Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Voltar a Barra do Gil
Tela cheia

Descrição

8 de Outubro de 2014, 8:06 , por Daniel Silva Pinheiro - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 155 vezes

 

A localidade de Barra do Gil é uma das maiores e mais tradicionais da Ilha. Fica localizada entre a Penha e Taipoca. Barra do Gil é uma localidade bastante popular. Por ter uma extensão considerável de praia, o visitante que quer curtir o mar da Barra do Gil pode escolher entre ficar numa zona com maior movimentação, som e barracas, que é a mais próxima ao centro da localidade, ou se instalar num local menos movimentado e sem barracas, que é o lado mais próximo à praia da Penha.

 

Em boa parte da Barra do Gil, entre a faixa de areia e as ruas da localidade, existem diversos coqueiros, o que oferece uma bonita paisagem para quem visualiza a extensão da praia. O que adiciona ainda mais valor a essa paisagem é o seu mar com águas bastante tranquilas e mornas, com ondas pequenas, tem tons azulados e esverdeados, sobretudo quando a maré está esvaziando e em dias ensolarados.

 

Dona Catita 

Dona Catita, talvez a pessoa mais idosa da comunidade, guarda a memória do local e conta causos que ajudam a imaginar a Barra do Gil de outrora.

 

Barra do Gil possui um mar abrigado por uma faixa de recifes de corais que ficam próximos à areia da praia, a menos de 500 metros. Por isso, quando a maré está vazia, as pessoas costumam ir até os corais, o que é possível de se fazer andando, pois a água não passará da altura dos joelhos de uma pessoa adulta. Há um banco de areia que serve de caminho até lá. Nas pedras será possível observar peixes diversos, ouriços-do-mar (ou Pinaúnas, como são chamadas na localidade), além de, com alguma sorte, estrelas-do-mar, enguias e polvos. Por isso, vale a pena levar óculos de mergulho para poder visualizar melhor por baixo das pedras e entre os corais.

 

 

Em Barra do Gil você encontrará a Associação das Mães da Barra do Gil, ONG local que desenvolve diversos trabalhos comunitários que envolvem dança, biblioteca e etc. 

 

Do outro lado da BA 001 se encontra um local chamado Porrãozinho onde antigamente as pessoas da Barra do Gil iam pegar água da fonte que lá existe. Além disso, no Porrãzinho existe um morro do qual é possível ter uma vista panorâmica da Barra do Gil, do mar e de Salvador.

 

Vista do Porrãozinho

 

Quer adicionar mais informações sobre Barra do Gil a essa descrição? Envie um comentário!

 

 


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar