Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Empreendimento de Economia Solidária

COOFELIZ Empreendimento de Economia Solidária

Tela cheia

Quem somos

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 42 vezes

A Cooperativa da Agricultura Familiar Solidária de Espera Feliz – COOFELIZ foi constituída em 2006 com o objetivo de promover a comercialização dos agricultores familiares. A criação da COOFELIZ foi uma estratégia de criar mecanismos de acesso a mercados para os produtos agroecológicos produzidos pela sua base de associados.

Coofeliz - Agricultura Familiar

A base social da cooperativa é constituída por agricultores e agricultoras dos municípios de Espera Feliz, Caiana, Caparaó e Alto Caparaó, no estado de Minas Gerais. A COOFELIZ possui 121 sócios registrados, engloba em torno de 400 famílias envolvidas em processos associativos e tem um enorme contingente potencial para ser incluído no processo. Existe uma interação da cooperativa e do conjunto de organizações locais com as políticas públicas da agricultura familiar. Essas relações são marcadas por uma tentativa de interação entre as organizações locais e por novos aprendizados coletivos, especificamente no que se refere à gestão da COOFELIZ.

 Objetivo da cooperativa

A COOFELIZ, no cumprimento de suas atribuições de organização econômica coletiva, tem como objetivo a melhoria das condições de vida dos agricultores e agricultoras familiares dos municípios que compõem o seu quadro social, a partir da comercialização de seus produtos e de assessoria técnica relacionada ao manejo agroecológico.

Para o cumprimento de tal objetivo, a entidade promove a organização econômica e social de seus associados, a partir de processos educativos voltados para a organização da produção, busca a agregação de valor aos seus produtos e promove acesso a mercados específicos, gerando renda e, por conseguinte, qualidade de vida a seus associados.

Ações da cooperativa

As ações da COOFELIZ são permeadas pelos princípios da economia solidária e da agroecologia.

Dessa forma são beneficiados:

  • a comunidade, com o consumo de produtos sem agrotóxico
  • o meio ambiente, que é respeitado a partir do manejo adequado do solo
  • os sócios envolvidos, com a geração de renda
  • a sociedade, a partir de suas ações públicas, de caráter social e econômico, elaboradas com vistas a consolidar uma proposta que busca processos de desenvolvimento local sustentável.

Coofeliz - Agricultura Familiar

Essas ações possuem expressões:

 Atividades da cooperativa

A COOFELIZ desenvolve atividades junto a seu quadro social com uma perspectiva de construção de processos educativos que respondam às demandas dos próprios agricultores, mais especificamente às demandas das famílias atendidas pela cooperativa.

Coofeliz - Agricultura Familiar

No que se refere aos processos formativos, a cooperativa estabelece intercâmbios de conhecimento entre agricultores, estudantes e técnicos. Trata-se de experimentações participativas com inovações tecnológicas de base ecológica que possibilitam a ampliação da produção em base agroecológica. A partir desses intercâmbios, ampliam-se a utilização da biodiversidade e de técnicas de manejo apropriadas aos sistemas de produção de base ecológica. Nesse processo formativo tem-se a parceria da Universidade Federal de Viçosa, do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata – CTA-ZM e de organizações locais, como o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura Familiar – SINTRAF e a Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária – CRESOL.

 


Categorias

Comércio justo e solidário, Agroecologia, Agricultura Familiar, Região Sudeste, Agropecuária, Alimentação

Nenhum artigo selecionado ainda.