Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
ou

"Ascoma"

A Rede Matarandiba!

O Projeto Rede Matarandiba de Economia Solidária e Cultura, iniciado em agosto de 2007, é voltado para o apoio e fortalecimento para desenvolvimento da comunidade de Matarandiba, no município de Vera Cruz - BA. Esse processo começou com a formalização da ASCOMA, com a criação do Banco Ilhamar e do Infocentro. De lá para cá essa ...

Galeria

Blog da Ascoma

Tela cheia

Quem somos

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2893 vezes

 

 

 

 

 

 

 

A Associação Comunitária de Matarandiba - Ascoma, é uma associação civil de direito privado, de caráter social e sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, que tem por finalidade principal estimular e desenvolver o exercício da cidadania, através da educação social para melhoria da qualidade de vida da população de Matarandiba, comunidade situada a contra-costa da Ilha de Itaparica.

A Ascoma foi criada em 2007, a partir de uma reunião informal de um grupo de pessoas do local que desejava buscar formas de responder a necessidades da comunidade pesqueira quanto a aspectos infraestruturais, educacionais, políticos e ambientais. Para alcançar seus objetivos, regularizou-se juridicamente e deu origem a  Ascoma.

A Associação hoje tem sua forma de trabalho embasa nos princípios da Economia Solidária e participa ativamente de um processo de desenvolvimento comunitário, iniciado com a sua criação, através da criação de uma Rede Local de Economia Solidária, que nada mais é do que um conjunto articulado de empreendimentos solidários e associações que trabalham em diversos segmentos para o desenvolvimento local.

A Rede Matarandiba estimula a geração de trabalho e renda vinculada ao próprio desenvolvimento humano na comunidade, através da constituição de empreendimentos sócio-produtivos voltados preferencialmente para produção e consumo local, da criação de iniciativas de natureza cultural, política e/ou ambiental dedicadas também à gestão de serviços à comunidade.

A Ascoma obteve em 2013 o título de Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), o que é um reflexo do seu trabalho inovador, democrático e contínuo.

 


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.