Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

IMS

Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

FSMT abre com caminhada e show de Chico César

14 de Janeiro de 2016, 14:57, por Instituto Marista de Solidariedade » Notícias - 0sem comentários ainda

12193709_413011745575095_6936309590168149375_n

O Fórum Social Mundial Temático – FSMT 2016, que tem como tema Paz, Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta, inicia na terça-feira, 19 de janeiro, com a Marcha de Abertura, a partir das 15 horas em Porto Alegre/RS. O trajeto da caminhada começa no Largo Glênio Peres, segue pela Avenida Borges de Medeiros e termina no Largo Zumbi com show de encerramento do cantor Chico César.

Comemorando 15 anos do evento, o FSMT será realizado de 19 a 23 de janeiro, em vários locais de Porto Alegre. Os chamados ‘territórios’ do Fórum compreendem o Parque Farroupilha (Redenção), o Auditório Araújo Viana, o Largo Zumbi dos Palmares e o Acampamento da Juventude no Parque Harmonia, além da UFRGS, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal, entre outros.

Em todos os espaços acontecem encontros e debates propostos por diversas entidades, as mesas de convergência (pela tarde) e atividades autogestionárias (pela manhã). Segundo Mauri Cruz, membro do comitê organizador do Fórum e da Associação Brasileira de Organizações Não-governamentais (Abong), todos os segmentos da sociedade e participantes locais, nacionais e internacionais estão representados nos debates. “Nosso papel não é determinar o caráter político do evento, mas deixar que os participantes definam as características”.

Durante o evento, haverá duas feiras de Economia Solidária, no Largo do Zumbi e no Parque da Redenção (entre o chafariz e o Monumento do Expedicionário), com artesanatos e alimentação.

Saiba mais no site oficial do Fórum Social Mundial Temático 15 anos 

Fonte: Informações FSTemático2016: FSM POA + 15



Instituto Marista produz vídeo para os 200 anos da Promessa de Fourvière

7 de Janeiro de 2016, 9:46, por Instituto Marista de Solidariedade » Notícias - 0sem comentários ainda

Banner Web_ 700x300px

O dia 07 de agosto de 2015 marcou o lançamento oficial do Ano Fourvière na Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN. Em videoconferência, o provincial Ir. Wellington Medeiros apresentou a Irmãos, gestores, colaboradores, leigos e leigas o segundo ano temático em preparação ao bicentenário do Instituto Marista em 2017. De 23 de julho de 2015 a 23 de julho de 2016, a instituição revisitará e vivenciará a promessa realizada pelos primeiros maristas no Santuário de Fourvière, em Lyon, na França, para a fundação da Sociedade de Maria.

Cento e noventa e nove anos depois do compromisso do grupo firmado com a Igreja, Jesus e a Boa Mãe, os princípios fundantes da Sociedade de Maria estão  presentes e atuantes hoje nos quatro ramos maristas, formados por Irmãos, Irmãs, Padres e Irmãs Missionárias. O Ano Fourvière se propõe a motivar a reflexão em torno da missão que nasceu a partir da promessa e é compartilhada com leigos e leigas. O tema escolhido para este período é “Sociedade de Maria, a fraternidade: associados para a missão (Irmãos e Leigos)”. “Trata-se de ocasião propícia para nos conhecermos mais e melhor. Assim entenderemos que, estando juntos e criando comunhão entre nós, faremos com que a missão marista seja viva e mais eficaz”, relembra Ir. Wellington.

No lançamento, foram ainda apresentadas sugestões para a dinamização das comemorações nas unidades. O Ir. Rafael Ferreira Júnior, coordenador do GT do Bicentenário na PMBCN, destacou as propostas nas dimensões celebrativas, devocional e formativa, como a realização de rodas de conversa, valorização da imagem de Nossa Senhora de Fourvière, dias de oração e leituras de aprofundamento. Um estandarte em alusão ao Ano percorrerá a Província em peregrinação.

Na videoconferência,  representantes da Escola Marista Sagrado Coração, em Fortaleza/CE e do Colégio Marista Dom Silvério, em Belo Horizonte/MG, foram convidados a partilhar, também, as ações desenvolvidas no Ano Montagne, primeiro do itinerário celebrativo.

Para o acompanhamento do Ano Fourvière, estão disponíveis os sites http://umbrasil.org.br/bicentenariomaristawww.maristinter.org (em espanhol, francês e inglês) e www.champagnat.org.

Confira o vídeo de preparação ao 200º aniversário da Promessa de Fourvière:

Fonte: ASCOM PMBCN



Juventudes por Outra Economia

22 de Dezembro de 2015, 17:56, por Instituto Marista de Solidariedade » Notícias - 0sem comentários ainda

2º Encontro Nacional da Rede Juvesol – Juventudes e Economia Solidária discutem participação e protagonismo jovem na Economia Solidária

Por Webert da Cruz / IMS

DSC_0133

Participantes do 2º Encontro Nacional da Rede Juvesol – Juventudes e Economia Solidária

Entidades, coletivos, Empreendimentos Econômicos Solidários, cooperativas e movimentos sociais do Brasil participaram do 2º Encontro Nacional da Rede Juvesol – Juventudes e Economia Solidária. De 13 a 16 de dezembro na Universidade Internacional da Paz – Unipaz no Distrito Federal, o encontro contou com participação de todas as regiões do país para discutir e construir a participação e protagonismo da juventude na Economia Solidária.

Fortalecer a articulação da juventude do campo e da cidade, impulsionar o fomento de redes de cooperação e Empreendimentos Econômicos Solidários de jovens, fortalecer a Rede Juvesol, realizar o planejamento para 2016 e organizar incidência política com foco na 3ª Conferência Nacional de Juventude foram algumas questões do 2º Encontro Nacional da rede.

“Acredito que o principal desafio das juventudes da Economia Solidária hoje no Brasil é pensar suas formas de organização, desde núcleos de juventudes nos empreendimentos já existentes até a criação de novos grupos, pensar suas formas de trabalho, cadeias produtivas, metodologias, enfim, construir uma identidade em um movimento que até tempos atrás não tinha despertado para este segmento que sempre esteve presente, mas que nunca tinha sido pensado e nem oportunizado” afirma Ingrid Silva, integrante da Rede Juvesol e do Empreendimento Econômico Solidário Agrofito, que desenvolve trabalhos de artesanatos, agricultura familiar, cultura e fitoderivados em Lagoa dos Velhos, Rio Grande do Norte.

Diversas cadeias produtivas criativas realizadas pela juventude estão espalhadas pelo Brasil. Experiências que renovam linguagens sobre o exercício do trabalho e que, na perspectiva dos valores da economia solidária, tem criado uma potência transformadora do olhar sobre as políticas públicas para o direito ao trabalho para a juventude, principalmente baseadas nas experiências coletivas, associadas e de autogestão.

Juliana Gonçalves do Instituto Kairós e da Juvesol diz que o protagonismo da juventude na Economia Solidária tem se revelado cada vez mais potente pela capacidade de revigorar o movimento e se fortalecer mutuamente. “A juventude quer vislumbrar alternativas de trabalho, diante de um modelo tradicional hierarquizado, alienante, explorador. A Economia Solidária, por sua vez, carece de renovação de suas linguagens e abertura para novas cadeias produtivas, por exemplo, vinculada às práticas juvenis nos campos da cultura e tecnologias.” afirma Juliana.

Paul Singer e Juvesol

No penúltimo dia de encontro, a Juvesol recebeu a visita do professor, economista e Secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Previdência Social Senaes/MTPS, Paul Singer. “A importância da juventude na economia solidária é enorme. Não tem limites. Não só pelos jovens serem nossos sucessores, em pouco tempo, mas porque trazem para nós, adultos e velhos, uma visão nova.” afirma Paul Singer.

De boina marrom, Paul Singer no 2º Encontro Nacional da Rede Juvesol

De boina marrom, Paul Singer no 2º Encontro Nacional da Rede Juvesol

Quando questionado sobre como os jovens poderiam contribuir para o movimento de Economia Solidária, Singer afirma que a Rede Juvesol já está contribuindo e que não é uma coisa futura. “Claro que no futuro poderá ser melhor, mais amplo, profundo, mas a Juvesol já dá uma contribuição extremamente importante pelo fato de formar um movimento. A forma que a rede tem de organizar-se traz inspiração para nós.” confirma o professor.

Além da Senaes, o encontro recebeu o Secretário Nacional de Juventude da Presidência da República, Gabriel Medina, representantes do Ministério da Cultura e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e discutiram com a rede sobre políticas públicas de Economia Solidária e Juventude. O encontro também antecedeu a 3ª Conferência Nacional de Juventude que aconteceu em Brasília, no qual contou com a participação de integrantes da Juvesol como delegados, observadores e convidados que incidiram politicamente nas propostas pelo trabalho associado e Economia Solidária para jovens do campo e da cidade.

Confira as fotos do 2º Encontro Nacional da Juvesol:

Clique para exibir o slide.



Conferência define propostas de políticas às juventudes

21 de Dezembro de 2015, 14:37, por Instituto Marista de Solidariedade » Notícias - 0sem comentários ainda
DSC_0049

Jovens participantes da 3ª Conferência Nacional de Juventude em Brasília/DF

As três propostas de políticas públicas prioritárias para as juventudes foram definidas no último sábado (19/12), em Brasília (DF), no encerramento da 3ª Conferência Nacional de Juventude. Os eixos estruturantes escolhidos foram segurança, território e participação. “A proposta mais votada [segurança] comunga com a bandeira de luta que o Marista tem defendido incansavelmente. A conferência foi momento forte de posicionamento da luta das juventudes”, declarou Hildete Souza, analista de pastoral na Coordenação de Evangelização da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), que esteve no evento como delegada.

Confira, abaixo, as três propostas prioritárias:

Segurança: Não à redução da maioridade penal, pelo cumprimento efetivo das medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Território: Ampliar e acelerar o processo de Reforma Agrária e regularização fundiária, bem como reconhecimento e demarcação de terras pertencentes a povos e comunidades tradicionais, em especial das terras indígenas e quilombolas, acabando com as práticas forçadas de remoção de seus territórios. Assim, viabilizando a regularização da documentação de assentamentos já existentes, permitindo que os jovens tenham condições de permanecer ou regressar as suas terras originais, e serem assim contemplados pelos programas, projetos e ações para a juventude rural.

Participação: Garantir a implantação do Sistema Nacional de Juventude composto por órgãos gestores, conselhos e fundos de públicas de juventude, nas três esferas administrativas. O fundo nacional de juventude funcionará com repasses fundo a fundo definido percentualmente entres os três entes federados para direcionar as políticas e ações para a juventude em âmbito nacional, estadual e municipal.

DSC_0428 (1024x681)

Com o tema “As várias formas de mudar o Brasil”, a Conferência Nacional de Juventude aconteceu de 16 a 19 de dezembro, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF), com a participação de dois mil delegados que representaram todos os estados brasileiros. O objetivo do evento foi  discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os poderes públicos, mas também para pactuar instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com foco no controle social das políticas públicas de juventude.



Inscrições abertas para o Crescer e Vencer da Aliança Empreendedora

2 de Dezembro de 2015, 9:29, por Instituto Marista de Solidariedade » Notícias - 0sem comentários ainda

crescer-e-vencer-aliança-empreendedora

Microempreendedores do Distrito Federal e de São Paulo e região metropolitana podem se inscrever em processo seletivo para acessar capacitação e até investimento

Crescer e Vencer – Processo Seletivo para Microempreendedores do Programa Sonhos Reais da Serasa Experian abre inscrições no Distrito Federal e São Paulo capital e região metropolitana. Serão selecionados 160 microempreendedores na primeira etapa para desenvolver seus negócios e melhorar sua gestão financeira e 4 empreendedores na segunda etapa para receber investimentos em equipamento e/ou matéria-prima para o fortalecimento dos seus negócios

Segundo Indicador da Serasa Experian, 822.519 mil novas empresas foram criadas de janeiro a maio de 2015. Apenas em maio de 2015, houve um aumento de 4,5% no surgimento de novos Microempreendedores Individuais (MEIs). A crescente formalização dos negócios no Brasil é responsável pelo aumento constante das MEIs, registrado desde o início da série histórica do indicador, em 2010.

Boa parte dos micro e pequenos negócios fracassam antes de completarem um ano de vida. A falta de planejamento no orçamento financeiro, assim como o hábito de misturar os gastos da vida pessoal com os do estabelecimento, são alguns dos principais fatores críticos que impedem o sucesso do negócio.

Para ajudar os consumidores brasileiros que sonham em alavancar seu próprio negócio, o projeto Saúde Financeira para Microempreendedores, criado pela Serasa em parceria com a Aliança Empreendedora, ajuda micro empreendimentos, especialmente liderados por mulheres, localizados em regiões de maior vulnerabilidade social. A ação social leva conhecimento sobre educação financeira, com foco em gestão, análise financeira do negócio e regularização da situação de dívida.

O projeto faz parte do Sonhos Reais, programa de voluntariado corporativo da Serasa, que há 5 anos capacita funcionários da empresa para que, como voluntários, possam transmitir à população de baixa renda noções básicas de Educação Financeira. Desde 2010, o Sonhos Reais já beneficiou mais de 20 mil pessoas em todo o país.

Com o Crescer e Vencer: Processo Seletivo para Microempreendedores – Programa Sonhos Reais serão selecionados 160 empreendedores – 80 microempreendedores em cada uma das regiões, que serão apoiados pelo projeto por meio de uma capacitação exclusiva para que desenvolvam a gestão de seus negócios, bem como a saúde financeira. Além da capacitação, os selecionados na primeira etapa terão acesso a outros benefícios como: mentoria, acesso a aplicativo de pagamento via telefone e acesso a microcrédito produtivo e orientado. Após as capacitações com os 160 empreendedores, serão selecionados  4 empreendedores na segunda etapa para receber investimento em forma de equipamentos, materiais e ferramentas para aplicar diretamente na melhoria de seus negócios.

O objetivo do projeto é capacitar empreendedores e prover acesso a conhecimento e informação adequada para que os microempreendedores desenvolvam a gestão de seus negócios, bem como aprimorem a sua saúde financeira. Além da capacitação, o Crescer e Vencer irá possibilitar uma troca de experiências através da mentoria para apoiá-los nesse processo de desenvolvimento.

Assim, microempreendedores do Distrito Federal ou do município de São Paulo e região metropolitana que desejam melhorar a gestão de seus negócios e a sua saúde financeira já podem se inscrever no Crescer e Vencer: Processo Seletivo para Microempreendedores , realizado pelo programa Sonhos Reais da Serasa Experian . As vagas são limitadas, e as inscrições vão até o dia 14 de dezembro e devem ser feitas pelo site: www.crescerevencer.org.br

Serviço:
Crescer e Vencer: Processo Seletivo para Microempreendedores
Inscrições: Até 14 de dezembro

Informações e inscrições AQUI.
Apenas para microempreendedores do Distrito Federal e município de São Paulo e região metropolitana.

Sobre o Serasa Consumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento. Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças. Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Sobre a Aliança Empreendedora

Organização que apoia empresas, organizações sociais e governos a desenvolver modelos de negócios inclusivos e projetos de apoio a microempreendedores, ampliando o acesso a conhecimento, redes, mercados e crédito para que desenvolvam ou iniciem seus empreendimentos. Desde 2005 já apoiou mais de 20.000 microempreendedores, gerando novas oportunidades de negócios, trabalho e renda através do empreendedorismo, promovendo inclusão e desenvolvimento econômico e social. www.aliancaempreendedora.org.br

Fonte: Consulado da Mulher (http://consuladodamulher.org.br/)



IMS