Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia

Proposta de planejamento para uma atividade presencial

6 de Dezembro de 2013, 7:46 , por Alexandre Pires Lage - 33 comentários | 1 pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 138 vezes

 

Objetivo da Atividade:

Introduzir os conceitos de Economia Solidária, trazendo seu contexto social, político, econômico e histórico. Discutir e apresentar também os princípios da EcoSol, para que as(os) participantes tenham uma base teórica importante que envolva a cooperação, autogestão, solidariedade e comércio justo e solidário. Contextualizar o surgimento do comércio eletrônico, com suas vantagens e potencialidades, para assim apresentar o Cirandas.net, possibilitando o entendimento da ferramenta tanto como meio de articulação, interação e formação como também um excelente espaço de comercialização de seus produtos ou serviços.

 

Participantes:

Participantes de empreendimentos, gestores e entidades de apoio e fomento atuantes no Fórum Regional de EPS da Zona da Mata Mineira. A ideia é envolver toda a coordenação do Fórum, composta por representantes dos 10 municípios atualmente mais atuantes.

 

Parcerias:

Universidade Federal de Viçosa, Secretaria de Assistência Social de Cataguases, Empreendimentos Econômicos Solidários da Zona da Mata e toda a equipe da ITCP-UFV, envolvendo professores e alunos.

 

Data:

A combinar

 

Carga horária:

De quatro a oito módulos, com 4h de duração cada, dividido em duas etapas de 2h.

Total: 16h a 32h

 

Local e Infraestrutura:

Sede da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-UFV) para a realização da apresentação, dinâmicas, avaliação e lanches nos intervalos. Laboratório de informática da UFV para a realização do curso, dotado de muitos computadores distribuídos de maneira que favorece a aproximação e o diálogo das pessoas envolvidas.

 

Materiais necessários:

- Computadores com acesso a internet

- Datashow

- Quadro

- Material didático sobre a Economia Solidária

- Material didático sobre o Cirandas.net

- Tarjetas, canetas, blocos de anotação, cartolinas, barbante, tesoura, cola, pincéis

- Caixa de som

 

Responsabilidades:

Entidade Facilitadora (ITCP-UFV): Mobilização e convocação para o curso. Desenvolver os materiais didáticos necessários, disponibilizar a infraestrutura para apresentação, dinâmicas, avaliação e organização dos lanches nos intervalos, além do material de papelaria necessário. Elaboração da lista dos sites no Cirandas dos empreendimentos participantes e a solicitação ao FBES dos códigos de ativação. Realizar o curso. 

 

Universidade Federal de Viçosa: Ceder o espaço para a realização da atividade, com computadores com acesso a internet e demais aparelhos em perfeito estado para uso.

 

Empreendimentos e demais participantes: Participar integralmente do curso, com responsabilidade e comprometimento. Tendo a consciência que poderão futuramente também reproduzi-lo em sua cidade e com seus parceiros.

 

Conteúdo:

Para facilitar o aprendizado e diminuir algum desgaste dos participantes, utilizaremos dinâmicas participativas, músicas, vídeos e talvez alguma intervenção artística. Os conteúdos abordados serão:

- Economia Solidária: contextualização histórica, econômica, social e política. Autogestão, cooperação, solidariedade, consumo consciente e comércio justo e solidário. Estrutura do movimento e sua organização. Redes e cadeias.

- Comércio eletrônico, software livre, plataformas virtuais e redes sociais

- Cirandas.net

 

Plano:

Módulo

Conteúdo

Responsável

I

Apresentação dos participantes e da proposta

Facilitador

Contextualização da Economia Solidária

II

Economia Solidária e seus princípios

Facilitador

Estrutura e organização do movimento

III

 

Comércio eletrônico, software livre, plataformas virtuais e redes sociais.

Facilitador

A importância de um site para o Empreendimento e o Cirandas.net neste contexto

Facilitador

IV

Apresentação geral do Cirandas.net

Facilitador e UFV

Perfis, ativação de empreendimentos, adicionar amigos e fazer pesquisas

V

A importância de se organizar em redes e cadeias, através do Cirandas.net

Facilitador e UFV

Como utilizar o Blog

VI

Comércio justo solidário e o Cirandas.net

Facilitador e UFV

Exposição dos produtos: precificação, localização, insumos e etc

VII

Exposição dos produtos: precificação, localização, insumos e etc

Facilitador e UFV

VIII

A importância de se reproduzir este conhecimento e os mecanismos para tal

Facilitador e UFV

Avaliação geral

 

Avaliação:

A proposta é que ao final de cada módulo aconteça uma avaliação, porém julgo importante que ao final de todo o curso seja feita uma avaliação mais completa.

 


33 comentários

  • Eu minorrosana kirsch
    12 de Dezembro de 2013, 12:33

    Análise do planejamento

    O FBES, Petrobrás e a cooperativa EITA estão responsáveis por dar um retorno sobre os planejamentos da atividade presencial, que foi o exercício do módulo 8 do EAD Cirandas. Então, abaixo seguem algumas considerações.

    Planejamento que considera a articulação existente numa região que envolve 10 municípios, tendo o Fórum Local como um dos mobilizadores para a atividade e a universidade como espaço de construção do conhecimento e de acesso público.

    A proposta é de uma atividade em vários módulos e precisaria verificar com os/as participantes se terão fôlego (agenda) para estarem integralmente. Possivelmente, ter mais ou menos horas está relacionado com isto, certo?

    Lembre de trazer para o debate a reflexão do porque estar na internet. Se os empreendimentos participantes ainda não tiverem discutido isto, pode ser uma tarefa para que façam entre um módulo e outro. Afinal, cada empreendimento pode ter um objetivo diferente para seu site e que pode trazer elementos para ajustes na atividade. Quando esta reflexão poderia acontecer?

    E, a atividade também se pretende multiplicadora, no sentido de que quem participar terá informações para propor uma atividade em sua cidade. Isto é bem importante, considerando que serão várias cidades envolvidas.

    Para preparar a atividade, lembre de ter os códigos de ativação dos empreendimentos participantes. Para isto, faça uma lista dos sites destes empreendimentos e solicite ao FBES ([email protected]) os códigos. Apenas os empreendimentos indicados pelo Fórum Estadual para ter site no Cirandas não precisam de código para ativar, pois estes receberam um e-mail com as orientações.

    A partir destas considerações, pedimos que edite seu post até dia 20/12, incluindo:
    - O momento em que consideras que o debate sobre porque o empreendimento precisa de um site.
    - Entre as responsabilidades da Entidade Facilitadora (ITCP-UFV), inclua a elaboração da lista dos sites no Cirandas dos empreendimentos participantes e a solicitação ao FBES dos códigos de ativação.

    Caso considere que algumas das indicações de alteração acima não se adequam à sua realidade, deixe um comentário aqui até o dia 20/12.

    Abraços!
    Rosana


    • Eu minorrosana kirsch
      18 de Dezembro de 2013, 12:38

      Atenção: 20 de dezembro

      Oi Alexandre!

      Lembre que tem até sexta-feira, dia 20 de dezembro, para comentar a análise do seu planejamento e/ou fazer as alterações sugeridas.

      Abraço,
      Rosana


      • Eu minorrosana kirsch
        19 de Dezembro de 2013, 17:22

         

        Oi Alexandre!

        Bacana que as ponderações sobre seu planejamento puderam ser acolhidas! Espero que a atividade aconteça e que o pessoal faça um bom aproveitamento do Cirandas.

        Abraço e ótimo 2014,
        Rosana


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Cancelar

Por favor, edite este bloco e selecione algumas imagens