Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Empreendimento de Economia Solidária

COAPRE Empreendimento de Economia Solidária

Tela cheia

A Coapre, um pouco de história

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2395 vezes

 

A COAPRE é uma organização sem fins lucrativos; nasceu da necessidade de organizar para comercializar a produção dos agricultores familiares e amenizar a exploração dos atravessadores que reduz o valor de seus produtos desestimulando a atividade rural. Desde o início da década de 90 que os trabalhadores rurais organizados em sindicatos e outras organizações da região discutiam formas de organizar-se para comercializar conjuntamente.

Foram feitas algumas tentativas para comercialização conjunta pelos sindicatos da região encontrando vários empecilhos na realização da operação. Diante do insucesso na comercialização chegaram à conclusão que, teria que criar uma organização especificamente para este fim.

Foi quando a Articulação Sindical Rural da Região do Lago de Sobradinho colocou no seu planejamento para mobilizar, discutir e organizar um grupo de trabalhadores/as com a finalidade de fundar uma Cooperativa e assim teríamos pessoas específicas para organizar os trabalhadores na luta por uma razão tão nobre e necessária para mudança de mentalidade e de vida  no semi-árido.

A COAPRE foi fundada em abril de 2003, com o propósito de desenvolver atividades pecuárias, agrícolas, agroindustriais e comercialização, tendo como carro chefe a caprina-ovinocultura cuja atividade é praticada em alta escala e principal fonte de renda dos agricultores familiares.

Ainda em 2003, a COAPRE iniciou os trabalhos com o beneficiamento de frutas nativas com um grupo de 18 famílias na fabricação de doce, geléia, compotas, polpa e suco de imbu. Esse trabalho era realizado em uma sala emprestada pelo STR de Remanso, onde as famílias realizavam o beneficiamento das frutas. Com o crescimento do beneficiamento e a implantação de infra-estrutura hoje a cooperativa realiza a comercialização dos produtos para a CONAB e a distribuição nas escolas dos municípios de Remanso, Casa Nova e Pilão Arcado.

Hoje a cooperativa comercializa com a CONAB através do PAA (programa de Aquisição de Alimentos) a compra direta para doação simultânea dos produtos para merenda das escolas e creches (suco, doce, geléia, compota e polpa de umbu e mel e farinha para o estoque regulador). Também dispõe de uma lojinha com todos os produtos já citados e mais artesanato que funciona como vitrine dos produtos da agricultura familiar e venda a varejo.

 


Categorias

Bahia, Agropecuária, Alimentação, Cadeia da fruta, Cadeia do mel, Pesca, Agricultura Familiar, Agroecologia, Comércio justo e solidário, Consumo ético e solidário, Produção, comercialização e consumo
Tags deste artigo: bahia lago de sobradinho cooperativismo solidariedade