Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia

JANDAÍRA - BAHIA

21 de Abril de 2013, 21:00 , por ampi - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 156 vezes


 

JANDAÍRA

 

Jandaíra, no Nordeste da Bahia, localizado na divisa com Sergipe, integra a região da Costa dos Coqueiros. A paisagem litorânea é dominada por coqueirais, abundante em lagoas e rios. Neste cenário, cheio de dunas, nasceu o romance Tieta do Agreste do romancista baiano mais traduzido em todo o mundo, Jorge Amado.

A faixa litorânea de Jandaíra com 31 km de extensão, fica no distrito de Mangue Seco, um vilarejo rústico, é a última praia do litoral norte baiano, muito procurada pelos turistas. Possui dunas e manguezais, o acesso é feito de barco ou lancha, que atravessam o rio Real, a partir do povoado de Pontal no Estado de Sergipe, ou com carro 4X4, na maré baixa, pela praia Costa Azul. Os passeios no local podem ser feitos a pé ou do bugue.

Entre os pontos turísticos histórico-religiosos se destacam a Capela do Santo Cruzeiro, a Igreja do Bom Jesus dos Navegantes, a Igreja de Nossa Senhora de Abadia e a Igreja de Nossa Senhora da Guia. Os atrativos naturais além das praias e dunas são o Rio Real, a Cachoeira Itanhy, a Fonte da Gurunga - que emerge de uma gruta-, e toda cobertura de Mata Atlântica e restinga. Para preservar o patrimônio natural, foi criada a Área de Preservação Ambiental (APA) de Mangue Seco, com 34 km² de área.

Em Janeiro a cidade abriga a festa religiosa Bom Jesus dos Navegantes, com realização de missa, corrida de canoas e procissão marítima conduzindo a imagem de Bom Jesus, com grande participação de nativos e turistas.


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    Empreendimentos Favoritos

    Nenhum(a)