Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Encontro cria a Rede Nacional de Grupos de Consumo Responsável

2 de Setembro de 2013, 9:10, por Daniel Tygel - 0sem comentários ainda

Fonte: Instituto Kairós e Secretaria Executiva do FBES

Image

Terminou no domingo (25 de Agosto), em Parelheiros, zona sul e rural da cidade de São Paulo, o II Encontro dos Grupos de Consumo Responsável. Estiveram presentes 16 grupos de consumo responsável de todas as regiões do país, além do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, a cooperativa EITA e o Instituto Kairós, organizador da atividade.

Os debates aprofundaram o significado e as ações da Rede de Grupos de Consumo Responsável, que teve seu processo de criação iniciado em 2011. Definiu-se como objetivo da Rede a articulação dos grupos de consumo responsável para o fortalecimento de suas ações, além da troca de conhecimentos e experiências e a construção de ações conjuntas para práticas de comercialização e consumo responsável e para atuação política e formativa.

A troca de experiências e o debate sobre os desafios e conquistas dos grupos de consumo ocorreram nos três dias do encontro, que teve início na última sexta-feira (23/08). Dentre as experiências destacadas debatidas foram: estratégias de pedidos e entregas, com uso de softwares desenvolvidos especificamente para essa prática; organização de circuitos curtos com mais de 600 consumidores e produtores; atividades de assessoria técnica promovida por consumidores; desafios de uma campanha em massa para divulgar o consumo responsável de produtos da economia solidária, agroecologia e agricultura familiar; promoção local de atividades de divulgação, degustação e uso de produtos e debates entre produtores e consumidores.

A Rede tem como príncipio central a autogestão e, ao final do encontro, foram priorizadas ações e divididas as responsabilidades coletivamente. O primeiro passo para isso será a sistematização de características das experiências de cada grupo de consumo para troca de conhecimentos e tecnologias sociais, buscando o aprendizado mútuo. Em breve diversas informações estarão disponível na internet.

Participaram da atividade os seguintes grupos de consumo responsável:

  • Compras Coletivas Ecossolidárias (Florianópolis/SC)
  • SISCOS (Alta Floresta/MT)
  • Grupo Compras coletivas (Dourados/MS)
  • Rede Ecológica (Rio de Janeiro/RJ)
  • ComerAtivaMente (São Paulo/SP)
  • Associação de Integração Campo Cidade - MICC (São Paulo/SP)
  • Consumo Consciente ABC (S. Bernardo do Campo/SP)
  • Rede Guandu (Piracicaba/SP)
  • Direto da Roça (Piracicaba/SP)
  • Trocas Verdes (Campinas/SP)
  • Giramundo (Botucatu/SP)
  • Rede Agroecológica Caiçara (Ubatuba/SP)
  • Rede Terra Viva (Belo Horizonte/MG)
  • RedeMoinho (Salvador/BA)
  • Grupo de Consumidores Responsáveis do Benfica (Fortaleza/CE)
  • Rede Tapiri (Manaus/AM).

O Encontro, organizado pelo Instituto Kairós, foi apoiado pelo projeto com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES/MTE): "Produção e consumo responsável nas redes territoriais: cooperação, articulação federativa para o comércio justo e solidário", e realizado no Centro Paulus, na região de Parelheiros, São Paulo/SP.



OUSADIA PARA MUDAR

17 de Julho de 2013, 21:00, por Maria Antonieta Silva - 0sem comentários ainda

OUSADIA PARA MUDAR ( p/Reflexão) O medo realmente nos impede de realizar muitas coisas. Ele nos aprisiona. Somente com a coragem e a ousadia podemos vencê-lo. Numa terra em guerra, na idade Média, havia um rei que metia medo em todos os seus súditos e em seus rivais. Sempre que fazia algum prisioneiro, não o matava de imediato, mas levava-o a uma sala pra aterrorizá-lo primeiro. Nesta sala havia um grupo de arqueiros de um lado e uma grande porta de bronze do outro. Essa porta era toda marcada com imagem de caveiras, ossos, marca de sangue....uma visão de causar medo em qualquer um. Com um grupo de prisioneiros na sala, o rei então lançava uma sentença: - Vocês têm duas opções, podem escolher morrer pelas flechas dos arqueiros, ou passar por aquela porta e serem trancados lá para sempre. Em anos, não houve um homem sequer que escolheu a porta. Ninguém quis arriscar, ninguém ousou optar pelo desconhecido. Todos preferiram morrer pelas flechas, que era doloroso, mas menos aterrorizante que a idéia de ficar trancado atrás daquela porta imensa d metal, agonizando por tempo indeterminado. Tempos depois do fim da guerra, os ânimos mais contidos e sem prisioneiros para serem julgados, um dos soldados resolveu perguntar ao rei o que havia atrás daquela porta assustadora. - Vá e veja, respondeu o rei, para surpresa do soldado. Lá se foi o curioso soldado. Entrou na sala, se aproximou da porta e tentou abri-la. Apesar de imensa e de ser de metal, não era difícil ser aberta. Lentamente foi se abrindo e uma luz começou a iluminar a sala. Eram os raios do sol. Como podia? Finalmente descobre que a porta aterrorizante era uma saída do castelo. Estava de frente para um bosque. A amedrontadora porta era o caminho para a liberdade. Admirado, o soldado foi ao encontro do rei, que lhe disse: - Eu dava a eles a escolha, mas todos preferiram morrer a arriscar-se. PARÁBOLAS DE SABEDORIA Darlei Zanon

(sem posts)

 

 

 

 



0 comunidades

Nenhum(a)

Empreendimentos Favoritos

Nenhum(a)