Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB realiza formação em tecnologias digitais para comunidade acadêmica

13 de Agosto de 2020, 12:03, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Com o início do Calendário Acadêmico Suplementar no dia 14 de setembro, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) retoma as atividades dos cursos de graduação por meio de plataformas digitais. Para auxiliar docentes, técnicos administrativos e discentes da Instituição, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e a Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) criaram o Programa Formação em Tecnologias Digitais, de forma a ampliar as competências digitais da comunidade acadêmica.

A abertura oficial do Programa ocorreu ontem (12), com a transmissão ao vivo do Webinário Formativo “Metodologia Didática Online”, ministrado pela professora Dinamara P. Machado (Uninter). Além de webinários formativos, serão ofertados cursos e oficinas. As atividades serão transmitidas e disponibilizadas no canal do Youtube da SEAD.

As inscrições devem ser realizadas para cada atividade por meio de formulário eletrônico no site da SEAD. Ao término da atividade será disponibilizado certificação digital de conclusão aos participantes. Os certificados serão emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT).

Confira o calendário do Programa Formação em Tecnologias Digitais.

Realize a inscrição nas atividades do Programa Formação em Tecnologias Digitais.



UFRB aprova calendário suplementar com aulas não presenciais

12 de Agosto de 2020, 18:46, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Pleno do Conselho Acadêmico (CONAC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), após mais de cinco horas de debates, aprovou, na tarde da última segunda-feira (10), o Calendário Acadêmico Suplementar para oferta excepcional e experimental de componentes curriculares e de atividades de ensino e de aprendizagem não presenciais para a graduação.

O Calendário Acadêmico Suplementar aprovado será denominado “Semestre 2020.3” e não altera o semestre 2020.1 da graduação, que continua suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus. Adequações técnicas serão feitas no sistema de matrícula para possibilitar que um estudante matriculado no semestre 2020.1, atualmente em suspensão, possa se matricular no Calendário Acadêmico Suplementar - Semestre 2020.3.

A adesão ao Calendário Acadêmico Suplementar é facultativa, tanto para os estudantes quanto para os professores. Os discentes não terão prejuízos acadêmicos caso não possam cursar ou não obtenham sucesso na realização dos componentes curriculares e outras atividades de ensino ofertadas.

O início das aulas na graduação está previsto para o dia 14 de setembro com finalização em 19 de dezembro de 2020. As matrículas serão realizadas de 08 a 10 de setembro, por meio do SIGAA. Os estudantes poderão se matricular em até três componentes curriculares, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Antes do início das atividades está programado um período para formação de professores, técnicos e estudantes para utilização das ferramentas de ensino remoto que serão disponibilizadas para a comunidade acadêmica.

Confira na íntegra a Resolução CONAC Nº 19/2020 – Calendário Acadêmico Suplementar para a Graduação.

Pós-graduação terá calendário diferenciado

Para a pós-graduação, o Pleno do Conselho Acadêmico (CONAC) aprovou a retomada do Calendário Acadêmico 2020. Características específicas deste nível de ensino, como número de cursos, prazos para conclusão, vinculação às agências de fomento e processo de avaliação externa pesaram nesta definição. O reinício das aulas já havia sido aprovado em reunião da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação do CONAC/UFRB na manhã do dia 10/08. Nova reunião desta Câmara, a ser realizada na próxima segunda-feira, dia 17/08, apreciará a minuta completa do calendário, que prevê retorno das aulas do semestre 2020.1 no dia 31/08, em formato remoto.



Grupo de pesquisa da UFRB lança livro digital sobre saúde da população negra

9 de Agosto de 2020, 22:58, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Um grupo de pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça e Saúde (NEGRAS), vinculado à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e à Universidade Federal da Bahia (UFBA), entrevistou cinquenta e oito pessoas para entender o que profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) conhecem sobre as necessidades de saúde da população negra, e da consequente existência da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.

O resultado dessa pesquisa realizada nos municípios de Salvador, Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas compõe o livro digital "Atenção à saúde e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra", com 27 páginas, recentemente lançado com financiamento do Programa Pesquisa para o SUS - PPSUS/Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB.

A pesquisa teve parceria das respetivas secretarias municipais de Saúde dos três municípios envolvidos.

Entrevistas

Foram entrevistados usuários, profissionais e gestores, sobre a atenção que recebem/oferecem nas unidades de saúde, o conhecimento sobre a política, bem como o respeito à diversidade no cuidado e planejamento em saúde.

Pesquisa realizada em Salvador, Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas, com as parcerias das respectivas secretarias municipais de Saúde dos três municípios.

Acesse o e-book Atenção à saúde e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.

Mais informações sobre o NEGRAS no site ufrb.edu.br/negrasccs.



UFRB realiza parceria com plataforma Coursera e oferece cursos online gratuitos

9 de Agosto de 2020, 19:28, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A plataforma de aprendizagem on-line Coursera lançou um programa de parceria com universidades em todo o mudo impactadas pelos efeitos da pandemia do novo coronavírus. A iniciativa oferece 3,8 mil cursos e 400 especializações em diversas áreas de forma gratuita – a gratuidade também é válida para a solicitação dos certificados de participação nos cursos.

Professores, estudantes e técnicos administrativos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) podem se cadastrar na plataforma até o dia 30 de setembro, neste link. São 300 vagas ofertadas.

A parceria entre o Programa Coursera Campus e a UFRB foi uma iniciativa da Gestão de Ensino do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e não tem nenhuma ligação com as atividades acadêmicas da UFRB.

“Essa foi uma iniciativa ousada, que tem como objetivo dar acesso a conteúdo de qualidade para a comunidade da UFRB durante o período em que estamos sendo afetados pelo novo coronavírus”, explica o professor João Carlos Bittencourt.

Mais informações sobre a parceria, envie e-mail para [email protected].

Mais informações sobre iniciativa da Coursera, acesse o site https://www.coursera.org/coronavirus.



UFRB explica aos alunos procedimentos de estágio não obrigatório remoto

9 de Agosto de 2020, 19:02, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Nota Técnica, detalha as condições para execução de estágio de aluno de graduação, não obrigatório, na modalidade remota, diante da excepcionalidade vivida no mundo em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Para a solicitação do estágio não obrigatório remoto o professor orientador deverá enviar eletronicamente o Plano de Atividades para o Colegiado/Coordenação do Curso que analisará a viabilidade da proposta.

Em caso de aprovação do Plano de Atividades pelo Colegiado/Coordenação, o aluno deverá preencher o Termo Aditivo e colher as assinaturas digitais.

Caso a atividade do estagiário não possibilite sua execução remota e/ou não seja possível a disponibilização dos equipamentos necessários, o Termo de Compromisso de Estágio continuará suspenso até o retorno do calendário letivo.

A UFRB decidiu por autorizar o estágio não obrigatório na modalidade remota, desde que observadas as condições:

a) Averiguação da necessidade de manutenção das atividades do estagiário e possibilidade de sua execução à distância;

b) Acompanhamento efetivo do supervisor e do orientador de estágio, que poderão realizar orientações por meio de contato telefônico, e -mail, skype, hangouts ou qualquer outra forma viável nesse momento de pandemia, evitando o contato físico;

c) Garantia ao estagiário de adequada infraestrutura tecnológica para exercer a atividade de forma remota;

d) Elaboração de Termo Aditivo e Plano de Atividades a serem realizadas por meio de trabalho remoto, de acordo com os modelos dos anexos I e II;

e) Manutenção da carga horária máxima prevista no Termo de Compromisso de Estágio (TCE).

Orientação Técnica e Anexos – PROGRAD/UFRB Nº 03/2020.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil