Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Cooperativa Frutos da Terra de Piripiri comercializa produtos da economia solidária

14 de Julho de 2014, 2:02, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://www.portalplanetabrasil.com/noticias/piaui/cooperativa-frutos-da-terra-de-piripiri-comercializa-produtos-da-economia-solidaria-1944.html

Voltada para fortalecer a vidasocial e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares, a Cooafrut-Cooperativa Agrifamiliar dos Frutos da Terra, instalada em Piripiri, mas que atua na região norte inteira, esta comercializando produtos naturais. Na foto o casal de agricultor: dona Francisca e sr. Barroso apresentam a galinha e o capote da produção deles.

Os produtos vão desde artesanatos com produtos naturais e reciclados até chegar a produtos fabricados a partir da produção agrícola e familiar

No espaço de economia solidária, uma loja montada com espaços exclusivos na sede da cooperativa, os cooperados podem comercializar direto para os consumidores:Galinha caipira e capote. Artesanato e peças de utilidades domésticas. Fruta, verduras e legumes. Polpas, sucos e sorvetes. Mel de abelha e de cana-de-açúcar , conservas e remédios caseiros homeopáticos.

O presidente Tibério Cesar, reúne constantemente com a diretoria para traçar metas e estratégias de atendimento e elaborar projetos de sustentação da cooperativa no mercado.

A venda fortalece os grupos: Quilombolas, Indígenas, Mulheres, Jovens e produtores da agricultura familiar em geral. O espaço é aberto ao público diariamente e os preços são diferenciados pelo fato da inexistência de atravessadores e serem vendidos diretos pelos cooperados.

Os cooperados pertencem às comunidades dos assentamentos: São Francisco; São João Batista; Tapera, Cachoeira e outros, tanto de Piripiri como de municípios vizinhos.



Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária em José de Freitas - PI

12 de Julho de 2014, 4:18, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Samara Sampaio

Image

O Município de José de Freitas, no Piauí, irá realizar a V Feira Municipal da Agricultura Familiar e Economia Solidária, nos dias 25,26 e 27 de Julho de 2014. Para Durval Gomes, um dos idealizadores e organizadores da Feira, "a Feira de José de Freitas é uma referência na região, situada a 46km de Teresina, capital, José de Freitas tem uma atuação muito grande na Agricultura Familiar e em Empreendimentos da Economia Solidária! _Para nós, é uma grande alegria fazer parte desse momento de construção da V Feira Municipal da Agricultura Familiar e Economia Solidária, pois a cada ano, a Feira se fortalece, articulamos novas parcerias, formações e os Empreendimentos tem um momento para divulgar e comercializar os seus produtos de maneira solidária, com preço justo e o cuidado com o meio ambiente_".

Esse ano, a Feira contará com uma Oficina de Gestão Financeira para Empreendimentos Solidários, do grupo CAPFES - Capacitação, Assessoria e Projetos em Economia Solidária, que faz parte da Coordenação do Fórum Estadual do Piauí. "_Entendemos ser extremamente importante a nossa contribuição nessa Feira, uma vez que os empreendimentos tem uma oportunidade de receber uma formação em uma área que é fundamental para a continuidade e gestão dos grupos de economia solidária, que são frágeis nesse ponto"_, diz Solange Nascimento.

A Feira contará com exposições agropecuárias, apresentações culturais, rodas de conversa, cursos e treinamentos, além da comercialização dos produtos. O evento será no Espaço Cultural do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de José de Freitas.



Após evento em Valença, Setre se prepara para a Conferência Estadual de Economia Solidária

2 de Julho de 2014, 5:48, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), realizará nos dias 2 e 3 de julho, no Diferencial Buffet, a III Conferência Estadual de Economia Solidária. No evento, serão consolidadas, através de debates e proposições, as propostas do Piauí em relação ao Plano Estadual de Economia Solidária, que devem ser apresentadas na Conferência Nacional de Economia Solidária, a ser realizada em Brasília, em dezembro deste ano.

A conferência estadual visa atender três públicos específicos. O poder público, as entidades de fomento e, principalmente, aos empreendimentos, que estão voltados para a execução da economia solidária no estado. Durval Gomes de Moura, um dos coordenadores do evento, afirma que essa conferência é importante para debater de maneira profunda e de qualidade, os temas a cerca da economia solidária.

"Ressaltamos a importância dessas Conferências para o aprofundamento do debate a cerca da economia solidária como estratégia de desenvolvimento territorial sustentável, como também, para a produção de subsídios para a elaboração do Plano Nacional de Economia Solidária", disse. Durval explicou ainda que a economia solidária é uma das que mais crescem e produzem resultados no país. "A economia solidária é regida por valores, como autogestão, democracia, cooperação e justiça. A economia solidária está se espalhando pelo país inteiro. São diversos empreendimentos vendendo, comprando solidariamente e gerando trabalho e renda", finalizou.

Para a realização da III Conferência Nacional, foram realizadas cinco conferências territoriais nos municípios de Valença, Picos, Floriano, Água Branca e Piripiri a fim de debater as políticas voltadas para a economia solidária e eleger os/as delegados/as que serão os principais responsáveis pela discussão e elaboração do Plano Estadual na Conferência Estadual.

Fonte: Miriam Sousa / http://www.portalgranderede.com

Edição: Ricardo Fontenele