Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

III Festival Curau

15 de Novembro de 2014, 14:24 , por Guandu - Rede de consumo - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 313 vezes

Esquerda para direita: Manuela, Nayla, Morgane, Carou e Tais

No inicio de novembro, nos dias 07, 08 e 09 aconteceu o III Festival Curau – Culturas Regionais e Artes Urbanas em Piracicaba. O Festival é construído de forma colaborativa e promoveu cerca de 40 horas de programação gratuita, com atividades acontecendo em espaços públicos e acessíveis pela cidade (como Rua do Porto, Casa do Povoador e Largo dos Pescadores, SESC Piracicaba).

Nos dias 08 e 09, com muitas atrações culturais e também interfaces audiovisuais, houve uma Feira de Trocas, Feira de Artesanato e Rango orgânico. Tais atividades, que tem perspectiva de fomentar a economia solidária e fortalecer o desenvolvimento local, foram bem recebidas no festival. Dentre essas novidades citadas, a novidade foi a Feira de Artesanato, mas o Rango orgânico, que já havia acontecido na edição anterior, fez o maior sucesso – além de ser um rango em conta, é gostoso e saudável.

A banca tinha principalmente produtos do sítio São Benedito, da D. Lourdes, sua filha Tais e seu esposo Milton,  oferecendo sucos naturais de tamarindo, acerola e manga, risotto de 3 folhas (almeirão, chicória, espinafre, queijo meia cura artesanal e arroz orgânico) e mandioca frita. O queijo artesanal pode ser encontrado no Mercadão de Piracicaba e os sucos foram feitos com frutos que a própria família colheu, bem como a chicória, o almeirão, o espinafre e a mandioca.

D. Lourdes picando tempero do risotto de 3 folhas

D.Lourdes participa como fornecedora na Rede Guandu há 2 anos, fornecendo doces, verduras e algumas frutas. Assim, nessa edição, bem como na anterior, a Rede Guandu marcou presença na banca do Rango orgânico, auxiliando D. Lourdes e sua filha Tais no preparo das comidas e no atendimento. Nayla, Morgane, Carou, Laura e Vitória são participantes ativas nas atividades da Rede Guandu e puderam colaborar com o evento na banca do Rango orgânico, bem como a Manuela e Denise, que também ajudaram.

No clima de amistosidade, quem chegava para comprar suco acabava sempre voltando para comprar mais um, tamanha a gostosura dos sabores. Alguns reclamavam do preço, mas quando explicávamos o processo que a D. Lourdes fazia para obter o suco – colher as várias acerolas, ou coar um os fiapinhos das mangas -, algumas pessoas pareciam se conscientizar de que realmente é trabalhoso conseguir alimentos com qualidade e que esse trabalho merece ser valorizado.

A Rede Guandu, enquanto rede de consumo consciente, se mobiliza para algumas atividades como essa para tentar alcançar mais pessoas e mostrar que é possível encontrar alimentos de qualidade na região de forma a fortalecer a economia local e valorizar agricultura familiar.

É possível encontrar os produtos da D.Lourdes no site de pedidos da Guandu (clique aqui para acessar) basta ser cadastrado.

 

Fotos retiradas da página no facebook do Festival Curau 2014.


Fonte: http://terramater.org.br/guandu/?p=878

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar