Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Voltar a Tairu
Tela cheia

Descrição

24 de Março de 2015, 18:22 , por Tiago Rodrigues Mendes - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 267 vezes

Situada ao sul da Ilha de Itaparica, Tairu é um lugar de histórias e belezas. A origem de seu nome tem algumas explicações, uma delas, segundo Ângela da Silva Moreno, moradora do local, se relaciona com o nome de um fruto que brota na praia, o airu. Naquele tempo as pessoas juntavam-se para colher esta fruta e assim batizaram o nome da localidade – Tairu.

 

 

As histórias sobre Tairu começam a ser relatadas a partir de 1880 quando uma família que tinha o sobrenome de Lima ocupou um pedaço de terra denominado Fazenda Matange, onde, segundo Neuza Monteiro da Conceição Lima, o patriarca possuía alguns escravos que posteriormente foram alforriados. Neuza ainda relata que logo vieram outros parentes da família e como apenas morava esta família nesta região da Ilha, houve muitas núpcias com os próprios aparentados, aumentando o número de “Limas” na localidade. Ainda recentemente, segundo os moradores locais, mais da metade das pessoas que viviam em Tairu, possuíam o sobrenome Lima, decorrente da maneira como a localidade foi povoada.

 

Uma história bastante interessante é a dos “mestres de Tairu”. Há registros que os primeiros mestres da localidade foram o Sr. Barreira, Sr. Carlinhos, Ceará e Lai e segundo o mestre Ceará, este título é dado ao pescador que detinha algumas competências, como: saber o ponto certo do peixe, saber navegar e se livrar de tempestades, saber o mês de cada peixe, o local onde o pescado se encontra e a posição da maré ideal para cada tipo de pescaria sendo, também, responsável pela divisão do pescado entre os pescadores e tripulantes da embarcação. Quando possível os mestres ofereciam pescados pequenos para moradores locais e ainda, eram tidos como homens que serviam como referência de boa conduta aos moradores locais.

 

Além das histórias, outro grande atrativo de Tairu é sua praia com águas tranquilas com a maré baixa e com uma boa extensão de areia, o que favorece a prática de esportes como frescobol. A praia conta com barracas e bares que servem alimentos e bebidas.

 


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar