Proposta de planejamento para uma atividade presencial
6 de Dezembro de 2013, 9:46 - 3 comentários | 1 pessoa seguindo este artigo.
Objetivo da Atividade:
Introduzir os conceitos de Economia Solidária, trazendo seu contexto social, político, econômico e histórico. Discutir e apresentar também os princípios da EcoSol, para que as(os) participantes tenham uma base teórica importante que envolva a cooperação, autogestão, solidariedade e comércio justo e solidário. Contextualizar o surgimento do comércio eletrônico, com suas vantagens e potencialidades, para assim apresentar o Cirandas.net, possibilitando o entendimento da ferramenta tanto como meio de articulação, interação e formação como também um excelente espaço de comercialização de seus produtos ou serviços.
Participantes:
Participantes de empreendimentos, gestores e entidades de apoio e fomento atuantes no Fórum Regional de EPS da Zona da Mata Mineira. A ideia é envolver toda a coordenação do Fórum, composta por representantes dos 10 municípios atualmente mais atuantes.
Parcerias:
Universidade Federal de Viçosa, Secretaria de Assistência Social de Cataguases, Empreendimentos Econômicos Solidários da Zona da Mata e toda a equipe da ITCP-UFV, envolvendo professores e alunos.
Data:
A combinar
Carga horária:
De quatro a oito módulos, com 4h de duração cada, dividido em duas etapas de 2h.
Total: 16h a 32h
Local e Infraestrutura:
Sede da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-UFV) para a realização da apresentação, dinâmicas, avaliação e lanches nos intervalos. Laboratório de informática da UFV para a realização do curso, dotado de muitos computadores distribuídos de maneira que favorece a aproximação e o diálogo das pessoas envolvidas.
Materiais necessários:
- Computadores com acesso a internet
- Datashow
- Quadro
- Material didático sobre a Economia Solidária
- Material didático sobre o Cirandas.net
- Tarjetas, canetas, blocos de anotação, cartolinas, barbante, tesoura, cola, pincéis
- Caixa de som
Responsabilidades:
Entidade Facilitadora (ITCP-UFV): Mobilização e convocação para o curso. Desenvolver os materiais didáticos necessários, disponibilizar a infraestrutura para apresentação, dinâmicas, avaliação e organização dos lanches nos intervalos, além do material de papelaria necessário. Elaboração da lista dos sites no Cirandas dos empreendimentos participantes e a solicitação ao FBES dos códigos de ativação. Realizar o curso.
Universidade Federal de Viçosa: Ceder o espaço para a realização da atividade, com computadores com acesso a internet e demais aparelhos em perfeito estado para uso.
Empreendimentos e demais participantes: Participar integralmente do curso, com responsabilidade e comprometimento. Tendo a consciência que poderão futuramente também reproduzi-lo em sua cidade e com seus parceiros.
Conteúdo:
Para facilitar o aprendizado e diminuir algum desgaste dos participantes, utilizaremos dinâmicas participativas, músicas, vídeos e talvez alguma intervenção artística. Os conteúdos abordados serão:
- Economia Solidária: contextualização histórica, econômica, social e política. Autogestão, cooperação, solidariedade, consumo consciente e comércio justo e solidário. Estrutura do movimento e sua organização. Redes e cadeias.
- Comércio eletrônico, software livre, plataformas virtuais e redes sociais
- Cirandas.net
Plano:
Módulo |
Conteúdo |
Responsável |
I |
Apresentação dos participantes e da proposta |
Facilitador |
Contextualização da Economia Solidária |
||
II |
Economia Solidária e seus princípios |
Facilitador |
Estrutura e organização do movimento |
||
III
|
Comércio eletrônico, software livre, plataformas virtuais e redes sociais. |
Facilitador |
A importância de um site para o Empreendimento e o Cirandas.net neste contexto |
Facilitador |
|
IV |
Apresentação geral do Cirandas.net |
Facilitador e UFV |
Perfis, ativação de empreendimentos, adicionar amigos e fazer pesquisas |
||
V |
A importância de se organizar em redes e cadeias, através do Cirandas.net |
Facilitador e UFV |
Como utilizar o Blog |
||
VI |
Comércio justo solidário e o Cirandas.net |
Facilitador e UFV |
Exposição dos produtos: precificação, localização, insumos e etc |
||
VII |
Exposição dos produtos: precificação, localização, insumos e etc |
Facilitador e UFV |
VIII |
A importância de se reproduzir este conhecimento e os mecanismos para tal |
Facilitador e UFV |
Avaliação geral |
Avaliação:
A proposta é que ao final de cada módulo aconteça uma avaliação, porém julgo importante que ao final de todo o curso seja feita uma avaliação mais completa.
33 comentários
Análise do planejamento
O FBES, Petrobrás e a cooperativa EITA estão responsáveis por dar um retorno sobre os planejamentos da atividade presencial, que foi o exercício do módulo 8 do EAD Cirandas. Então, abaixo seguem algumas considerações.
Planejamento que considera a articulação existente numa região que envolve 10 municípios, tendo o Fórum Local como um dos mobilizadores para a atividade e a universidade como espaço de construção do conhecimento e de acesso público.
A proposta é de uma atividade em vários módulos e precisaria verificar com os/as participantes se terão fôlego (agenda) para estarem integralmente. Possivelmente, ter mais ou menos horas está relacionado com isto, certo?
Lembre de trazer para o debate a reflexão do porque estar na internet. Se os empreendimentos participantes ainda não tiverem discutido isto, pode ser uma tarefa para que façam entre um módulo e outro. Afinal, cada empreendimento pode ter um objetivo diferente para seu site e que pode trazer elementos para ajustes na atividade. Quando esta reflexão poderia acontecer?
E, a atividade também se pretende multiplicadora, no sentido de que quem participar terá informações para propor uma atividade em sua cidade. Isto é bem importante, considerando que serão várias cidades envolvidas.
Para preparar a atividade, lembre de ter os códigos de ativação dos empreendimentos participantes. Para isto, faça uma lista dos sites destes empreendimentos e solicite ao FBES (cirandas@fbes.org.br) os códigos. Apenas os empreendimentos indicados pelo Fórum Estadual para ter site no Cirandas não precisam de código para ativar, pois estes receberam um e-mail com as orientações.
A partir destas considerações, pedimos que edite seu post até dia 20/12, incluindo:
- O momento em que consideras que o debate sobre porque o empreendimento precisa de um site.
- Entre as responsabilidades da Entidade Facilitadora (ITCP-UFV), inclua a elaboração da lista dos sites no Cirandas dos empreendimentos participantes e a solicitação ao FBES dos códigos de ativação.
Caso considere que algumas das indicações de alteração acima não se adequam à sua realidade, deixe um comentário aqui até o dia 20/12.
Abraços!
Rosana
Atenção: 20 de dezembro
Oi Alexandre!
Lembre que tem até sexta-feira, dia 20 de dezembro, para comentar a análise do seu planejamento e/ou fazer as alterações sugeridas.
Abraço,
Rosana
Oi Alexandre!
Bacana que as ponderações sobre seu planejamento puderam ser acolhidas! Espero que a atividade aconteça e que o pessoal faça um bom aproveitamento do Cirandas.
Abraço e ótimo 2014,
Rosana
Por favor digite as duas palavras abaixo