Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia

P: De onde vem sua proteína? R: Não vem da sua gordura! ;-)

17 de Março de 2010, 21:00 , por Aurélio A. Heckert - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 5682 vezes

O Dr. George Guimarães escreveu o artigo "Dietas vegetarianas: primeiras perguntas e a pergunta mais importante" para o portal ANDA com informações bastante interessantes para os que ainda não tiveram acesso a informações adequadas sobre vegetarianismo. Vou aproveitar para focar só na questão "Proteína, Ferro, Cálcio, Caloria e Gordura".

As pessoas costumam a ver certos alimentos como detentores (praticamente monopolistas) de certos nutrientes:

Carne como sinônimo de proteína e ferro. Leite como sinônimo de cálcio.

Enquanto na verdade...

  • Proteína: existe em qualquer ser vivo (biologia básica) e estas são formadas por aminoácidos (também vê-se na escola). As proteínas da carne são quebradas em aminoácidos para a digestão, assim como as proteínas vegetais. As fontes vegetais provêem todos os aminoácidos essenciais.
    Fontes Vegetais (ricas): Castanhas, nozes, amêndoas, sementes (como a de gergelim e a de girassol), feijões, grão-de-bico, lentilha, ervilha, soja e derivados são todos fontes riquíssimas de proteínas.
  • Ferro: O ferro de fonte vegetal é absorvido em equilíbrio com a necessidade do corpo (tudo em excesso faz mal).
    Fontes Vegetais: os mesmos das proteínas e vegetais verdes-escuros, no melado-de-cana e nas frutas secas.
  • Cálcio: é verdade que a indústria do leite se esforçou bastante para hoje acreditarmos que o leite tem o monopólio do cálcio, até filmes foram feitos para reforçar essa idéia. É estranho considerar isso lembrando que o ser humano é o único animal que bebe leite depois da infância e não tinha esse hábito a poucos séculos atrás.
    Fontes Vegetais: leguminosas, oleaginosas, vegetais verdes-escuros, melado-de-cana e frutas secas, ou seja, as mesmas fontes de ferro.

"É justamente esse o motivo que explica o fato de os veganos terem um risco muito baixo de desenvolver anemia, pois os alimentos vegetais são sempre muito ricos em ferro e vêm acompanhados do cálcio", disse o Dr. George.

O problema do onivorismo:

  • Leite: é rico em cálcio e pobre em ferro.
  • Carne: é pobre em cálcio e rica em ferro.

E em comum leite e carne são ricos em gorduras (especialmente a saturada) e colesterol, e são pobres em fibras e substâncias antioxidantes.

Esclarecendo: Gorduras (especialmente a saturada), são perigosas para a saúde (não só para gordinhos) e antioxidantes são fundamentais para prevenir as doenças do envelhecimento.

Transcrição ipsis litteris do Dr. George:

A conclusão é que para obter esses dois minerais em uma dieta onívora é preciso comer mais calorias, com mais gorduras e sem substâncias protetoras. Já em uma dieta vegana, esses nutrientes podem ser obtidos nos mesmos alimentos, acompanhados de menos calorias, menos gordura e uma abundância de fibras e substâncias com efeito antioxidante.

É claro que qualquer dieta precisa de cuidado (inclusive a onívora), mas não use o estudo como argumento contra o vegetarianismo. Isso seria só mais uma representação da ignorância.

E fechando com Dr. George:

Quando uma dieta vegana é praticada com critério, temos essas características positivas, e o resultado, além de ter garantida a ingestão dos nutrientes essenciais, é a redução do risco de desenvolver doenças crônicas e degenerativas tais como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e algumas formas de câncer.

...a investigação científica atual já esgotou o tema em sua maior parte, superando a pergunta “é possível ser vegetariano?” para dar lugar à pergunta “por que os vegetarianos gozam de melhor saúde?


Categorias

Alimentação, Cultura, Saúde, Cultura
Tags deste artigo: proteína ferro cálcio caloria gordura leite carne vegetarianismo

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    Aurium

    meu Identi.ca

    404 Not Found