Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Coopecon Empreendimento de Economia Solidária

Tela cheia

Quem somos

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 851 vezes

Sediada em Ituberá, na Bahia a Cooperativa dos Aquicultores de Águas Continentais (Coopecon) foi criada em 14 de outubro de 2010, quando 22 sócios se reuniram para a formalização da cooperativa, sendo que, em janeiro de 2011, a cooperativa iniciou os trabalhos aquícolas. Com forte atuação em planejamento de produção, assistência técnica e estabelecimento de parcerias com clientes diferenciados, a cooperativa reúne 79 produtores em seu quadro social, localizados em 15 comunidades e assentamentos rurais nos municípios de Ituberá, Igrapiúna, Ibirapitanga, Camamu, Taperoá, Valença, Piraí do Norte e Dário Meira, com a expansão qualificada da base produtiva, com vistas a favorecer a sustentabilidade econômica.

PREMISSAS: 

A Coopecon tem como pilares à Confiança, a Honestidade, a Ética, a Transparência, a Parceria, além da Responsabilidade Socioambiental.

MISSÃO:

Oferecer ao consumidor final através de um pescado certificado, rastreável e de alta qualidade, a oportunidade de aderir direta e efetivamente a um Processo de Inclusão Social relevante de aquicultores familiares, contribuindo assim para o surgimento de uma nova classe média rural.

VISÃO:

Ser uma Cooperativa pioneira no desenvolvimento social e regional através da produção de peixes, transformando-os em pescado de alto valor agregado, certificado e rastreável, com relevância Socioambiental.

FOCO:

Através da produção de organismos aquáticos de água doce, assegurar a inclusão social de famílias em assentamentos rurais, elevando-as a uma condição de classe média rural brasileira digna.

NEGÓCIO:

Estruturar uma base produtiva sólida, ampliando a produção e o número de cooperados, consolidando um modelo produtivo, com indicadores zootécnicos e econômico-financeiros que garantam a sustentabilidade da Coopecon, oferecendo aos clientes e investidores sociais produtos, de relevância socioambiental, certificados e rastreáveis.

Cooperativa Estratégica da Aquicultura (CEA)

Por que Estratégica?

A própria definição nos direciona ao conceito:

“Estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico”.Fonte:significados.com.br.

Logo, a Cooperativa Estratégica da Aquicultura (CEA) vem com o objetivo de reunir todos os setores necessários para garantir aumento de produtividade, agregação de valor aos produtos, melhores preços de venda, garantindo assim a perpetuidade do negócio para satisfazer os clientes e aumentar a renda do cooperado, e assim, melhorar a qualidade de vida das unidades- Família (UF), fixando o homem no campo e criando uma nova classe média rural.

Sua estrutura esta dividida em:

  • Setor Primário:

É a Assistência técnica, que no projeto é composto por um Líder Educador e seus Assistentes Educadores;

Estes estão diretamente ligados aos cooperados, educando-os quanto às melhores práticas aquícolas familiar e social.

  • Setor Secundário:

É a Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP), que é responsável por todo beneficiamento da matéria-prima, ou seja, o cultivo dos cooperados. Na UBP a tilápia inatura é transformando em filé, óleo e farinha de peixe.

 Com foco em agregação de valor e aumento de renda do cooperado.

  • Setor Terciário:

É responsável pela comercialização dos produtos, visando fechar parcerias sociais, e assim melhores preços de venda, pois não é exposto apenas um produto e sim um projeto de desenvolvimento integrado e sustentável, com inclusão social e preservação ambiental.

Localização

O Baixo Sul é formado por 15 municípios, localizados no leste do estado da Bahia. Cerca de 360 mil pessoas vivem na região por meio da agricultura diversificada enquanto que nas áreas litorâneas, da pesca e do turismo. Com uma condição natural ímpar, o território do Baixo Sul é um mosaico de Áreas de Proteção Ambiental (APA). É nesta região que estão concentrados os aquicultores da Cooperativa dos Aquicultores de Águas Continentais (Coopecon) distribuídos em comunidades de 7 (sete) municípios da região.

Municípios e comunidades atendidas:

Ituberá: Assentamento Josiney Hipólito; Assentamento Lucas Dantas e comunidade Riachão;

Igrapiúna: Assentamento Mata do Sossego, Fazenda Reunidas Vale do Juliana;

Ibirapitanga: Fazenda Paineiras e Comunidade da Serra da Papuã;

Camamu: Assentamento Zumbi dos Palmares;

Taperoá: Assentamento 17 de Abril e Comunidade de Areão;

Valença: Comunidade de Lagoa Dourada; Maricoabo;

Piraí do Norte: Comunidade Vale do Riachão;

Dário Meira: Fazenda boa esperança.

Cooperado

Os cooperados da Coopecon são produtores rurais, oriundos de assentamentos organizados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA),comunidades tradicionais, que viviam basicamente com renda média inferior a um salário mínimo, que estão localizados no Baixo Sul e Litoral Sul da Bahia. Algumas destas comunidades estão localizadas em regiões com potencial turístico e utilizam deste potencial para complementar a renda familiar.

A inclusão de unidades-família de origem aquícola, sediadas no campo, com a organização da cadeia produtiva da aquicultura, estruturada de modo associativista através de cooperativa e suas alianças com o setor produtivo, são o grande diferencial do programa, que permite através de um processo socioeducativo, valorizar o homem do campo e inseri-lo em uma atividade produtiva, geradora de trabalho e renda, promovendo a inclusão social e a cidadania em uma área de proteção ambiental em favor do desenvolvimento local sustentável.