Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Módulo de Abertura
Tela cheia Sugerir um artigo Todas as versões

Carta de Apresentação do Módulo de Abertura

7 de Dezembro de 2015, 4:11 , por crisb - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 105 vezes

Núcleo Básico

Esse módulo trata de uma primeira reflexão sobre a perspectiva feminista no campo da Economia Solidária a partir de sua trajetória historica de 10 anos de luta das mulheres por uma outra economia e sociedade.

Esse momento marca uma reflexão conjunta com o grupo de mulheres que participam dos fóruns estaduais e locais que dedicam um tempo solidário aos propósitos da busca de um mundo digno e justo.

Para compreendermos a importância das mulheres na construção dessa outra economia vamos participar de um debate sobre a história de participação dessas mulheres no movimento e na politica da Economia Solidária, por meio de uma webconferência com a professora Sônia Carvalho, pesquisadora e militante da Economia Solidária.

Nesse módulo buscaremos também conhecer a trajetória histórica dos avanços e limites da Economia Solidária no Brasil e a participação das mulheres na constituição dessa economia. Para isso apresentaremos uma linha do tempo mostrando como tem sido efetivada a Economia Solidária feminista.

A construção desse processo com a presença do gênero feminino tem sido marcada historicamente por uma trajetoria de submissão, violência, opressão e dupla moral, reforçada por um patriarcado que coloca a mulher na condição submissa aos homens no sistema capitalista.

A presença das mulheres no campo da Economia Solidária significa romper e negar a ideologia do patrircado, que submete a mulher a uma condição inferior aos homens, seja no âmbito familiar ou no mundo do trabalho.

Para romper com a discriminação é preciso conhecer quais as causas que determinaram que o mundo fosse assim e por isso nesse momento gostaríamos de refletirmos juntas nossa condição e o nosso papel perante a responsabilidade com o nosso tempo e com a educação das próximas gerações.

Nesse sentido esse módulo traduz uma imersão nas possibilidades historicas da presença da mulher na sociedade e de sua força na mudança social para um mundo mais justo.

A partir desse primeiro contato devemos debater entre nós qual tem sido o papel das mulheres na efetivação da politica de Economia Solidaria no Brasil?

 

A mulher operária é ainda mais sacrificada. Escrava do homem, escrava social e serva da burguesia.” Maria Lacerda de Moura (1887-1945)

No fórum de debates vamos registrar as nossas histórias de vida enquanto mulheres, mães, esposas e trabalhadoras. Neste exercício podemos registrar quais os desafios que enfrentamos, neste papel de gênero e também os pontos positivos que temos por termos nascido mulheres.

Parte A (pegar perguntas dos marcos... adpatando para ecosol e mulheres e criar histórico correlacionado com a história das mulheres na ecosol de forma visual)

- Como você gostaria de ser tratada no campo da economia solidária?

 

Discutir as seguintes questões:

  1. Como você se percebe como mulher e qual têm sido a sua relação enquanto mulher no mundo do trabalho?

  2. Qual tem sido as suas formas de participação para na economia solidária no seu estado?

  3. Que sugestões você daria para que rompessemos com a ideologia do patriarcado?

  4. O que você propõe para que a condição da mulher seja diferente na economia solidária?

  5. A partir da linha do tempo da economia solidária como você tem contribuído pra esta construção?

 


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    Cadastro/Acesso

    Mulheres do Grupo de Estudos Ecosol F...