Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

18 de Março de 2013, 21:00 , por rosana kirsch - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Um pouco do que acontece na economia solidária do Vale do Rio dos Sinos.

2013: Em Sapucia, acontece a segunda reunião do ano

18 de Março de 2013, 21:00, por rosana kirsch - 0sem comentários ainda

Na reunião mensal, ocorrida em 14 de março de 2013, em Sapucaia do Sul, estiveram presentes representantes dos Fóruns de São Lepoldo, Sapucaia, Novo Hamburgo, Esteio e Canoas. Na pauta:

- Relato das atividades nos municípios

- Coletivo de educadores/as do Rio Grande do Sul

- Organização da 2ª Feira Microrregional

- Cirandas: ingresso de novos empreendimentos, trabalho da EITA em São Leopoldo com empreendimentos que já estão no Cirandas, criação de uma página do Fórum do Vale do Sinos.

- Casa da Economia Solidária

- Fórum Gaúcho: regimento

Dentro do ponto Cirandas, o Fórum do Vale do Sinos decidiu criar uma página. Esta página será o espaço para divulgação das atividades do Fórum e para contatos com a coordenação deste espaço da economia solidária na região.



Audiência Pública no RS: 250 pessoas lotam Assembleia Legislativa

18 de Março de 2013, 21:00, por rosana kirsch - 0sem comentários ainda

No dia 30 de maio, segunda-feira, realizamos a Audiência Pública Estadual do Rio Grande do Sul para discutir a pertinência da Economia Solidária estar no PL 865, sendo este um momento importante para reafirmar a identidade da Economia Solidária.

Éramos mais de 250 pessoas, que lotamos o plenário principal da Assembléia Legislativa, após uma bela marcha pelas ruas de Porto Alegre que culminou numa grande e emocionante ciranda da Economia Solidária na entrada da Assembléia Legislativa.

A Audiência iniciou com as falas das autoridades presentes à mesa: os deputados estaduais Adão Villaverde, presidente da AL do Rio Grande do Sul e Valdeci Oliveira, que foi o proponente da Audiência Pública, o deputado federal Pepe Vargas, presidente da Frente Parlamentar de Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedrick, da Secretaria Estadual de Economia Solidária e Micro e Pequena Empresa, Sérgio Miletto, da ALAMPYME (Associação Latinoamericana de micro, pequenas e médias empresas capítulo Brasil), Antonio Prado, representante da Unisol/RS e Sueli Angelita da Silva representante do Fórum Gaúcho de Economia Popular Solidária. Da mesma forma que na Audiência Pública Nacional, tivemos uma mesa na qual a única mulher era uma empreendedora, representante do Fórum de Economia Solidária!.

Image
Marcha para Audiência

O Plenário estava lotado, com faixas, cartazes e bandeiras mostrando a cara e diversidade do movimento de Economia Solidária do Rio Grande do Sul. Assessores da Câmara comentavam sobre a expressiva quantidade de gente presente no plenário.

Infelizmente, o tempo para o debate foi reduzido por problemas de outras agendas dos deputados presentes, ficando apenas 10 falas para o Plenário, que foram agendadas garantindo espaço para os argumentos divergentes sobre o PL865.

É importante destacar que todas as falas de empreendimentos, a maioria mulheres, defenderam a retirada das atribuições da Economia Solidária do PL865, representando quatro Fóruns Regionais do Estado (Vale do Sinos, Porto Alegre, Litoral e Santa Maria).

Image
Marcha para Audiência

Já as falas no plenário que defendiam a inclusão da Economia Solidária na Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa alterando o seu nome para “Secretaria Especial de Economia Solidária e Micro e Pequena Empresa” foram de gestores públicos, da entidade Guayí, da Colacot e do Setorial do PT da Economia Solidária.

Foram ouvidos muitos argumentos demonstrando as diferenças entre a Economia Solidária e a orientação das políticas de micro e pequena empresa, em especial quanto ao modelo de desenvolvimento, à perspectiva de projeto de sociedade. Foi citada a proposta de Secretaria Especial de Economia Solidária, o PL da Economia Solidária, e as resoluções II Conferência Nacional de Economia Solidária. Além disso, afirmou-se nossa proximidade com a agroecologia, catadores, artesãos, agricultura familiar, territórios da cidadania, da pesca, pescadores artesanais, mulheres, povos e comunidades tradicionais, entre outros que estão na luta pela transformação da sociedade.

Image
Ciranda na frente da Assembléia RS
Image
Ciranda na frente da Assembléia RS

Parabéns a todas e todos militantes dos Fóruns de EPS do Rio Grande do Sul de Economia Solidária pelo belo momento, a qualidade e a força das argumentações, além da grande mobilização para este importante dia! No Rio Grande do Sul, a Economia Solidária mostrou sua cara!

Última Atualização ( 31 de maio de 2011 )

 



1ª Feira Microrregional de Economia Solidária do Vale do Sinos/ RS

18 de Março de 2013, 21:00, por rosana kirsch - 0sem comentários ainda

Entre os dias 22 e 24 de outubro, aconteceu a 1ª Feira Microrregional de Economia Solidária do Vale do Sinos, no calçadão de Novo Hamburgo. A feira contou com a participação de 64 expositores, envolvendo 11 municípios: Novo Hamburgo, São Leopoldo, Campo Bom, Canoas, Esteio, Sapucaia, Picada Café, Sapiranga, Dois Irmãos, Nova Hartz e Bom Princípio.

Image

Serão comercializados produtos de alimentação, agricultura familiar, artesanato e reciclagem. Também acontecerá uma feira de trocas solidárias e estão previstas atividades culturais: um seminário sobre o tema economia solidária, oficinas, shows musicais e de dança.

Com esta Feira Microrregional de Economia Solidária a comunidade pode ter acesso direto aos empreendimentos e seus produtos, realizando o consumo responsável. A feira também foi um espaço de formação e troca de experiências entre os empreendimentos, além de uma oportunidade de apresentar à comunidade uma nova possibilidade econômica que já acontece, inspirando outros modelos de organização do trabalho e da sociedade.

A Feira Microrregional de Economia Solidária foi uma realização do Fórum Regional de Economia Solidária do Vale do Sinos, Instituto Marista de Solidariedade (IMS), Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) e Ministério do Trabalho e Emprego, através do Projeto Nacional de Comercialização Solidária. Conta com o apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo, Incubadora de Economia Solidária da Feevale e FINEP, Cáritas Brasileira, Moradia e Cidadania; além da parceria do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES).

Última Atualização ( 20 de outubro de 2009 )

 



Fórum do Vale do Sinos: atividades

18 de Março de 2013, 21:00, por rosana kirsch - 0sem comentários ainda

No próximo dia 08 de setembro o Fórum do Vale do Sinos realizará o encontro mensal, em Canoas. Para este dia há dois pontos de pautas indicados: discussão sobre a construção de leis municipais de economia solidária na região e a organização da feira regional.

A primeira feira regional de economia solidária do Vale do Sinos acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro, na cidade de Novo Hamburgo. A feira será realizada com recursos do Projeto de Comercialização Solidária e da Prefeitura de Novo Hamburgo. As comissões de trabalho estão se reunindo, tendo acontecido a primeira atividade geral sobre a feira regional no dia 10 de agosto, na reunião mensal do Fórum, em Novo Hamburgo.

Durante o mês de agosto, o Fórum do Vale também realizou dois momentos importantes:

Encontro de elaboração do projeto de feira regional: realizado em Canoas e com a parceria do Fórum do Caí e empreendimento da agricultura familiar de Picada Café. A expectativa é a realização de outra feira regional com articulação ampliada no próximo ano.

Seminário de discussão da proposta de Lei Geral de Economia Solidária: o seminário aconteceu dia 29 de agosto, em São Leopoldo, com a participação de cerca de 50 representantes de empreendimentos, entidades de assessoria e gestores/as públicos/as. A contribuição do Fórum do Vale do Sinos foi encaminhada para a secretaria executiva do FBES.

01 de setembro de 2009



Fórum do Vale do Sinos realizará reunião mensal e encontro do grupos de alimentação

18 de Março de 2013, 21:00, por rosana kirsch - 0sem comentários ainda

No próximo dia 10 de agosto, em São Leopoldo, acontecerá o segundo encontro dos grupos de produção de alimentos do Vale do Sinos/RS. Neste encontro haverá a discussão sobre economia solidária e alimentação segura/saudável, além de discussões sobre fornecimento da merenda escolar para rede pública de escolas, espaços de comercialização, questões legais e de formalização dos grupos.

No dia 11 de agosto será o encontro do Fórum do Vale do Sinos, em Novo Hamburgo. A pauta principal será a Feira Regional de Economia Solidária que está sendo organizada e acontecerá entre os dias 24 e 25 de outubro deste ano. A previsão é de que aconteçam mais duas feiras regionais no primeiro semestre de 2010.

7 de agosto de 2009



Fórum do Vale do Rio dos Sinos

Rio Grande do Sul - Brazil