Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

IMS

Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Projeto Chá, Café e Prosa realiza primeiro encontro

29 de Fevereiro de 2016, 10:42 , por Instituto Marista de Solidariedade » Notícias - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2 vezes
DSC_0505

1ª Edição do Chá, Café e Prosa em Brasília/DF

No dia 25 de fevereiro, o Instituto Marista de Solidariedade (IMS) e o Instituto Marista de Assistência Social (IMAS), em parceria com o Centro Cultural de Brasília dos Jesuítas (CCB) realizaram a primeira edição do projeto Chá, Café e Prosa. O tema escolhido para o debate foi “Casa comum, nossa responsabilidade”, o mesmo da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016/CEF, cujo enfoque este ano é o saneamento básico.

Participaram como palestrantes o Pe. Alex Pin, assessor do CCB, e Zulmira Inês Lourena Gomes da Costa, 2º Vice-Presidente do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil/Conic, que abordaram o assunto e responderam aos questionamentos do público. “Este é um espaço para refletirmos temas de pertinência para a sociedade e a Igreja. É com satisfação que damos início a esse ciclo de debates”, acolheu o Padre Alex. Na abertura, ele expôs  a visão de autores como Martin Rees, James Lovelock e Theodore Monod acerca da crise econômica e ecológica, bem como abordou a Encíclica “Laudato Si – sobre o cuidado com a casa comum”, do papa Francisco.

A representante do Conic deu continuidade à programação com a retrospectiva das Campanhas da Fraternidade Ecumênicas e a apresentação de dados sobre o saneamento básico no país. Realizada em 2000, 2005 e 2010, a Campanha agora é dedicada à sensibilização para as questões da água, esgotamento, manejo de resíduos sólidos e o cuidado com o planeta, inspirada no lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24). “Há que se ter em mente que a justiça ambiental é parte integrante da justiça social”, destaca Zulmira. Dentre os objetivos da atividade este ano está apoiar e incentivar os municípios para que elaborem e executem o plano de saneamento básico, bem como desenvolvam políticas públicas na área. A proposta é, ainda, conscientizar a população para reivindicar o cumprimento das propostas e denunciar infrações.

O caráter internacional da CFE está entre as novidades, com a participação da Misereor, entidade episcopal da Igreja Católica na Alemanha, que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina. Também fazem parte da Comissão da Campanha de 2016 a Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Presbiteriana Unida, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular, Visão Mundial e a Aliança de Batistas do Brasil.

O Chá, Café e Prosa é um evento mensal, aberto ao público, com entrada franca, em que os participantes discutem assuntos relacionados à fé contemporânea e aos direitos humanos. A iniciativa resulta da junção de duas atividades, o Chá com Prosa, promovido pelo IMS e o IMAS, e o Café Cultural, realizado pelo CCB. O próximo encontro será no dia 31 de março, sobre o “Direito ao Bem Viver das Mulheres Negras”.

Fonte: ASCOM PMBCN


Fonte: http://marista.edu.br/ims/2016/02/29/projeto-cha-cafe-e-prosa-realiza-primeiro-encontro/

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    IMS