Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Novo curso de Publicidade e Propaganda da UFRB será ofertado em 2013.2 pelo Sisu

28 de Maio de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) criou o primeiro curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda em uma instituição pública de ensino superior no estado da Bahia. Os interessados devem ficar atentos ao cronograma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2013.2 e optar pela nova graduação do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL).

De acordo com o projeto de criação do curso, o objetivo é formar pessoas capazes de compreender, refletir e interferir no processo de comunicação. Para o professor Robério Ribeiro, membro da Comissão do Curso de Publicidade e Propaganda da UFRB, a atividade publicitária aumentou a sua influência e importância na Bahia, especialmente com as novas mídias e tecnologias de informação que tornam a profissão ainda mais vasta e requisitada pelas empresas.

O novo curso, sensível a esta realidade, também enfatiza as dimensões culturais e sociais das comunicações, compreendendo o fomento à cultura e à educação como a melhor forma de preservação e avanço da sociedade brasileira. Ribeiro acredita que o curso atende uma antiga demanda social para formação pública de profissionais de comunicação nesta habilitação. "Ampliando os espaços de ensino, bem como do exercício profissional, poderemos evitar o êxodo de estudantes que buscam, em cursos particulares em Salvador e até na região sudeste do país, uma capacitação nesta área", aponta.

Santo Amaro, a 72 km de Salvador, é o município sede para o novo curso. Trata-se de uma extensão do CAHL, localizado em Cachoeira. Ao todo, serão ofertadas 30 vagas nos turnos matutino e vespertino. Inicialmente, as aulas serão ministradas em um espaço cedido pela Prefeitura de Santo Amaro, a Escola Doutor Araújo Pinho. O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão do CAHL será o responsável pela graduação.

Expansão – O novo curso de Publicidade e Propaganda está entre os projetos de expansão da UFRB, que prevê a criação de novos cursos e campi. O Centro de Tecnologia Aplicada à Produção de Cultura (CECULT), com foco multidisciplinar nas áreas de engenharia do espetáculo, cenotecnia, música popular, gestão de cultura, turismo e arte-educação, também terá sede no município de Santo Amaro. A previsão é que as aulas neste Centro tenham início ainda em 2014.



UFRB abre seleção para cursos do segundo ciclo após o BCET

27 de Maio de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), torna público o Edital nº 12/2013 para acesso aos cursos do segundo ciclo na área de ciências exatas e tecnológicas. Podem participar do processo seletivo os discentes que tenham integralizado ou esteja em fase de conclusão do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET). Ao todo, 45 vagas são ofertadas.

A inscrição deve ser realizada até o dia 31 de maio, no Núcleo de Apoio Acadêmico (NUAC), do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), campus de Cruz das Almas. Há vagas para os cursos de engenharia civil, engenharia mecânica e engenharia de computação para ingresso no primeiro semestre de 2013. As aulas têm início em 25 de junho.

O resultado será divulgado até o dia 07 de junho nos sites www.ufrb.edu.br/cetec e www.ufrb.edu.br/prograd. Os candidatos classificados devem realizar sua matrícula no período de 25 a 27 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), localizada no campus de Cruz das Almas.

Confira:

Edital Nº 12/2013

Formulário de inscrição



UFRB convoca candidatos homologados no PARFOR 2013.2 para realizarem matrícula

26 de Maio de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), convoca os candidatos homologados na Plataforma Freire do Plano Nacional de Formação Inicial de Professores da Rede Pública de Ensino (PARFOR) para efetivarem matrícula.

A entrega dos documentos deve ser realizada impreterivelmente no dia 28 de maio, das 8h ás 11h30 e das 13h30 ás 16h30, no Prédio da SURRAC, situado no Campus Universitário em Cruz das Almas. A matrícula também poderá ser realizada por procurador munido de procuração original legível e cópia do próprio documento de identificação, além dos documentos do candidato descritos no Edital.

Os candidatos selecionados para a Licenciatura em Pedagogia têm ingresso previsto para o segundo semestre letivo de 2013. Aquele que não apresentar a documentação completa, exigida no Edital, no dia e nos horários citados, perderá o direito à vaga. Em caso de dúvidas, realizar contato através do e-mail [email protected] ou dos telefones (75) 3621-1220/1221.

Edital Nº 08/2013 - Matrícula PARFOR

 



UFRB abrigará acervo doado pela Fundação Clemente Mariani

26 de Maio de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Centro de Artes, Humanidades e Letras abrigará acervoA Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) será a nova sede do vasto acervo de livros e documentos históricos reunidos pela Fundação Clemente Mariani e transferidos à universidade, através de doação, em fevereiro de 2012. Renomeado como Acervo de Memória e Documentação Clemente Mariani (AMDOC), todo esse conjunto documental estará disponível a partir do mês de junho à consulta dos pesquisadores nas dependências do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), campus da UFRB na cidade de Cachoeira.

São mais de 30 mil itens, entre livros, folhetos, periódicos, dissertações, teses, manuscritos, fotografias, CD-ROMS e vídeos de valor histórico inestimável. Grande parte deles concentra-se nas áreas de História, Literatura, Educação, Arquitetura, Economia e, sobretudo, em temas relativos à Bahia. “Seguramente é um dos maiores acervos de livros raros do Estado, reunindo publicações que remontam aos séculos XVIII e XIX”, afirma o professor Walter Fraga, doutor em História e assessor para Desenvolvimento de Programas de Cultura da UFRB.

Para o reitor da UFRB Paulo Gabriel Nacif, a transferência deste acervo da capital para o Recôncavo contribuirá decisivamente para a consolidação da interiorização da excelência acadêmica. Ele destaca que o espaço será um importante laboratório para os cursos do CAHL e irá promover uma maior circulação de pesquisadores neste centro de ensino. “A incorporação do acervo Clemente Mariani, agora patrimônio das comunidades do Recôncavo e da UFRB, pode representar ainda a expansão da pós-graduação na universidade, pois capacita a aprovação de novos cursos de mestrado e doutorado”, avalia Nacif.

Sobre o acervo - A formação do acervo Clemente Mariani teve grande impacto na pesquisa histórica da Bahia, já que colocou à disposição do público obras raras e documentos dificilmente encontrados em bibliotecas e arquivos do Brasil. Foi formado em 1993, quando a Fundação Clemente Mariani adquiriu a biblioteca do colecionador e bibliófilo Renato Berbet de Castro. No ano seguinte, a Fundação criou o Centro de Documentação e Informação Cultural sobre a Bahia (CEDIC), setor que passou a gerir, ampliar e disponibilizar ao público. A partir deste ano, o Núcleo de Memória e Documentação da UFRB é que será o responsável pela administração do acervo.



Núcleo de Políticas de Inclusão da PROGRAD seleciona bolsista

21 de Maio de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) abre inscrição para candidatos a bolsista do Núcleo de Políticas de Inclusão (NUPI). Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados entre o 2º e 6º semestre em curso de graduação diurno do Centro de Formação de Professores (CFP). Os interessados devem entregar os documentos listados em edital no Núcleo de Apoio Acadêmico, no Pavilhão de Aulas do CFP, até o dia 10 de junho.

O candidato selecionado realizará a adaptação de material impresso para formato digital, devendo escanear livros e textos, assim como fazer a limpeza do material escaneado para serem lidos pelos leitores de tela. Também fará audiodescrição durante a exibição de filmes e atuará como ledor e escriba para estudante cego durante avaliações. Para a realização dessas atividades, o bolsista deve ter a disponibilidade de 12 horas semanais no turno noturno.

A seleção será composta por três etapas, sendo elas: análise do histórico escolar, análise da carta de intenção anexada ao formulário de inscrição e entrevista. O candidato selecionado perceberá uma bolsa no valor de R$ 300,00. Suas atividades terão a vigência de dois semestres letivos, prorrogável pelo mesmo período, no máximo. A bolsa poderá ser rescindida a qualquer tempo, por qualquer uma das partes, por comunicação escrita ou quando do seu vencimento.

Confira o Edital Nº 11/2013 – Seleção Bolsista NUPI.

Formulário de inscrição disponível em www.ufrb.edu.br/nupi.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil