Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Colherada de Guandu

23 de Novembro de 2014, 16:00 , por Guandu - Rede de consumo - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 318 vezes

DSC03662
DSC03664
DSC03667
DSC03668
colherada

Em tempos de excesso no uso de agrotóxicos, muitas pessoas têm voltado sua atenção para o consumo  de orgânicos, quando possível. Seja para iniciar um estilo de vida mais saudável seja pela busca por alimentos limpo e pela preocupação com a alimentação dos filhos. Atualmente na Rede Guandu, muitos dos produtores são orgânicos – em particular de frutas e hortaliças – e em muitos dos produtos artesanais não são utilizados corantes ou conservantes. Por esses e outros motivos, a Rede Guandu tem se tornado, junto com outros de grupos de consumo no Brasil, um dos locais de referência, juntamente com as feiras livres e feiras de produtores para se adquirir alimentos limpos e de procedência conhecida.

Foi com a ideia de esclarecer aos consumidores a gestão da Rede Guandu que o grupo gestor pensou em um momento específico para ter esta conversa, a qual denominamos “Colherada de Guandu”.

 

A ideia surgiu de uma visita que uma das estagiárias, Nayla Almeida, fez ao grupo de consumo Trocas Verdes, em Campinas, que todo mês realiza uma reunião de acolhida com os novos consumidores. Nessa reunião todos os participantes podem compreender o que é um grupo de consumo, como ele funciona e o que os consumidores podem fazer para ajudar na gestão.

A partir de convites feitos via e-mail e Facebook, foram realizadas quatro dessas conversas no ano de 2014 com a presença de diferentes pessoas de horizontes diferentes. A maioria tinha interesse em saber que tipo de coletivo é esse que toda semana entrega alimentos comprados antecipadamente. Poucas pessoas participaram das conversas, mas pudemos ver a curiosidade em saber como se dá a gestão da Rede e principalmente, os consumidores contavam o por quê do interesse  nos alimentos comercializados pelo grupo.

Para as próximas edições da Colherada de Guandu em 2015 pensamos em utilizar os momentos das degustações e oficinas para um bate papo informal durante as atividades, com o intuito de alcançar mais pessoas e demais interessados.


Fonte: http://terramater.org.br/guandu/?p=894

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar