Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog do Arroyo
Tela cheia

A gente não quer só comida... a gente quer Participação Política e Controle Social

18 de Abril de 2011, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 181 vezes

Desemprego tem a menor taxa para o mês demarço desde 2002, diz IBGE


As manchetes festejam o desempenho econômico, mas queremos ir além


População desocupadasomou 1,5 milhão de pessoas.

Rendimento médio real dos ocupados foi de R$ 1.557.

Do G1, em São Paulo e no Rio
A taxa de desemprego nas seis regiõesmetropolitanas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE)ficou estável em março, ao passar de 6,4% em fevereiro para 6,5%, conformeaponta levantamento divulgado nesta terça-feira (19). No entanto, segundo oestudo, a taxa é a menor para o mês de março desde o início da série histórica,em março de 2002. Em relação ao mesmo período do ano passado, a queda foi de1,1 ponto percentual.
saiba mais
A população desocupada somou 1,5 milhão depessoas e não apresentou variação em relação ao mês anterior, conforme informouo IBGE. Já em relação ao mesmo período do ano passado, houve queda de 14%(menos 250 mil pessoas).
A população ocupada chegou a 22,3 milhõese apresentou estabilidade sobre fevereiro. Na comparação anual, foi registradaalta de 2,4% (mais 531 mil ocupados). O número de trabalhadores com carteiraassinada no setor privado foi de 10,7 milhões, ficando estável. Em relação ao mesmoperíodo de 2010, foi verificado crescimento de 7,4% (mais 739 mil postos detrabalho com carteira assinada).
“A taxa de desocupação do primeirotrimestre deste ano (6,3%) é menor do que a taxa registrada em todo o ano de2010 (6,7%). Com isso, a gente pode ver para onde o ano está caminhando”, disseCimar Azeredo, gerente da Coordenação de Trabalho e Rendimentos do IBGE.


Salários
O rendimento médio real dos ocupadosfoi de R$ 1.557, apresentando alta de 0,5% sobre fevereiro e de 3,8% nacomparação com março.
Por região
Na comparação mensal, o desempregoteve variação significativa, segundo o IBGE, somente em Belo Horizonte, que viua taxa passar de 6,3% para 5,3%. Na comparação anual, foram registradas quedasem Belo Horizonte (1,0 ponto percentual), Rio de Janeiro (1,5 pontopercentual), São Paulo (1,3 ponto percentual) e Porto Alegre (0,9 pontopercentual).
Nível de ocupação
O nível da ocupação (proporção depessoas ocupadas em relação às pessoas em idade ativa), estimado em 53,3% nototal das seis regiões, não variou em relação a fevereiro, mas subiu 0,6 pontopercentual sobre o mesmo período do ano passado. Na comparação mensal, todas asregiões tiveram estabilidade nesse indicador. Sobre março de 2010, foiverificada alta em Porto Alegre (1,9 ponto percentual) e em São Paulo (1,0ponto percentual). As outras regiões não tiveram variação significativa,segundo o IBGE.
“A taxa de desocupação no mês de março eno primeiro trimestre deste ano foi a menor já registrada desde o início dapesquisa, em 2003. É um outro recorde registrado neste mês”, disse.


Fonte: http://professorarroyo.blogspot.com/2011/04/gente-nao-quer-so-comida-gente-quer.html

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    0 comunidades

    Nenhum(a)

    Empreendimentos Favoritos

    Nenhum(a)