Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

IMS

Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Rede ComSol Presente na Feira Internacional de Economia Solidária em Santa Maria/RS

22 de Julho de 2014, 11:39 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 5 vezes

SantaNo período de 17 a 20/07/2014 Santa Maria – Rio Grande do Sul se transformou na capital mundial da Economia Solidária, com a realização da 21ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e a 10ª Feira Latino Americana de Economia Solidária. Os visitantes da Feicoop vieram de quatro continentes (África, Ásia, Europa e América do Sul) e de 20 países: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Haiti, Hungria, Itália, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, Senegal e Uruguai. Houve também a presença de 27 Estados brasileiros, com 542 municípios representados.

No mutirão que compõe a organização da Feira participaram 65 equipes de trabalho, 250 entidades e 855 grupos expositores que representam 8.300 empreendimentos em rede. Foram expostos mais de 10 mil produtos entre: agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais e produtos de oito povos indígenas.

A Rede Brasileira de Comercialização Solidária, projeto executado pelo IMS e pelo FBES em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal teve a oportunidade de mostrar a sua cara para o movimento de Economia Solidaria que se encontra no coração do Rio Grande do Sul, comercializando seus produtos, dialogando com seus pares, conhecendo regiões, outros empreendimentos comerciais, produtores, mas também os consumidores solidários de todo o Brasil e América Latina.

Estiveram presentes cerca de 20 representantes da Rede ComSol, dos 140 pontos fixos vindos de todas as regiões do país, expondo os mais diversos produtos da  Economia Solidária, entre eles alimentos orgânicos, artesanatos, vestuário, brinquedos, bijuterias, bolsas, etc.

Segundo Rogério Rech – Administrador da Cooperativa mista da Agricultura Familiar São João do Oeste/SC – é o primeiro ano que a gente participa e é uma experiência incrível, muito interessante, tivemos a oportunidade não só mostrar os produtos que temos, como fazer contatos, como também conhecer outros empreendimentos que fazem parte da Rede ComSol e de outros grupos organizados que estão aqui na feira.

Para Altamir Carloni da Agronova – Associação de Agroturismo e Agroindústria de Nova Venécia/ES – foi uma forma de conhecer melhor as pessoas que se interessam pelos nossos produtos da Rede ComSol. O público visitante mostra interesse não só em comprar, mas também em conhecer produtos que às vezes a pessoa não conhece, o público tem essa participação efetiva e é uma troca muito interessante porque assim também conhecemos melhor com quem comercializamos.

Para Alessandro Vigilante – Rede Moinho de Comércio Justo na BA – foi uma oportunidade de aprendizagem enorme, uma troca de conhecimento seja com outros empreendimentos e com o público participante que vai muito além de comercialização de mercadoria, tem um intercâmbio de conhecimento muito valioso.

Eva Rosa de Magalhães da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Sapé em Céres/GO falou sobre a importância da participação na Feira – além de vender os produtos, conheci novidades, outros grupos aqui na Feira, outras pessoas, posso levar coisas diferentes para mostrar na Associação para que crie novidades para as próximas feiras. Penso que podemos melhorar, com mais incentivo do Governo, essa Rede é ótima e traz muitas oportunidades para nós.

Para Luiz Felipe Lopes Cunha – Associação AMANU da Feira Raízes do Campo de Jaboticatubas/MG – o mais importante foi que além de fazer vários contatos, foi possível conhecer outros produtos de colegas da Rede ComSol e de outros núcleos da Economia Solidária que estão aqui na Feira e que vai ajudar a melhorar as nossas atividades para a comercialização, como outras formas de produzir os mesmos produtos, vou voltar pra minha cidade com novas ideias para dialogar com o grupo.

O Projeto Rede Nacional de Comercialização Solidária – REDE COMSOL, tem como objetivo articular, organizar e animar uma Rede Nacional de Comercialização Solidária constituída por empreendimentos econômicos Solidários comerciais (feiras permanentes, lojas/centrais/bodegas/quiosque e centros públicos de economia solidária) e como estratégia de fortalecimento da economia solidária e de arranjos econômicas de comercialização solidária com vistas à integração nacional das políticas de comercialização e promoção do desenvolvimento territorial sustentável e a superação da pobreza extrema no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria.

Acesse a nossa página no Facebook e veja as fotos da Feira!


Fonte: http://marista.edu.br/ims/2014/07/22/rede-comsol-presente-na-feira-internacional-de-economia-solidaria-em-santa-mariars/

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    IMS