Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia

É possível fazer um comércio eletrônico justo e solidário? Como e por quê?

5 de Dezembro de 2013, 13:48 , por Alexandre Pires Lage - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 96 vezes

É possível? É!

 

Todas as pessoas envolvidas na Economia Solidária sabem que nenhuma luta é fácil ou se dá da noite para o dia, é necessário que se tenha força de vontade, interesse em aprender/ensinar, trabalho, trabalho, trabalho e paciência, pois muitos destas lutas envolvem processos que demandam tempo cronológico e um tempo social, relativo a aceitação e mudanças culturais das pessoas como um todo.

 

O comércio eletrônico vêm crescendo no mundo todo e em todos os setores produtivos da economia. É de interesse óbvio dos EES que seus produtos possam ser escoados para os lugares mais remotos possíveis, visto que uma das várias dificuldades enfrentadas é a falta de espaço para a comercialização. A internet, em todo seu processo evolutivo, têm se mostrado um ótima possibilidade para isso.

 

Entretanto, existe um trabalho de base muito importante ainda a ser feito. Os integrantes dos EES possuem hoje conhecimento técnico de informática e acesso a internet fácil? acredito que muitos não. É muito importante que nos atentemos a isso.

 

Isso é um complicador? Sim. É algo que impossibilita? Nunca!

 

Nos últimos anos, o acesso a aparelhos eletrônicos e a internet está ficando cada vez mais fácil. Os preços de computadores, smartphones, notebooks e etc estão mais acessíveis, a internet está em quase todos os lugares e atingindo quase todas as pessoas. E acredito, a tencência é que isso seja cada vez mais rápido.

 

Não podemos nos dar ao luxo de ficar de fora. Temos que começar desde já a preparar nossos empreendimentos para esse mercado, porém, lembrando sempre que não queremos vender por vender. Quando fiz este módulo VII, fiquei (como tenho ficado cada vez mais) muito impressionado com as ferramentas que o Cirandas possui. Mostrar ao consumir de onde o produto vem, os materiais utilizados em sua fabricação, destrinchar o preço em várias coisas fazendo-se entender o por quê do mesmo, são coisas raras até mesmo no comércio convencional cara a cara. Isso reflete os nossos princípios, os nossos valores e a nossa preocupação com o comércio justo e solidário.

 

Espero que no futuro, estejamos com o Cirandas.net voando. Um passo muito importante para isso foi dado, esse curso que fizemos será replicado e chegará de pouco em pouco as bases da EcoSol.

 


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    Por favor, edite este bloco e selecione algumas imagens