Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

REDE BRASILEIRA DE BANCOS COMUNITÁRIOS PARTICIPA DA II FENAFES NA PARAÍBA

20 de Novembro de 2023, 12:05, por Instituto Voz Popular - 0sem comentários ainda

 

As fotos da participação da Rede Brasileira podem ser vistas em nossa página do IMGBox, no link:

A II Feira Nordestina de Economia Solidária (FENAFES), realizada em João Pessoa, foi palco para a destacada participação da Rede Brasileira de Bancos Comunitários, que marcou presença durante os três dias do evento com um stand informativo e uma série de atividades enriquecedoras.

 

Foto: entregado do Livro de Joaquim a Secretária Valéria da SESAES-PB
Fonte: RADCOM Voz Popular

 

No espaço dedicado à Rede Brasileira e Paraibana de Bancos Comunitários, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a diversidade e importância dos bancos comunitários no Brasil e suas moedas sociais. O destaque ficou para a divulgação da Plataforma E-Dinheiro, um avanço significativo na modernização e fortalecimento das iniciativas dos BCDs e de economia solidária.

 

Foto: Autógrafos dos livros no Stand da Rede Brasileira
Fonte: RADCOM Voz Popular

 

Durante a feira, um momento especial foi reservado para o lançamento do livro de Joaquim Melo, que traça a história das moedas sociais dos Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCDs) até a chegada do E-Dinheiro. Esta obra é uma contribuição valiosa para entender a evolução dessas práticas financeiras inovadoras.

 

Foto: Visita do Governador da Paraíba visitando o Stand da Rede
Fonte: RADCOM Voz Popular

 

A II FENAFES também foi enriquecida por uma mesa sobre sistemas de finanças solidárias, que contou com a participação de palestrantes renomados. Joaquim Melo, fundador do Banco Palmas, Valdir, representante da Rede Nordeste de Fundos Rotativos Solidários, e Daniel Pereira, representante da Rede Paraibana de BCDs, compartilharam suas experiências e insights sobre o fortalecimento das finanças solidárias no Brasil.

 

Foto: Mesa sobre as finanças solidárias na II FENAFES
Fonte: RADCOM Voz Popular

 

Um dos destaques do evento foi o PODCAST SOLIDÁRIO, uma iniciativa da Cooperativa de Comunicação TV Roda de Conversa e da Rádio Comunitária Voz Popular. Joaquim Melo foi entrevistado, apresentando um panorama das ações da Rede Brasileira e do E-Dinheiro, proporcionando uma visão mais aprofundada sobre o impacto dessas iniciativas.

 

Foto: PODCAST SOLIDÁRIO
Fonte: RADCOM Voz Popular

 

A II FENAFES também testemunhou um momento histórico com a construção do sistema nordestino de finanças solidárias. Esta iniciativa visa unir todos os segmentos das finanças solidárias na região, buscando fortalecer o movimento e oferecer um apoio mais robusto aos bancos comunitários, fundos rotativos e cooperativas de crédito solidárias.

 

Foto: Construção do Sistema de Finanças Solidárias do Nordeste
Fonte: RADCOM Voz Popular

 

A participação ativa da Rede Brasileira de Bancos Comunitários na II FENAFES destaca a importância dessas instituições na promoção da economia solidária e reforça o compromisso de fortalecer os laços entre os diferentes atores desse movimento transformador. O evento foi um verdadeiro marco para o avanço das finanças solidárias no Nordeste e no Brasil como um todo.



COOPERATIVA PARAIBANA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DESTACA AÇÕES NA II FENAFES

20 de Novembro de 2023, 11:10, por Instituto Voz Popular - 0sem comentários ainda

COOPERATIVA PARAIBANA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DESTACA AÇÕES NA II FENAFES

 

 

 

No último final de semana, a Cooperativa Paraibana de Economia Solidária marcou presença de forma destacada na II Feira Nacional de Economia Solidária (FENAFES). A cooperativa, responsável pela gestão da comercialização no Centro Público Estadual de Economia Solidária, ocupou um estande institucional da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (SESAES).

 

 

Durante a feira, a cooperativa não apenas apresentou suas ações, mas também teve a oportunidade de comercializar os produtos provenientes dos grupos do centro público. O evento foi uma vitrine importante para a divulgação das iniciativas da cooperativa, ao mesmo tempo em que proporcionou uma significativa comercialização dos produtos durante os três dias de exposição.

 

 

O estande da SESAES-PB não recebeu apenas a presença dos grupos do ECOSOL e do Centro Público, mas também abriu espaço para os grupos das casas de economia solidária localizadas em outros municípios paraibanos. Essa integração de diferentes grupos fortaleceu a representatividade do movimento de economia solidária no Estado.

 

 

A II FENAFES foi além de uma simples feira, sendo um espaço de intercâmbio de experiências e práticas inovadoras no Nordeste. A cooperativa destacou-se não apenas pela exposição de produtos, mas também pela apresentação de iniciativas que promovem a sustentabilidade econômica e social.

 

 

Durante os três dias do evento, os visitantes puderam conhecer de perto as ações desenvolvidas pela Cooperativa Paraibana de Economia Solidária, desde a organização interna até os impactos positivos que suas atividades geram nas comunidades. A participação ativa dos grupos de diferentes municípios paraibanos demonstrou a diversidade e a abrangência do movimento de economia solidária no estado.

Essa experiência na FENAFES reforça a importância desses espaços de promoção e intercâmbio para o fortalecimento do movimento de economia solidária. A cooperativa destaca que continuará trabalhando ativamente para expandir suas ações, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a promoção da solidariedade no estado da Paraíba.



IVP APRESENTA AÇÕES DE ECOSOL NA UFPB

29 de Outubro de 2023, 16:34, por Instituto Voz Popular - 0sem comentários ainda

IVP APRESENTA AÇÕES DE ECOSOL NA UFPB

 

 

 

O Instituto Voz Popular, através do Banco Comunitário de Desenvolvimento Jardim Botânico, apresentou sua experiência nesta última sexta-feira, dia 27, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus I.

 

Foto: Apresentação do BCD na UFPB
Fonte: Arquivo Profª Lívia

 

A apresentação aconteceu no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no curso de administração, na disciplina da professora Lívia Nogueira.

Os alunos puderam ouvir do Diretor Geral do IVP, Flávio Gomes, um pouco sobre a construção do banco comunitário e seu papel na melhoria da economia local.

 

Foto: Apresentação do BCD na UFPB
Fonte: Arquivo Profª Lívia

 

Ainda puderam ouvir as falas de um dos fundadores da experiência e usuário do BCD, José Marcos Vieira, que mostrou aos alunos como é importante uma ação deste tipo para a Comunidade São Rafael, em João Pessoa.

 

Foto: Apresentação do BCD na UFPB
Fonte: Arquivo Profª Lívia

 

A aula foi importante para os futuros administradores e administradoras conhecerem uma experiência de Economia Solidária sólida e como ela pode ser replicada em outros locais e virar política pública e beneficiar ainda mais pessoas Brasil a fora.

 

Foto: Apresentação do BCD na UFPB
Fonte: Arquivo Profª Lívia

 

O Banco Comunitário de Desenvolvimento Jardim Botânico é uma instituição financeira solidária que atua na Comunidade São Rafael, em João Pessoa. Foi criado em 2012 por moradores da comunidade, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social local. O banco oferece uma série de serviços financeiros, como crédito, poupança, microcrédito, seguro e pagamento de contas. Também atua na promoção da educação financeira e na articulação de redes de produção e comercialização.

A expectativa é que a apresentação do Banco Comunitário de Desenvolvimento Jardim Botânico na UFPB inspire outros estudantes e profissionais a se envolverem com a Economia Solidária, já que uma das parcerias de sucesso do IVP é com a Incubadora de Economia Solidária da instituição que ajudou na implementação do BCD.



SECRETÁRIO DE GOIÁS VISITA EXPERIÊNCIA DE ECOSOL DA SÃO RAFAEL

17 de Outubro de 2023, 20:54, por Instituto Voz Popular - 0sem comentários ainda

SECRETÁRIO DE GOIÁS VISITA EXPERIÊNCIA DO IVP NA COMUNIDADE SÃO RAFAEL

 

 

 

O Secretário de Educação de Luziânia, Goiás, Thiago Machado, que também exerce a função de presidente da Academia de Letras de seu município, realizou uma visita estratégica a João Pessoa, capital da Paraíba, com o intuito de explorar uma experiência local notável de economia solidária. A sua visita teve como destaque a Comunidade São Rafael, onde se desdobram 20 anos de esforços em prol do Envolvimento Local Sustentável.

O foco principal da visita de Machado foi entender como as ações de economia solidária implementadas pelo Instituto Voz Popular em João Pessoa podem ser aplicadas em Luziânia para fortalecer a economia local. A economia solidária é um modelo econômico baseado na cooperação, equidade e sustentabilidade, que promove a geração de renda e o desenvolvimento comunitário.

 

Foto: Visita a comunidade São Rafael
Fonte: RADCOM Voz Popular

 

Acompanhando o Secretário Thiago Machado estavam Rodrigo Itiúba, gerente do Centro Público Estadual de Economia Solidária da Paraíba e Lany Nazareno, Gerente dos Centros Públicos da SESAES. A delegação foi recebida calorosamente pela equipe do Instituto que compartilhou seus sucessos e desafios na promoção da economia solidária.

Durante a visita, Thiago Machado teve a oportunidade de conhecer diversos projetos criados pelo IVP, incluindo padaria comunitária, banco comunitário e brevemente a cooperativa de energia solar solidária.

 

Foto: Visita a Comunidade São Rafael
Fonte: RADCOM Voz Popular

 

O Secretário destacou a importância de adaptar as estratégias de João Pessoa à realidade de Luziânia, um município de Goiás com suas próprias peculiaridades e desafios. "Esta visita foi uma fonte valiosa de inspiração para nós", disse Machado. "A economia solidária tem o potencial de impulsionar o crescimento sustentável em nossa cidade, promovendo a inclusão social e fortalecendo as comunidades locais".

Rodrigo Itiuba, gerente do Centro Público Estadual de Economia Solidária da Paraíba, enfatizou a importância da colaboração e da troca de conhecimento entre os estados. "Estamos aqui para apresentar as boas práticas desenvolvidas em João Pessoa e buscar maneiras de partilhar com Luziânia", disse Itiuba.

O Secretário Machado retornará a Luziânia com novas ideias e motivação para avançar na criação de um ambiente econômico mais justo e sustentável em seu município.



CURSO ENERGISOL

30 de Setembro de 2023, 8:58, por Instituto Voz Popular - 0sem comentários ainda

INSTITUTO VOZ POPULAR E PROJETO SOU SUSTENTÁVEL INICIAM 2º CURSO DE ELÉTRICA E ENERGIA SOLAR NA SÃO RAFAEL

 

 

 

As fotos do primeiro dia do curso podem ser vistos em nossa página do IMGBox, no link: https://imgbox.com/g/iWHQRjC8Su

Na noite de ontem (29/09), o Instituto Voz Popular (IVP) e o Projeto Sou Sustentável da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deram início ao 2º curso de elétrica básica e fotovoltaica na Comunidade São Rafael, em João Pessoa. O curso tem como objetivo qualificar moradores da comunidade para atuar com elétrica e placas solares.

 

Foto: Abertura da 2ª turma do curso ENERGISOL
Fonte: RADCOM Voz Popular

 

O curso é fruto da parceria entre o IVP e o projeto de extensão que busca construir a primeira cooperativa de energia solar de periferia da Paraíba. As aulas acontecerão na nova sede do IVP, que foi construída para ampliar as ações da instituição na São Rafael, e serão ministradas nas sextas-feiras à noite.

Foto: Abertura da 2ª turma do curso ENERGISOL
Fonte: RADCOM Voz Popular

"Esse curso é uma oportunidade de qualificação profissional para os moradores da São Rafael", disse o coordenador do curso, o professor da UFPB, Felix. "A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável que pode trazer muitos benefícios para a comunidade, como redução de custos e geração de emprego", completou.

Foto: Abertura da 2ª turma do curso ENERGISOL
Fonte: RADCOM Voz Popular

O curso tem duração de 8 semanas e abordará temas como:

  • Noções básicas de eletricidade
  • Instalação elétrica residencial
  • Energia solar fotovoltaica

Ao final do curso, os participantes receberão um certificado de conclusão, emitido pela UFPB. Neste primeiro momento foi apresentado a estrutura do curso, a equipe envolvida, além dos parceiros.

 

Foto: Abertura da 2ª turma do curso ENERGISOL
Fonte: RADCOM Voz Popular

 

Outro parceiro importante na promoção do curso é o CERSA e o IFPB, parte dos materiais utilizados nas aulas foram disponibilizados pelos parceiros.

O Instituto Voz Popular que é uma organização da sociedade civil que atua na Comunidade São Rafael, em João Pessoa, desde 2000. A instituição desenvolve projetos nas áreas de comunicação, cultura, educação e economia solidária, vem em parceria com o Projeto Sou Sustentável, que é um projeto de extensão da UFPB que busca promover a sustentabilidade na Paraíba. O projeto desenvolve ações nas áreas de energia solar, educação ambiental e agricultura sustentável.



ivpparaiba

0 amigos

Nenhum(a)