Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Revista Fórum: Quem são os proprietários do Brasil?

31 de Janeiro de 2013, 17:25 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 50 vezes

Projeto arrecada doações na internet para revelar a estrutura de podes das grandes empresas brasileiras e sua influência no governo

Da Redação 

Qual a estrutura de poder econômico dos grupos privados que atuam no Brasil? Quais atores acumulam maior poder nesta estrutura, e qual a relação entre os mesmos? Qual o grau de influência desta estrutura de poder, invisível, sobre as decisões do Estado quanto ao rumo do desenvolvimento e as políticas econômicas? Como o Estado se relaciona e alimenta esta estrutura de poder e quais as contrapartidas desta relação para o bem-estar da sociedade?

É com o objetivo de responder a estas e a outras perguntas que a Cooperativa EITA (Educação, Informação e Tecnologia para Autogestão) e o IMD (Instituto Mais Democracia) desenvolveram uma metodologia para processarem dados de mais de 6 mil empresas e pessoas físicas do país, através dos quais construíram o Ranking dos Proprietários do Brasil, uma espécie de “contra-ranking”, mostrando quem, de fato, está por trás das grandes empresas.

O ranking foi elaborado a partir da construção de um sistema de informação inédito que mede o poder econômico não apenas por meio da receita destas empresas, mas também do controle da propriedade sobre ações ordinárias (com direito a voto) que uma empresa possui de outras empresas, além de identificar o quanto isso aumenta e sua influência sobre os investimentos do Estado brasileiro.


Fonte: http://www.proprietariosdobrasil.org.br/index.php/pt-br/saiu-na-midia/31-revista-forum-quem-sao-os-proprietarios-do-brasil

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    proprietariosdobrasil