Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

 

Voltar a COGEFUR
Tela cheia

COGEFUR participa do II Seminário de Fundos Solidários do Nordeste em Fortaleza-CE

12 de Março de 2015, 10:19 , por Conselho Gestor do Fundo Rotativo - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 16 vezes

Integrantes e representantes de organizações sociais, grupos e comunidades urbanas e rurais reuniram-se entre dias 07 e 09 de maio, em Fortaleza-CE para a realização do II Seminário de Fundos Solidários.

O II Seminário de Fundos teve como objetivo dar visibilidade às experiências para a agroecologia, convivência com o semiárido, auto-gestão, protagonismo de mulheres, jovens, comunidades tradicionais e para a segurança alimentar e nutricional; socializar os resultados do Mapeamento dos Fundos Solidários na Região Nordeste; construir estratégias de articulação das experiências de Fundos Solidários na Região Nordeste e, elaborar estratégias para incidência na construção de Políticas Públicas para o fortalecimento dos Fundos Solidários no NE.

"A burocracia e as exigências de documentação pelos bancos são as queixas mais comuns dos agricultores e agricultoras na hora de acessar o crédito oficial. Mas, para muitas famílias e grupos, os fundos rotativos solidários têm sido um caminho para desenvolver projetos associativos e comunitários, visando o fortalecimento da agricultura familiar e a melhoria das condições de vida das comunidades.

 

A experiencia dos Fundos Rotativos Solidários existe em todo o Brasil e é bastante presente em comunidades rurais do Nordeste. Em um estudo publicado em março de 2006, Selvino Heck, assessor especial da Presidência, estima que existam hoje na região cerca de 180 organizações que trabalham apoiando iniciativas de fundos solidários.

De 2006 a 2008 foram investidos R$ 50 milhões em projetos nessa área, em todos os estados da região, através do Programa de Apoio a Projetos Produtivos Solidários, financiado pelos ministérios do Desenvolvimento Social (MDS) e do Trabalho e Emprego (MTE).

Os recursos do Programa são acompanhados por um comitê formado por representantes da sociedade civil ( Articulação no Semiárido Brasileiro, Fórum Brasileiro de Economia Solidária, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), do MDS, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), ligada ao MTE. 

Segundo o representante da Articulação no Semiárido (ASA) no comitê gestor dos fundos solidários e membro do Patac, José Waldir Costa, a experiência do fundo rotativo solidário pode se iniciar com a captação de recursos junto a entidades apoiadoras. Nesses casos, o valor investido será devolvido pelas famílias beneficiárias para uma espécie de caixa coletiva e será utilizado em favor de outras famílias ou para outras necessidades da comunidade. É possível ainda organizar um fundo através de arrecadação financeira,feita na própria comunidade, onde cada família entra com uma cota estabelecida de acordo com suas possibilidades.

Waldir Costa também lembra que para uma comunidade iniciar um trabalho com fundo solidário é preciso que ela tenha capacidade de se mobilizar e se organizar. Ele ressalta ainda que muitas ações não dependem de recursos financeiros, ou seja, o fundo pode ser criado a partir da doação de material, sementes ou mão-de-obra da própria comunidade."

Na plenária final do seminário foi eleita uma delegação para o II Seminário Nacional de Fundos Solidários em Brasília-DF, onde representações do COGEFUR compuseram tal delegação.

Para conferir a Carta do II Seminário dos Fundos Solidários da Região Nordeste, clique: http://caritas.org.br/wp-content/uploads/2013/05/CARTA-DOS-FUNDOS-SOLID%C3%81RIOS-1505.pdf

Fonte:http://caritas.org.br/fundos-rotativos-solidarios-trazem-melhorias-para-comunidades-do-nordeste/1028

 


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar