Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

CBA 2019

Voltar a notas
Tela cheia Sugerir um artigo

SÍNTESE de reunião de 18 de julho

5 de Agosto de 2019, 11:35 , por Marcelo Inácio de Sousa - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 197 vezes
Licenciado sob CC (by-nc-sa)

Data: 18/JUL/19 | Início: 19h30; Término: 20h45
FOCO: Elaboração da atividade "Enlace pela Sustentabilidade - Outras Economias Transformadoras" no CBA 2019
PARTICIPANTES: Marcelo, Sashi, Rosinha, Júlia, Cristina, Alice, Jéssica, Rafaele, Fernando, Geovania, Leonardo, Juliana, Elisa.
LOCAL: videoconferência - web

### DIÁLOGOS E INFORMES

& ROSINHA: tinha um grupo relativamente pequeno em Santa Maria/RS, CEDAC (Centro de Ação Comunitária)... plataforma MercoSul Social Solidário (soberania alimentar e economia solidária) tem programado 2 encontros, Seminário Internacional um em Maricá 29/NOV com 150 pessoas seminário aberto. Dia 30, Fórum MercoSul, na UFRJ, das Economias Transformadoras, com os quatro núcleos, Dias 27 e 28 tem um intercâmbio sobre soberania alimentar.
& SASHI: vai ter Congresso de 4 a 7, na semana seguinte tem um festival de artes de são cristõvão, a primeira cidade de sergipe, que está na 30ª ... espaço do CBA neste Festival, mas ainda está se construindo isso em parceria com a Prefeitura de São Cristóvão (Aldeia CBA dentro do Festival).
& GEOVANIA: é uma SPG, vai se tornar uma OPAC (Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade), tem sonhado bastante com a proposta de CSA, para organizar outros tipos de relacionamento consumidor e produtor.
& JÉSSICA: trabalha com consméticos naturais, consumo consciente, matérias primas com projetos sociais, alguns com certificação agroecológica, tem levado para Santos os produtos do cerrado, da amazônia, da caatinga.
& CRISTINA: participou da rede de agroecologia povos da mata (é uma OPAC), o tema da economia solidária, moeda local, grupo de estudos sobre economia. de chegada em recife.
& RAFAELE: fazer um diálogo na próxima reunião com a plataforma do mapeamento.
& MARCELO: explanação sobre o histórico da conversa do Enlace. Economia Solidária para um congresso de agroecologia, agenda comuns, etc. A proposta de economias transformadoras gerou uma nova dimensão. O mapa da agroecologia: conseguir perceber no tempo e no espaço as práticas que estão sendo colocadas em movimento. A ferramenta do mapa já existe, e é uma bos oportunidade de fazer uma articulação. Este são os eixos: identificar e reconhecer as práticas sociais das economias transformadoras; agenda comum e projeto de integração;
& LEONARDO: fortalecer o diálogo temático sempre com a comercialização dos produtos.
& MARCELO: memória sobre o encontro Diálogos e Convergências de 2011 (*)
& ROSINHA: muito importante não colocar só a oportunidade de comercialização, porque o momento é propício para colocarmos a economia solidária como proposta de vida. Vale acentuar que todo mundo que vai para a atividade, mesmo aqueles que estão na comercialização, que participe das conversas que forem sendo realizadas. A transformação acontece se a gente tiver os espaços de discussão e ficar aberto para outras experiências.
& RAFAELE: estive no ENA e lá houve um (1) dia para a comercialização - seria muito positivo se o grupo da comercialização pudesse inclusive participar da construção coletiva do espaço de comercialização, que pode ter trocas. A gente teve experiência de construção de uma moeda que convergia e não deu certo (biodiversa) - plataformas que conecte as perspectivas e formas de serviços para encaminhar a proposta.
& SASHI: vai ter edital para atividades autogestionadas. pensar a feira como espaço de convergência com a população - venha visitar a feira e os ambientes permanentes (é o coração do CBA). Começa no dia 4 (montagem) e com a abertura a feira começa. de dia na Universidade (19h) e de noite no bairro Rosa Elze (na praça) que faz parte de São Cristóvão (na grande aracaju). No Dia 6, no centro de aracaju, perto do mercado central, na praça que é o marco zero de aracaju. A moeda social é uma proposta que a gente já vinculou, mas não temos o "CPF" que vai tomar conta disso. Não tem no estado uma experiência disso e precisa encontrar alguém que cuide desse processo. Podemos ter um dia das trocas, ou um momento das trocas, onde sentariam todos os grupos da feira pela manhã para colocar todo mundo junto. tenha pelo menos duas pessoas para revezar entre feira e atividades. Tem a ideia de preparar um edital fazendo o chamamento. ainda estamos matutando isso para construir a feira (tem a comissão de feira arte e cultura). 25 barracas por região e mais 25 barracas para grupos de sergipe.
& SASHI: no congresso o mapa vai estar ativo e funcionando.
& ROSINHA: apresentando experiências inovadoras; moeda social de Maricá.
& JÉSSICA: experiência do banco de tempo.
& ELISA: experiência de trocas de resíduos por descontos ou para o fortalecimento da feira, inscrição para participação em oficinas, descontos nos produtos.
& CRISTINA: a gente tem uma moeda no sul da Bahia que é o LETS, é eletrônica. Me questionei um pouco como seria o funcionamento de uma moeda em um momento curto, apenas 5 dias. Tem uma coisa interessante para apresentar que são os Circuitos Agroecológicos, o transporte de alimentos de uma rede para a outra, a gente tem feito uma experiência de transporte Nordeste - Sul, e podemos ampliar para essa plataforma. Dá para soltar a ideia e ir construindo aos poucos.
& LEONARDO: experiências em uma instalação pedagógica.
& GEOVÂNIA: é também relevante trazer uma experiência simplificada, porque não temos vivência sobre isso e uma apresentação significa alguma coisa.

 

(*) INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Carta Política do Encontro Nacional de Diálogos e Convergências – Agroecologia, Saúde e Justiça Ambiental, Soberania Alimentar, Economia Solidária e Feminismo, ocorrido em Salvador/BA entre os dias 26 e 29 de setembro de 2011, e que contou com a participação de 300 pessoas vindas de todo o Brasil. Esta carta não é apenas um texto. Por trás dela há um grande trabalho colaborativo e a perspectiva de importantes desdobramentos para o futuro! O Encontro Diálogos e Convergências é fruto de uma construção coletiva de quase dois anos. Nesse período, as nove redes, movimentos e fóruns promotores vivenciaram e exercitaram o diálogo entre si, a partir de suas diferentes formas de organização, bandeiras e linguagens, em um clima de consenso e abertura ao longo de todo o processo, com disposição para superar os desafios que iam surgindo a cada etapa da jornada.

[+] LINK para grupo de WhatsApp:

### ENCAMINHAMENTOS

... ver quais são as informações para cadastrar no Agroecologia em Rede. para iniciar nosso mapeamento, preparando uma fichazinha para levar ao congresso e cadastrar, nesse processo vamos envolvendo outras pessoas tb.
... organização do trabalho de mapeamento.
... definir quem é o CPF que vai trabalhar a moeda social (finanças solidárias) em Sergipe.
... compartilhar os formulários de inscrição de atividades autogestionadas para iniciativas inovadoras e experiências em desenvolvimento.
... Circuitos de comercialização dos SPGs.
... garantir espaço para receber oleos, na linha da troca dos recicláveis.
... que outras agendas de trabalho comum, grupos menores conversando por região.

### TAREFAS

[  ] SASHI: diálogo com a turma do mapa
[  ] RAFAELE: vai ficar responsável por costurar a barraca que receberá recicláveis, em especial óleo.
[  ] TODOS: trazer pronta a proposta de atividade para aprovação coletiva.
[  ]
[X] MARCELO - Relatoria e compartilhamento de áudio e textos.


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    || AGENDAS

    || TEXTOS PUBLICADOS

    || 3 PARTICIPANDO

    Enlace

    - -