 14h às 17h

22, 24, 29 e 31 de

OUT de 2019

Oficina de PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Das 14h às 17h

12, 14, 19 e 21 de

NOV de 2019

Oficina de DIREÇÃO

Das 14h às 17h

03, 05, 10 e 12 de

DEZ de 2019

Gravação do DOCUMENTÁRIO

De 12 de DEZ de 2019

a 12 de JAN de  2020

Oficina de EDIÇÃO DE VÍDEO

Das 14h às 17h

14, 16, 21 e 23 de

JAN de 2020

 



Nova edição da Revista Juventude.br traz dossiê sobre gênero

26 de Agosto de 2019, 14:08, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Revista Juventude.br, do Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ), lança em sua 17ª edição o dossiê Juventude e Gênero.

O periódico destinado à divulgação científica sobre a temática da juventude brasileira tem como editor-chefe o professor Nilson Weisheimer, do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que organiza o dossiê juntamente com a pesquisadora Mary Garcia Castro, da Flacso-Brasil e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“As categorias de público e o privado, assim como os processos sociais de constituição das classes, codificações de raça/etnicidade e de sexualidade e gênero são acionados para reproduzir desigualdades socio-sexuais, vêm sendo também acionados para respostas de rebeldias, de forma criativa em especial por mulheres jovens ‘antenadas’ com tais antagonismos”, afirmam Weisheimer e Mary, no texto de apresentação de revista aos leitores.

Ainda segundo os editores, “as relações sociais de gênero não se estabelecem apenas no mundo das ideias, como representação ideológica da realidade, mas opera principalmente no mundo material, na distribuição desigual de bens socialmente valorizados e nas práticas sociais que produzem e reproduzem as desigualdades entre homens e mulheres e os tidos como tais”.

Para destrinchar o tema do feminismo juvenil no âmbito do Brasil contemporâneo, a Revista traz um dossiê com artigos de diferentes pesquisadores brasileiros, que abordam questões atinentes à temática, como: a crítica à falsificaçao ideologica no debate da chamada ïdeologia de gênero; a militância feminina nas redes sociais e nas ruas dos Brasil; a quarta onda ou um feminismo e os significados do “#EleNão”; as fronteiras sexuais e os esquemas classificatórios de gênero; as noções de gênero e sexualidades nas políticas públicas de educação; a socialização de gênero entre jovens rurais e da agricultura familiar e o modelo de masculinidade presente entre adolescentes.

A professora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRB, Ana Lucia Barreto da Fonseca, é uma das autoras dessa edição com o artigo “Educação Sexual: as motivações a partir do gênero dos jovens”, no qual relata estudo em que observou, a partir das respostas comportamentais de jovens adolescentes durante uma ação educativa, a necessidade de mais investimento em processos de educação sexual para essa parcela da sociedade.

A Revista é impressa e tem distribuição gratuita, podendo ser encontrada no Observatório Social da Juventude da UFRB, que funciona anexo ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), no prédio do Hansen Bahia. A Revista Juventude.br também pode ser acessada no site do CEMJ: www.cemj.org.br e está disponível aqui para download.



UFRB divulga resultado de nova chamada do Cadastro Seletivo 2019.2

23 de Agosto de 2019, 13:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga o resultado de nova chamada do Cadastro Seletivo 2019.2. A relação dos aprovados está disponível no site dos Processos Seletivos da UFRB.

A matrícula e a aferição de renda serão realizadas pela Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), nos dias 26 e 27 de agosto, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Reitoria, Campus Cruz das Almas.

A aferição étnico-racial será realizada somente no dia 27 de agosto, das 09h00min às 11h30min e de 13h30min às 16h30min, no mesmo local.

Os candidatos que não comparecerem nas datas indicadas ou não apresentarem a documentação exigida perderão o direito à vaga.

O ingresso do estudante matriculado no curso de graduação se dará imediatamente. 

2ª Retificação da 3ª Chamada do Cadastro Seletivo 2019.2.

Retificação da 3ª Chamada do Cadastro Seletivo 2019.2 para o curso de Psicologia.

Informações sobre a matrícula na UFRB: (75) 3621-1220/1221 ou [email protected].

Mais informações na página eletrônica do Processo Seletivo (PROSEL).



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog