Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Faça uma pergunta!
Tela cheia

Como inserir novos empreendimentos no CIRANDAS?

21 de Agosto de 2013, 13:06 , por Daniel Tygel - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 733 vezes

Formas de entrada no CIRANDAS

Há muitos empreendimentos solidários que não estão no CIRANDAS, e uma pergunta muito comum é a seguinte: Como inserir um novo empreendimento solidário no CIRANDAS?

Antes de mais nada, é importante saber com clareza o que é Economia Solidária e o que é um empreendimento de Economia Solidária. Para isso, sugerimos fortemente a visita à página do FBES - Fórum Brasileiro de Economia Solidária, especialmente no link "sobre o FBES", em que você pode encontrar a Carta de Princípios da Economia Solidária.

Quanto à definição do que é um Empreendimento de Economia Solidária, sugerimos a consulta ao relatório da V Plenária Nacional de Economia Solidária, que define, no último capítulo (item 4.3.1), os critérios definidos pelo FBES para a definição do que é um empreendimento solidário.

Se você já sabe o que é a Economia Solidária e acredita que o seu empreendimento é um empreendimento de economia solidária, veja abaixo as duas maneiras possíveis de se inserir um novo empreendimento no CIRANDAS:

1. Através dos Fóruns Municipais, Microrregionais e Estaduais de Economia Solidária

O FBES é composto por dezenas de Fóruns Locais de Economia Solidária, nos 27 estados do país.

Os Fóruns de Economia Solidária podem indicar empreendimentos para entrada direta no CIRANDAS. Para saber como veja orientações de envio em: http://cirandas.net/novosees/orientacoes-para-indicacao-de-ees-pelos-foruns-estaduais-de-economia-solidaria

Sugerimos que o seu empreendimento de economia solidária participe do Fórum de Economia Solidária mais perto de vocês, tanto para participar dos rumos do movimento da Economia Solidária, como para se articular com outros atores que praticam a economia solidária, seja na comercialização, na produção, no consumo ou na assessoria e apoio à economia solidária.

Conheça as principais bandeiras e prioridades do FBES no relatório da IV Plenária Nacional de Economia Solidária e na V Plenária Nacional de Economia Solidária, e a agenda na última carta da Coordenação Executiva do FBES.

Saiba onde está o Fórum Local de Economia Solidária (com telefones, e-mail e endereço) mais próximo consultando nosso farejador dos Fóruns Locais de Economia Solidária, acessível em www.fbes.org.br/foruns .

 

2. Via o mapeamento da Economia Solidária

A base inicial de mais de 21 mil empreendimentos solidários no CIRANDAS foi fruto do I mapeamento da Economia Solidária, realizado entre 2005 e 2007 numa parceria entre a Secretaria Nacional de Economia Solidária e o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (www.fbes.org.br).

Uma nova etapa do mapeamento foi realizada de dezembro de 2009 até início de 2013, e os empreendimentos de economia solidária mapeados nesta fase também estão inseridos no CIRANDAS.

Caso seu empreendimento solidário não tenha sido mapeado é possível preencher o formulário de auto-declaração que se encontra na seguinte página:

http://www.sies20.mte.gov.br/?ido=ees.formulario

 Assim, a base de dados do novo mapeamento e as indicações dos fóruns foram atualizados e adequados com a base de dados existente no Cirandas.

3. Solicitação pelo empreendimento solidário

Os empreendimentos também podem enviar uma solicitação de entrada no Cirandas a partir do formulário: http://cirandas.net/novosees/solicitacao-pelo-empreendimento-de-economia-solidaria. Após a solicitação, a mesma será referendada junto ao respectivo fórum estadual, que então irá entrar em contato com a iniciativa solidária, para efetivar a inclusão no Cirandas.


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar