Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Empreendimento de Economia Solidária

AMECARITÁ Empreendimento de Economia Solidária

Tela cheia

Quem somos

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 107 vezes

O Assentamento Caritá

 

A ocupação da terra aconteceu março de 1999 com o apoio da Madre Gabriela e a Deputada Fátima Nunes, de inicio acampamos perto da BR – 110 no município de Jeremoabo, depois fomos acampar do lado do município de Sitio do quinto, onde permanecemos por três anos. Em 2002 aconteceu a emissão de  posse da terra. 2002 energia água.

 

O surgimento da proposta da Tecelagem

 

Em 2003 através contribuição do SEBRAE recebemos 2 teares e 500 Kg de linhas, iniciamos as atividades com 15 artesãs, passávamos 15 dias para fazer uma peça, as cores não combinavam, a produção sem qualidade.  De inicio como não tínhamos sede cobriu com palha de licurizeira um espaço ao lado da casa de uma de Dona Zélia que também era artesã, mas nossa tentativa foi falha pois não protegia da chuva, depois cobrimos de lona mas o vento passou e arrancou, trabalhamos nessa situação por um ano, então resolvemos arrancar os teares e guarda-los, pois não havia mais esperança passou-se mais ou menos um ano sem funcionar, foi quando o SEBRAE nos comunicou que se não retomássemos o trabalho os teares seriam levados para outra localidade, nos reunimos e resolvemos continuar. reconstruímos nossa barraquinha e começamos a produzir novamente.

Em 2006 através da Irmã Gabriela e a Pastoral Rural recebemos a visita do grupo de Italianos, que se sensibilizaram com a nossa situação e nos presentearam com a construção do galpão da tecelagem, naquele dia a esperança nasceu em nossas vidas. Neste mesmo ano recebendo treinamento do SEBRAE  para elaboração de projetos, que nos apoiou para conseguirmos recurso para aquisição de máquina e equipamentos, fomos beneficiadas pela Projeto Elos a iniciativa é uma parceria da Coelba com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que promoveu a capacitação das artesãs, e com a ONG Movimento João de Barro, que fez a aquisição e gerenciamentodos equipamentos.

Vendemos para a Itália desde 2006 através da Madre Gabriela, 4 vezes por ano de 15 a 20 mil reais

Em 2007 a  COELBA comprou  500 peças de jogo americano para brindes e depois compro mais 2 500, foi nossa primeira grande comercialização. A COELBA já nos fez 4 encomendas.

Em 2008 CHESF fez uma encomenda.

Em 2010 adquirimos  mais 2 teares com recursos próprios.

Em 2012 conseguimos um projeto de ampliação através do INCRA Programa Terra Sol.

Atualmente nosso grupo é formado por 20 mulheres incluindo jovens. O pagamento é efetuado pela produção

Bobiinas doadas pela irmã Gabriela e do projeto Coelba.

O Sebrae apoio para elaboração do preço das peças

Bobinas foi comprada com o Apoio da secretaria da Mulher R$ 8000,00;

Comercio justo – produzimos  sobe encomenda.


Leitor de feed

PG::ConnectionBad: connection is closed: ROLLBACK