Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Segredos públicos
Tela cheia

Economia Solidária em Lux: o INEES

10 de Maio de 2010, 21:00 , por rosana kirsch - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 514 vezes

A trajetória do Instituto Europeu para a Economia Solidária (INEES) está vinculada à Rede OPE. O INEES foi criado em 1998, por inciativa da OPE, numa perpectiva de fomentar análises transversais sobre o tema da economia solidária. A sua criação teve o apoio de p esquisadores e /ou profissionais da economia social do Luxemburgo, Alemanha, Bélgica, França e Suíça.

Em abril/ 1999, o INEES organiza o seminário europeu "Desenvolvimento Local, um instrumento eficaz de economia solidária". Este é um momento de expansão do trabalho da OPE (1196-2003), quando a rede alcança 30 Centros de Iniciativa e Gestão. Também é um momento de reconhecimento para a economia solidária, com a criação de uma secretaria específica no governo francês.

Em 2006, a OPE amplia o investimento no INEES.  Para a Rede OPE, seu trabalho visa  atividades sustentáveis entre a economia pública e do setor privado tradicional (com as suas empresas de capital que produzem riqueza) na direção de um novo contrato social compartilhada por todos os intervenientes no territórios e modos de financiamento misto (recursos públicos, privados e voluntários).

Por meio do INEES, a OPE está articulada à outras organizações de pesquisa (como o CRIDA), discutindo sobre produtividade social, econômica, realizações culturais e ambientais e demonstrando a relevância de uma outra economia cujos atores são as cooperativas, mutualidades, associações e organizações que compartilham os valores da economia solidária.

O INEES está articulado com a Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social e Solidária (RIPEES), tendo sido o organizador do IV Fórum Internacional de Globalização da Solidariedade, em abril/2009.

Mapeamento da Economia Solidária em Lux

Um dos projetos que estão sendo desenvolvidos pelo INEES refere-se à construção da pesquisa sobre economia solidária em Lux.

O INEES organizou reuniões para discussão da base conceitual e metodológica da pesquisa, sendo que em junho mais um encontro está agendado.



0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar