Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

 

Voltar a COGEFUR
Tela cheia Todas as versões

II Seminário do COGEFUR na Cidade de Caldas do Jorro-BA

7 de Abril de 2013, 21:35 , por Conselho Gestor do Fundo Rotativo - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 25 vezes

Entre os dias 04 e 05 do mês de Abril do ano de 2013, foi realizado o II Seminário do Conselho Gestor do Fundo Rotativo (COGEFUR), na cidade de Caldas do Jorro-BA. A atividade tinha como objetivo discutir as futuras mudanças das linhas de crédito do COGEFUR e, posteriormente, a crianção de novas linhas de crédito, a fim de viabilizar o atendimento ás demandas emergentes das Organizações Sociais filiadas ao Fundo. 

 

Na oportunidade estavam presentes 20 (vinte) Organizações, a saber: Cooperativa de Crédito Rural de Serrinha (ASCOOB Sisal); Cooperativa de Crédito Rural do Vale Itapicuru (ASCOOB Itapicuru); Cooperativa de Crédito Rural de Costa do Dendê (ASCOOB Costa do Dendê); Cooperativa de Crédito Rural de Governador Mangabeira (ASCOOB Paraguassu); Cooperativa de Crédito Rural de Barra do Choça (Credibarra); Cooperativa de Crédito Rural de Poço Verde-SE (COOPEC); Cooperativa de Crédito Rural do Norte Ipapicuru (CREDINORTE) Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares das cidades de: Ichu-BA; Serrinha-BA; Araci-BA; Retirolândia-BA; Conceição do Coité-BA; Quijingue-BA; União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES); Movimento de Organização Comunitária (MOC); Cooperativa de Trabalho e Assistência á Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI); Cooperativa Mista Agropecuária de Ichu (COMAPI); Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Serrinha-BA (MMTR); Associação dos Pequenos Agricultores (APAEB) de: Serrinha-BA e de Araci-BA.

A metodologia das atividades constituiu-se na formação de dois Grupos de Trabalhos (GT's), onde os mesmos analisaram e ponderaram acerca dos pontos relevantes e das lacunas de cada linha de crédito: o teto; os juros; a garantia; o prazo de reembolso; o perfil da linha; etc. A discussão foi encaminhada para a plenária final, para que os encaminhamento fossem aprovados, posteriormente, na próxima assembléia do COGEFUR, tendo em vista que a assembleia constitui-se em um espaço deliberativo e, o seminário apenas consultivo.

As linhas de crédito rural do COGEFUR abrangem desde jovens indicados pelo Coletivo Regional de Jovens (CMJ); mulheres indicadas pelo MMTR, até agricultores e agricultoras de modo geral, na condição de associados às Cooperativas de Crédito de seu município.

 

O marco do seminário foi a estruturação da linha de crédito "Fundo de Aval e Alavancador de Crédito (FAAC)", a qual destina-se ás cooperativas de crédito, onde o COGEFUR se coloca na condição de avalista das mesmas, possibilitando a estas organizações o acesso ás operações de capitalização de cotas por parte da Desenbahia. 

 


Categorias

Finanças Solidárias, Economia, Formação, Organização do movimento

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar