Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga terceira chamada do Cadastro Seletivo 2016.1; pré-matrícula 10 de agosto

3 de Agosto de 2016, 16:57, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no uso de suas atribuições, divulga nesta quarta-feira, dia 03 de agosto, a terceira chamada do Cadastro Seletivo 2016.1 para preenchimento das vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A relação dos aprovados está disponível online na página do PROSEL.

A pré-matrícula da terceira chamada deve ser feita no dia 10 de agosto, na sede da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), situada no Campus Universitário em Cruz das Almas, nas Unidades Administrativas. A relação dos documentos exigidos para pré-matrícula está disponível no edital. Para os selecionados por Reserva de Vagas (Lei. 12.711/2012), é preciso apresentar a documentação complementar para efeito de comprovação.

Os candidatos que não comparecerem ou não apresentarem a documentação exigida perderão o direito à vaga. A pré-matrícula pode ser realizada por procurador, desde que devidamente constituído e o mesmo deverá portar, além dos documentos descritos, procuração original legível e cópia do próprio documento de identificação a ser autenticado pelo servidor à vista do original, os quais serão retidos.

A segunda etapa da matrícula ocorre através da retirada do comprovante de inscrição em componentes curriculares do semestre e assinatura do termo de confirmação no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino no qual o ingressante realizará o curso. A confirmação de matrícula deve ser realizada entre os dias 31 de agosto e 05 de setembro.

Confira o cronograma:

Pré-matrícula da 3ª Chamada do Cadastro Seletivo - 10/08/2016

Confirmação de Matrícula da 1ª, 2ª e 3ª Chamada do Cadastro Seletivo - 31/08 a 05/09/2016

Início das aulas do semestre 2016.1 - 05/09/2016

Convocação da 4ª Chamada do Cadastro Seletivo - 06/09/2016

Pré-Matrícula e Confirmação de Matrícula da 4ª Chamada do Cadastro Seletivo - 09/09/2016

Mais informações: www.ufrb.edu.br/portal/prosel



Revista Extensão divulga submissão de trabalhos para 11º volume

3 de Agosto de 2016, 14:26, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre chamada de trabalhos para o 11º volume da Revista Extensão nas categorias artigo científico, resenha e relato de experiência. O prazo para submissão é até o dia 02 de setembro, via sistema online disponível na pagina eletrônica da Revista.

Os textos devem contemplar uma das seguintes áreas temáticas: comunicação, trabalho, cultura e artes, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, gênero e sexualidade, saúde, tecnologia e produção e trabalho. A publicação considera unicamente trabalhos inéditos ou, excepcionalmente, aqueles avaliados como relevantes pelo conselho editorial.

Nesta edição, a Revista Extensão vai contar com uma Galeria de imagens representativa dos “10 anos de Extensão na UFRB” e sua capa será ilustrada por um trabalho artístico com a mesma temática. Os trabalhos serão selecionados por meio de edital que será lançado pela PROEXT na próxima semana.

Revista Extensão - Com periodicidade semestral, tem como compromisso consolidar a indissociabilidade do conhecimento, por meio de ações extensionistas publicadas em artigos científicos, resenhas, relatos de experiências entrevistas, validando o conhecimento tradicional associado ao científico.

Confira as normas de submissão.

Mais informações: [email protected] ou (75) 3621-4315 (Adriele).



Interdição da entrada da Tabela do campus Cruz das Almas no dia 04 de agosto

3 de Agosto de 2016, 11:51, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) comunica a interdição da entrada do campus de Cruz das Almas no sentido da Tabela na próxima quinta-feira, dia 04 de agosto, no horário das 07h30 às 12h e das 14h às 17h, em virtude da limpeza de área lateral da pista.

O portão da Tabela será fechado para trânsito a fim de evitar possíveis acidentes aos veículos e transeuntes com os projeteis lançados pelas máquinas. Os usuários deverão utilizar a portaria principal do campus no dia e horários mencionados.

Mais informações pelo site www.ufrb.edu.br/sipef ou pelo telefone (75) 3621-6027.



Nota de esclarecimento sobre a ocupação dos prédios da Administração Central

2 de Agosto de 2016, 19:15, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vem a público prestar esclarecimentos sobre as recentes ocupações dos prédios da Reitoria, Coordenadoria de Tecnologia de Informação (COTEC) e Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), desde o dia 25 de julho, por um grupo de estudantes do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas.

Inicialmente, vale ressaltar que todos os pontos da pauta apresentados pelos estudantes já estavam sendo viabilizados mesmo antes da ocupação e foram reafirmados e atendidos durante o processo de negociação, conforme nota do grupo publicada na página do Facebook "Ufrb com qualidade" (facebook.com/ufrbcomqualidade).

Pagamento dos funcionários terceirizados

A UFRB realizou o pagamento das faturas no dia 25 de julho, não restando nenhuma pendência relativa aos contratos para aquele mês. Vale ressaltar que ao assinar o contrato de prestação de serviços, a empresa se responsabiliza em assumir o pagamento de salários, benefícios e encargos dos seus funcionários rigorosamente em dia, por até 03 meses, independente de a Universidade ter quitado a fatura correspondente ao mês que está sendo pago.

Por respeito a autonomia das categorias que compõem a Universidade, as questões relativas aos trabalhadores terceirizados já estão sendo tratadas com suas respectivas representações sindicais.

Restaurante Universitário (RU)

A PROPAAE tomou todas as providências no sentido de informar os estudantes e, em reunião ocorrida no dia 21 de julho, comunicou os trâmites relativos aos seus processos de compras.

Uma vez concluído o processo licitatório para aquisição de gêneros alimentícios e após a emissão das notas de empenho, que ocorreu no dia 22 de julho, a UFRB negociou com os fornecedores a antecipação na entrega de alimentos que compõem o cardápio básico para recompor os estoques do RU, o que vem permitindo o seu funcionamento desde o dia 25 de julho.

Abertura do edital PPQ e estrutura das Residências Universitárias

Em 30 de junho, a PROPAAE divulgou nota comprometendo-se a abrir o edital PPQ na primeira semana do semestre 2016.1, ou seja, tal abertura já está antecipadamente prevista, compromisso este que foi endossado na reunião de negociação do dia 26 de julho.

A estrutura das residências vem sendo sistematicamente abordada em reuniões com a PROPAAE, que tem empregado esforços no sentido de resolver os problemas apresentados. A UFRB vai distribuir os materiais já disponíveis no patrimônio (colchões e camas) para as Residências Universitárias até a 3ª semana do próximo semestre.

A despeito do que já foi realizado e pactuado, inesperadamente, hoje, 01 de agosto, houve ocupação dos prédios da COTEC e PROPAAE. É importante destacar que a ocupação da COTEC inviabiliza o funcionamento dos sistemas e do serviço de internet. Já a ocupação do prédio da PROPAAE desarticula a administração de benefícios e impede a continuidade do atendimento de que foi até aqui pactuado. Além disso, a ocupação de prédios da Administração Central está acarretando diversos prejuízos à comunidade acadêmica. Entre outros, já estão comprometidos:

- Acesso aos sistemas e internet (Sagres, Pergamum e Sistemas Integrados de Gestão);
- Realização da liquidação dos processos, que impossibilita o repasse de financeiros para pagamentos dos contratos, bolsas e auxílios;
- Conclusão dos processos licitatórios em andamento, tais como a contratação de mão-de-obra terceirizada (apoio administrativo, manutenção, jardinagem e campo), apoio e realização de formaturas (estrutura, iluminação e sonorização) e contratação de seguro estudantil;
- Lançamento no Sagres de informações e notas finais do semestre 2015.2;
- Empréstimos de livros nas Bibliotecas;
- Organização e atualização do material exigido para o Recredenciamento da UFRB junto ao Ministério da Educação;
- Elaboração e publicação de editais de seleção e transferências, dentre eles o PPQ;
- Finalização dos processos de conclusão de cursos/formaturas.

Por fim, face a conjuntura de ameaça que o sistema de ensino superior público vem sofrendo, conclamamos a comunidade acadêmica para a defesa da projeto da UFRB reafirmando a nossa disposição para o diálogo na continuidade da construção de uma Universidade democrática, inclusiva e diversa.

Assim, considerando as informações aqui apresentadas, a Administração Central requer a desocupação imediata dos espaços, evitando mais atrasos e prejuízos, além dos já sentidos pela comunidade acadêmica.



Novos membros da Comissão Própria de Avaliação tomam posse

2 de Agosto de 2016, 19:13, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Os novos membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) tomaram posse nessa terça-feira, dia 02 de agosto, na Sala dos Conselhos, prédio da Reitoria. Na ocasião, a vice-reitora Georgina Gonçalves empossou os titulares e suplentes designados por meio da Portaria Nº 584/2016 para a nova composição do órgão, relativa ao biênio 2016-2018. “É com grande entusiasmo que presido o ato de posse desta comissão cujo funcionamento é fundamental para anossa instituição. Nós sabemos que o momento atual exige muito de nós, especialmente pela nossa disposição em construir um conhecimento referenciado socialmente. E nesse sentido a avaliação é um instrumento que faz com que a instituição repercuta sobre si”, declarou a vice-reitora.

Após o ato de posse, os membros da comissão elegeram por unanimidade a docente Marcela Mary José da Silva como Coordenadora Geral e Juliano Pereira Campos como Vice-coordenador da Comissão Própria de Avaliação. O processo eleitoral que elegeu os novos membros dos representantes docentes, técnicos e discentes foi realizado no período de 01 de junho de 2016 nos Centros de Ensino da UFRB.

Compete à CPA: planejar, desenvolver, coordenar e supervisionar a execução da Política de Autoavaliação Institucional da UFRB; promover e apoiar os processos de avaliação internos, integrando-os aos processos de avaliação externa; prestar informações sobre a Autoavaliação Institucional ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), sempre que solicitada; divulgar os resultados do processo partilhado de produção de conhecimento sobre a UFRB, de modo a tornar possível a revisão e o aperfeiçoamento de práticas, referenciadas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI). 

Confira fotos da solenidade:

{gallery}noticias2016/posse-cpa{/gallery}

 



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil