Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog do Arroyo
Tela cheia

147 empresas controlam o núcleo da economia global

25 de Outubro de 2011, 22:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 700 vezes

  

Matemáticosrevelam rede capitalista 
que domina o mundo


Este gráfico mostra as interconexões entre o grupo de 1.318 empresastransnacionais que formam o núcleo da economia mundial. O tamanho de cada pontorepresenta o tamanho da receita de cada uma.

A reportagem é da revista NewScientist, 22-10-2011 e reproduzida pelo sítio Inovação Tecnológica.

Além das ideologias

Conforme os protestos contra o capitalismo se espalham pelo mundo, osmanifestantes vão ganhando novos argumentos.

Uma análise das relações entre 43.000 empresas transnacionais concluiu que umpequeno número delas - sobretudo bancos - tem um poder desproporcionalmenteelevado sobre a economia global.

A conclusão é de três pesquisadores da área de sistemas complexos do Instituto Federal de Tecnologia deLausanne, na Suíça.

Este é o primeiro estudo que vai além das ideologias e identifica empiricamenteessa rede de poder global.

"A realidade é complexa demais, nós temos que ir além dos dogmas, sejameles das teorias da conspiração ou do livre mercado," afirmou James Glattfelder, um dosautores do trabalho. "Nossa análise é baseada na realidade."

Rede de controle econômico mundial

A análise usa a mesma matemática empregada há décadas para criar modelos dossistemas naturais e para a construção de simuladores dos mais diversos tipos.Agora ela foi usada para estudar dados corporativos disponíveis mundialmente.

O resultado é um mapa que traça a rede de controle entre as grandes empresastransnacionais em nível global.

Estudos anteriores já haviam identificado que algumas poucas empresas controlamgrandes porções da economia, mas esses estudos incluíam um número limitado deempresas e não levavam em conta os controles indiretos de propriedade, nãopodendo, portanto, ser usados para dizer como a rede de controle econômicopoderia afetar a economia mundial - tornando-a mais ou menos instável, porexemplo.

O novo estudo pode falar sobre isso com a autoridade de quem analisou uma basede dados com 37 milhões de empresas e investidores.

A análise identificou 43.060 grandes empresas transnacionais e traçou asconexões de controle acionário entre elas, construindo um modelo de podereconômico em escala mundial.

Poder econômico mundial

Refinando ainda mais os dados, o modelo final revelou um núcleo central de1.318 grandes empresas com laços com duas ou mais outras empresas - na média,cada uma delas tem 20 conexões com outras empresas.

Mais do que isso, embora este núcleo central de poder econômico concentreapenas 20% das receitas globais de venda, as 1.318 empresas em conjunto detêm amaioria das ações das principais empresas do mundo - as chamadas blue chips nosmercados de ações.

Em outras palavras, elas detêm um controle sobre a economia real que atinge 60%de todas as vendas realizadas no mundo todo.

E isso não é tudo.

Super-entidade econômica


Quando os cientistas desfizeram o emaranhado dessa rede de propriedadescruzadas, eles identificaram uma "super-entidade" de 147 empresasintimamente inter-relacionadas que controla 40% da riqueza total daqueleprimeiro núcleo central de 1.318 empresas.

"Na verdade, menos de 1% das companhias controla 40% da redeinteira," diz Glattfelder.

E a maioria delas são bancos.

Os pesquisadores afirmam em seu estudo que a concentração de poder em si não éboa e nem ruim, mas essa interconexão pode ser.

Como o mundo viu durante a crise de 2008, essas redes são muito instáveis:basta que um dos nós tenha um problema sério para que o problema se propagueautomaticamente por toda a rede, levando consigo a economia mundial como umtodo.

Eles ponderam, contudo, que essa super-entidade pode não ser o resultado de umaconspiração - 147 empresas seria um número grande demais para sustentar umconluio qualquer.

A questão real, colocam eles, é saber se esse núcleo global de poder econômicopode exercer um poder político centralizado intencionalmente.

Eles suspeitam que as empresas podem até competir entre si no mercado, mas agemem conjunto no interesse comum - e um dos maiores interesses seria resistir amudanças na própria rede.

As 50primeiras das 147 empresas transnacionais super conectadas

    Barclays plc
    Capital Group Companies Inc
    FMR Corporation
    AXA
    State Street Corporation
    JP Morgan Chase & Co
    Legal & General Group plc
    Vanguard Group Inc
    UBS AG
    Merrill Lynch & Co Inc
    Wellington Management Co LLP
    Deutsche Bank AG
    Franklin Resources Inc
    Credit Suisse Group
    Walton Enterprises LLC
    Bank of New York Mellon Corp
    Natixis
    Goldman Sachs Group Inc
    T Rowe Price Group Inc
    Legg Mason Inc
    Morgan Stanley
    Mitsubishi UFJ Financial Group Inc
    Northern Trust Corporation
    Société Générale
    Bank of America Corporation
    Lloyds TSB Group plc
    Invesco plc
    Allianz SE 29. TIAA
    Old Mutual Public Limited Company
    Aviva plc
    Schroders plc
    Dodge & Cox
    Lehman Brothers Holdings Inc*
    Sun Life Financial Inc
    Standard Life plc
    CNCE
    Nomura Holdings Inc
    The Depository Trust Company
    Massachusetts Mutual Life Insurance
    ING Groep NV
    Brandes Investment Partners LP
    Unicredito Italiano SPA
    Deposit Insurance Corporation of Japan
    Vereniging Aegon
    BNP Paribas
    Affiliated Managers Group Inc
    Resona Holdings Inc
    Capital Group International Inc
    China Petrochemical Group Company

Bibliografia:

The network of global corporate control
Stefania Vitali, James B. Glattfelder, Stefano Battiston
arXiv
19 Sep 2011




Fonte: http://professorarroyo.blogspot.com/2011/10/147-empresas-controlam-o-nucleo-da.html

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    0 comunidades

    Nenhum(a)

    Empreendimentos Favoritos

    Nenhum(a)