Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia

NEGA

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Blog do Núcleo de Estudos em Gestão Alternativa da UFRGS

Encontro de ITCPs da Região Metropolitana de POA

9 de Junho de 2014, 11:58, por NEGA - 0sem comentários ainda

No dia 25 de Abril, o Núcleo de Estudos em Gestão Alternativa (NEGA) da Escola de Administração realizou encontro das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs) da região metropolitana de Porto Alegre, que contou com a presença das instituições PUC-RS, Unilasalle, Feevale, IFRS e do Núcleo de Economia Alternativa da UFRGS.

O encontro faz parte do projeto Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas (PRONINC) que contempla as incubadoras das universidades participantes do encontro. Na UFRGS, o PRONINC é coordenado pela Professora Ana Mercedes Sarria Icaza e conduzido pela equipe de professores e bolsistas do NEGA, que tem por objetivo construir referencial conceitual e metodológico acerca de processos de incubação e de acompanhamento de empreendimentos econômicos solidários, promovendo a articulação entre as atividades de pesquisa, desenvolvimento e aplicação de tecnologia social e as políticas públicas de fomento à economia solidária.

A reunião teve como objetivo a apresentação das ITCPs e a definição de um calendário de atividades para 2014-2015. Foram criados cinco grupos de trabalho, que servirão para discussão de conceitos e compartilhamento de experiências sobre diferentes eixos da economia solidária: gestão, comunicação, desenvolvimento local, educação popular e identidades. Os grupos objetivam produzir e estruturar conhecimentos, tecnologias e metodologias de gestão apropriadas para a realidade dos trabalhadores envolvidos nos empreendimentos de economia solidária. Juntas, as cinco universidades incubam cerca de 30 empreendimentos, em sua maioria ligados as áreas de artesanato e reciclagem, envolvendo mais de 100 pessoas, entre professores, técnicos e bolsistas. Essa reflexão conjunta permite que se sistematize o que vem sendo construído pelas incubadoras, de modo que se possa fortalecer os empreendimentos e as redes de economia solidária da região metropolitana de Porto Alegre.